Samyutta Nikaya XLVII.25

Aatarabrahmana Sutta

Um Certo Brmane

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Assim ouvi. Em certa ocasio, o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. Ento, um certo brmane foi at o Abenoado e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado ele sentou a um lado e disse:

Mestre Gotama, qual a causa e razo porque o verdadeiro Dhamma no perdura depois que um Tathagata tenha realizado o parinibbana? E qual a causa e razo porque o verdadeiro Dhamma perdura depois que um Tathagata tenha realizado o parinibbana?

Brmane, porque esses quatro fundamentos da ateno plena no so desenvolvidos e cultivados que o verdadeiro Dhamma no perdura depois que um Tathagata tenha realizado o parinibbana. E porque esses quatro fundamentos da ateno plena so desenvolvidos e cultivados que o verdadeiro Dhamma perdura depois que um Tathagata tenha realizado o parinibbana. Quais quatro? Neste caso, amigo, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensaes como sensaes ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo.

Quando isso foi dito, aquele brmane disse para o Abenoado: Magnfico, Mestre Gotama! Magnfico, Mestre Gotama! Mestre Gotama esclareceu o Dhamma de vrias formas, como se tivesse colocado em p o que estava de cabea para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para algum que estivesse perdido ou segurasse uma lmpada no escuro para aqueles que possuem viso pudessem ver as formas. Ns buscamos refgio no Mestre Gotama, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que o Mestre Gotama me aceite como o discpulo leigo que buscou refgio para o resto da vida.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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