Samyutta Nikaya XXII.36

Bhikkhu (dutiya) Sutta

Um Bhikkhu

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Em Savathi. Ento, um certo bhikkhu foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse: Seria bom, venervel senhor, se o Abenoado pudesse me ensinar o Dhamma de forma resumida, de modo que, tendo ouvido o Dhamma do Abenoado, eu possa permanecer s, isolado, diligente, ardente e decidido.

Bhikkhu, qualquer coisa com a qual algum permanea obcecado, [1] com base nisso ele ser medido. Se algum medido com base em algo, ento, com base nisso ele ser avaliado. Qualquer coisa com a qual algum no permanea obcecado, ele no ser medido com base nisso. No sendo medido com base em algo, ento ele no ser avaliado com base nisso.

Eu compreendo, Abenoado! Eu compreendo, Iluminado!

E como, bhikkhu, voc compreende o significado em detalhe do que eu disse de forma resumida?

Se algum permanecer obcecado com a forma, senhor, com base nisso que ele ser medido. Se algum medido com base em algo, ento, com base nisso ele ser avaliado.

Se algum permanecer obcecado com a sensao...

Se algum permanecer obcecado com a percepo...

Se algum permanecer obcecado com as formaes volitivas...

Se algum permanecer obcecado com a conscincia, senhor, com base nisso que ele ser medido. Se algum medido com base em algo, ento, com base nisso ele ser avaliado.[2]

Mas, se algum no permanecer obcecado com a forma, senhor, ele no ser medido com base nisso. No sendo medido com base em algo, ento, ele no ser avaliado com base nisso.

Se algum no permanecer obcecado com a sensao...

Se algum no permanecer obcecado com a percepo...

Se algum no permanecer obcecado com as formaes volitivas...

Se algum no permanecer obcecado com a conscincia, senhor, ele no ser medido com base nisso. No sendo medido com base em algo, ento ele no ser avaliado com base nisso. [3]

Senhor, assim como compreendo o significado em detalhe do que o Abenoado disse de forma resumida.

Muito bem, bhikkhu. bom que seja assim que voc tenha entendido o significado em detalhe do que eu disse de forma resumida.

Se algum permanecer obcecado com a forma, bhikkhu, com base nisso que ele ser medido. Se algum medido com base em algo, ento, com base nisso ele ser avaliado.

Se algum permanecer obcecado com a sensao...

Se algum permanecer obcecado com a percepo...

Se algum permanecer obcecado com as formaes volitivas...

Se algum permanecer obcecado com a conscincia, bhikkhu, com base nisso que ele ser medido. Se algum medido com base em algo, ento, com base nisso ele ser avaliado.

Mas se algum no permanecer obcecado com a forma, bhikkhu, ele no ser medido com base nisso. No sendo medido com base em algo, ento ele no ser avaliado com base nisso.

Se algum no permanecer obcecado com a sensao...

Se algum no permanecer obcecado com a percepo...

Se algum no permanecer obcecado com as formaes volitivas...

Se algum no permanecer obcecado com a conscincia, bhikkhu, ele no ser medido com base nisso. No sendo medido com base em algo, ento ele no ser avaliado com base nisso.

Assim como o significado em detalhe do que eu disse de forma resumida deve ser entendido.

Ento o bhikkhu, satisfeito e contente com as palavras do Abenoado, levantou do seu assento e depois de homenagear o Abenoado, mantendo-o sua direita, partiu. Depois, permanecendo s, isolado, diligente, ardente e decidido, depois de no muito tempo, ele alcanou e permaneceu no objetivo supremo da vida santa pelo qual membros de um cl deixam a vida em famlia pela vida santa, tendo conhecido e realizado por si mesmo no aqui e agora. Ele soube: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado. E assim ele se tornou mais um dos arahants.

 


 

Notas:

[1] As obsesses ou tendncias subjacentes so: o desejo sensual, a averso, as idias, a dvida, a presuno, o desejo de ser/existir, a ignorncia. Veja o AN VII.12. [Retorna]

[2] Veja o SN XXIII.2 [Retorna]

[3] Veja o MN 72 [Retorna]

Nota de Thanissaro Bhikkhu: Algumas pessoas tm dito que os ensinamentos do Buda sobre os agregados constituem uma anlise sobre o que realmente somos; e como os agregados so impermanentes e interdependentes, ns possumos um eu impermanente e interdependente. Este sutta, no entanto, mostra que podemos ser analisados de acordo com os agregados s se sentirmos obsesso ou apego por eles. Se no, no existe como sermos medidos, classificados ou definidos.

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Revisado: 2 Outubro 2004

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