Samyutta Nikaya XLVII.6

Sakunagghi Sutta

O Falco

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Bhikkhus, certa vez um falco mergulhou subitamente sobre uma codorna e a agarrou. Ento, a codorna, enquanto estava sendo levada pelo falco, lamentou Oh, que m sorte e falta de mrito, eu estar vagueando fora do meu domnio e no campo dos outros! Se eu tivesse permanecido hoje no meu domnio, no meu campo ancestral, esse falco no se igualaria a mim em batalha.

Mas qual o seu domnio? perguntou o falco. Qual o seu campo ancestral?

Um campo recm arado com a terra toda remexida.

Assim o falco, confiando na sua prpria fora, sem alardear a sua prpria fora, soltou a codorna dizendo: V, codorna, mas mesmo estando l voc no me escapar.

Ento, bhikkhus, a codorna, foi at um campo recm-arado, com a terra toda remexida e subindo sobre um torro de terra, ficou zombando do falco: Venha agora e me pegue, seu falco! Venha agora e me pegue, seu falco!

Assim, o falco confiando na sua prpria fora, sem alardear a sua prpria fora, dobrou as asas e subitamente mergulhou em direo codorna. Mas quando a codorna se deu conta, O falco est vindo na minha direo a toda velocidade, ela se escondeu atrs de um torro de terra e ali mesmo o falco esmagou o seu prprio peito.

Isso o que acontece, bhikkhus, com qualquer um que vagueie fora do seu domnio, no campo dos outros.

Portanto, bhikkhus, no vagueiem fora do seu domnio, no campo dos outros. Mara ganhar acesso queles que vagueiam fora do seu domnio, no campo dos outros. Mara ir control-los.

E qual no , para um bhikkhu, o seu domnio mas o campo dos outros? Os cinco elementos do prazer sensual. Quais cinco? As formas percebidas pelo olho que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobia. Sons percebidos pelo ouvido Aromas percebidos pelo nariz Sabores percebidos pela lngua Tangveis percebidos pelo corpo que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostados, conectados com o desejo sensual e que provocam a cobia. Isso, para um bhikkhu, no o seu domnio, mas o campo dos outros.

Movam-se, bhikkhus, dentro do seu domnio, do seu campo ancestral. Mara no ter acesso queles que se movem dentro do seu domnio, do seu campo ancestral, Mara no ir control-los. E qual , para um bhikkhu, o seu domnio, o seu campo ancestral? Os quatro fundamentos da ateno plena. Quais quatro? Aqui, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensaes como sensaes ... a mente como mente ... os objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Isto , para um bhikkhu, o seu domnio, o seu campo ancestral.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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