Samyutta Nikaya XVII.5

Milhaka Sutta

O Besouro de Estrume

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Em Savatthi. Bhikkhus, terrveis so o ganho, a honraria e fama, amargos, vis, obstruem a realizao da insupervel segurana contra o cativeiro. Suponham que houvesse um besouro, que se alimenta de estrume, cheio de estrume, farto de estrume, e na frente dele estivesse um grande amontoado de estrume. Devido a isso ele desprezaria os outros besouros pensando: Eu sou um comedor de estrume, cheio de estrume, saciado de estrume, e na minha frente est um grande amontoado de estrume. Da mesma forma, bhikkhus, um bhikkhu, cuja mente est dominada e obcecada pelo ganho, honraria e fama, se veste ao amanhecer e tomando a tigela e o manto externo, entra no vilarejo ou cidade para esmolar alimentos. L ele comeria o tanto que quisesse, seria convidado para a refeio do dia seguinte e a sua esmola de alimentos seria abundante. Ao regressar ao monastrio, ele se gaba ante um grupo de bhikkhus: Eu comi o tanto que quis, eu fui convidado para a refeio de amanh e a minha comida esmolada abundante. Eu sou aquele que ganha mantos, comida esmolada, moradia e medicamentos, mas aqueles outros bhikkhus que tm pouco mrito e influncia, eles no ganham mantos, comida esmolada, moradia e medicamentos. Assim, porque a mente dele est tomada e obcecada pelo ganho, honraria e fama, ele despreza os outros bhikkhus bem comportados. Isso causar dano e sofrimento para essa pessoa tola, por muito tempo. To terrveis, bhikkhus, so o ganho, a honraria e fama, amargos, vis, obstruem a realizao da insupervel segurana contra o cativeiro. Portanto, bhikkhus, vocs devem praticar da seguinte forma: Ns abandonaremos o ganho, a honraria e fama que j surgiram e no permitiremos que o ganho, a honraria e fama que j surgiram persistam obcecando as nossas mentes. Assim vocs deveriam praticar.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 19 Junho 2014

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