Samyutta Nikaya XXII.3

Haliddakani Sutta

Haliddakani (pathama)

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Assim ouvi. Em certa ocasio, o ven. Mahakaccana estava em Avanti no monte Papata, em Kuraraghara. Ento, o chefe de famlia Haliddakani foi at o ven. Mahakaccana e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse:

Venervel senhor, isto foi dito pelo Abenoado no Sutta Perguntas de Magandiya (do Atthaka Vagga) [1]:

Tendo abandonado a casa, perambulando sem morada,
no vilarejo, o sbio no tem intimidade com ningum.
Livre dos prazeres sensuais, sem preferncias,
ele no se envolve em disputas com as pessoas.

Como deve ser compreendida em detalhe essa breve afirmao do Abenoado?

[Ven. Mahakaccana:] O elemento forma, chefe de famlia, a casa da conscincia. Quando a conscincia est aprisionada pela cobia ao elemento forma, diz-se que ela est vivendo numa casa. O elemento sensao ... percepo ... formaes volitivas a casa da conscincia. Quando a conscincia est aprisionada pela cobia ao elemento formaes volitivas, diz- se que ela est vivendo numa casa.

E como no se vive numa casa? Todos os desejos, paixes, deleites, cobias, apegos, ligaes, idias, preconceitos ou obsesses em relao ao elemento forma: isso foi abandonado pelo Tathagata, cortado pela raiz, feito como com um tronco de palmeira, eliminado de modo que no estar mais sujeito a um futuro surgimento. Por conseguinte, diz-se que o Tathagata no habita uma casa. Todos os desejos, paixes, deleites, cobias, apegos, ligaes, idias, preconceitos ou obsesses em relao ao elemento sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia: isso foi abandonado pelo Tathagata, cortado pela raiz, feito como com um tronco de palmeira, eliminado de modo que no estar mais sujeito a um futuro surgimento. Por conseguinte, diz-se que o Tathagata no habita uma casa.

E como algum perambula sem morada? Aquele que est aprisionado s distraes dos sinais e detalhes da forma, diz-se que ele perambula com uma morada. Aquele que est aprisionado s distraes dos sinais e detalhes dos sons ... dos aromas ... dos sabores ... dos tangveis ... dos objetos mentais, diz-se que ele perambula com uma morada. Assim como algum perambula com uma morada. E como algum perambula sem morada? O Tathagata abandonou a priso da distrao dos sinais e detalhes da forma, cortou-a pela raiz, feito como com um tronco de palmeira, eliminada de modo que no estar mais sujeita a um futuro surgimento. Por conseguinte, diz-se que o Tathagata perambula sem morada. O Tathagata abandonou a priso da distrao dos sinais e detalhes dos sons ... dos aromas ... dos sabores ... dos tangveis ... dos objetos mentais, cortou-os pela raiz, feitos como com um tronco de palmeira, eliminados de modo que no estaro mais sujeitos a um futuro surgimento. Por conseguinte, diz-se que o Tathagata perambula sem morada.

E como algum tem intimidade no vilarejo? o caso em que algum vive enredado com os chefes de famlia. Deliciando-se junto deles, entristecendo-se junto deles, feliz quando eles esto felizes, sentindo dor quando eles sentem dor, ele assume qualquer assunto de negcios deles como se fosse sua tarefa. Assim como algum tem intimidade no vilarejo. E como algum no tem intimidade nos vilarejos? o caso em que o bhikkhu no vive enredado com os chefes de famlia. Ele no se delicia junto deles, no se entristece junto deles, no est feliz quando eles esto felizes, nem sente dor quando eles sentem dor, ele no assume qualquer assunto de negcios deles como se fosse sua tarefa. Assim como algum no tem intimidade nos vilarejos.

E como algum no est livre dos prazeres sensuais? o caso em que algum no est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pelos prazeres sensuais. Assim como algum no est livre dos prazeres sensuais. E como algum est livre dos prazeres sensuais? o caso em que algum est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pelos prazeres sensuais. Assim como algum est livre dos prazeres sensuais.

E como algum tem preferncias? o caso em que algum pensa, Que a forma seja assim no futuro. Que a sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia seja assim no futuro. Assim como algum tem preferncias.

E como algum est livre de preferncias? o caso em que algum no pensa, Que a forma seja assim no futuro. Que a sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia seja assim no futuro. Assim como algum est livre de preferncias.

E como algum se envolve em disputas com pessoas? o caso em que algum fomenta este tipo de debate: Voc entende esta doutrina e disciplina? Eu sou aquele que entende esta doutrina e disciplina. Como poderia voc entender esta doutrina e disciplina? Voc est praticando da forma errada. Eu estou praticando da forma correta. O que deveria ser dito por ltimo voc disse primeiro. O que deveria ser dito primeiro voc disse por ltimo. Eu sou consistente. Voc no . Aquilo que lhe custou tanto tempo para pensar foi refutado. A sua doutrina foi derrubada. Voc est derrotado. V e tente resgatar a sua doutrina, ou liberte-se se puder! Assim como algum se envolve em disputas acaloradas com pessoas.

E como algum no se envolve em disputas com pessoas? o caso em que algum no fomenta este tipo de debate: Voc entende esta doutrina e disciplina? Eu sou aquele que entende esta doutrina e disciplina. Como poderia voc entender esta doutrina e disciplina? Voc est praticando da forma errada. Eu estou praticando da forma correta. O que deveria ser dito por ltimo voc disse primeiro. O que deveria ser dito primeiro voc disse por ltimo. Eu sou consistente. Voc no . Aquilo que lhe custou tanto tempo para pensar foi refutado. A sua doutrina foi derrubada. Voc est derrotado. V e tente resgatar a sua doutrina ou liberte-se se puder! Assim como algum no se envolve em discusses acaloradas com pessoas.

Portanto, chefe de famlia, aquilo que foi dito pelo Abenoado nas Perguntas de Magandiya no Atthaka Vagga:

Tendo abandonado a casa, perambulando sem morada,
no vilarejo, o sbio no tem intimidade com ningum.
Livre dos prazeres sensuais, sem preferncias,
ele no se envolve em disputas com as pessoas.

assim como deve ser compreendida em detalhe essa breve afirmao do Abenoado.

 


 

Notas:

[1] Veja o Snp IV.9. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

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