Samyutta Nikaya XVII.30

Bhikkhu Sutta

Um Bhikkhu

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Em Savatthi. Bhikkhus, o ganho, a honraria e fama, eu digo, so um obstculo at mesmo para um bhikkhu que um arahant, aquele com as impurezas destrudas.

Quando isso foi dito, o Venervel Ananda perguntou ao Abenoado: Porque, venervel senhor, o ganho, a honraria e fama so um obstculo at mesmo para um bhikkhu com as impurezas destrudas?

Eu no digo, Ananda, que o ganho, a honraria e fama so um obstculo para a libertao inabalvel da mente dele. Mas eu digo que eles so um obstculo para que ele alcance aquelas permanncias prazerosas nesta mesma vida que so alcanadas por aquele que permanece diligente, ardente e decidido. [1] To terrveis, Ananda, so o ganho, a honraria e fama, amargos, vis, obstruem a realizao da insupervel segurana contra o cativeiro. Portanto, Ananda, voc deve praticar da seguinte forma: Eu abandonarei o ganho, a honraria e fama que j surgiram e no permitirei que o ganho, a honraria e fama que j surgiram persistam obcecando a minha mente. Assim voc deveria praticar.

 


 

Notas:

[1] As permanncias prazerosas nesta mesma vida, (ditthadhammasukhavihara), de acordo com os comentrios, equivale fruio do estado de arahant. Pois quando um arahant recebe algo, ele agradece aqueles que vm visit-lo com um discurso do Dhamma, respondendo a perguntas, etc. e assim ele no tem a oportunidade de meditar e alcanar os estados de fruio. Esse termo no entanto, em geral equivale aos jhanas, a definio dos comentrios parece demasiado limitada. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 19 Junho 2014

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