Samyutta Nikaya XLVII.12

Nalanda Sutta

Nalanda

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Em certa ocasio o Abenoado estava em Nalanda no mangueiral de Pavarika. Ento, o Venervel Sariputta foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse:

Venervel senhor, eu tenho tamanha confiana no Abenoado que acredito que no existe ou nunca existir no presente um outro contemplativo ou brmane com mais conhecimento do que o Abenoado com respeito iluminao.

Sublime de fato essa sua afirmao bramada, Sariputta, voc rugiu o definitivo e categrico rugido do leo: [1] Venervel senhor, eu tenho tamanha confiana no Abenoado que acredito que no existe ou nunca existir no presente um outro contemplativo ou brmane com mais conhecimento do que o Abenoado com respeito iluminao. Voc agora, Sariputta, compreendeu com a sua mente as mentes de todos os Arahants, os Perfeitamente Iluminados, que surgiram no passado e assim compreendeu: Esses Abenoados tinham tal virtude ou tais qualidades, ou tal sabedoria, ou tal permanncia, ou tal libertao?

No, venervel senhor.

Ento, Sariputta, voc compreendeu com a sua mente as mentes de todos os Arahants, os Perfeitamente Iluminados, que surgiro no futuro e assim compreendeu: Esses Abenoados tero tal virtude ou tais qualidades, ou tal sabedoria, ou tal permanncia, ou tal libertao?

No, venervel senhor.

Ento, Sariputta, voc compreendeu com a sua mente a minha prpria mente eu sendo no momento o Arahant, o Perfeitamente Iluminado - e assim compreendeu: O Abenoado tem tal virtude ou tais qualidades, ou tal sabedoria, ou tal permanncia, ou tal libertao?

No, venervel senhor.

Sariputta, se voc no tem o conhecimento compreendendo as mentes dos Arahants, os Perfeitamente Iluminados do passado, do futuro e do presente, porque voc faz essa sublime afirmao bramada e ruge o definitivo e categrico rugido do leo: Venervel senhor, eu tenho tamanha confiana no Abenoado que acredito que no existe ou nunca existir no presente um outro contemplativo ou brmane com mais conhecimento do que o Abenoado com respeito iluminao.?

Eu no tenho, venervel senhor o conhecimento compreendendo as mentes dos Arahants, os Perfeitamente Iluminados do passado, do futuro e do presente, mas ainda assim compreendi isso atravs da inferncia do Dhamma. Suponha, venervel senhor, que um rei tivesse uma cidade fronteiria com slidas muralhas, protees e abbadas e com um nico porto. O guardio ali postado seria sbio, competente e inteligente; algum que no permite a entrada de desconhecidos e admite que entrem os conhecidos. Enquanto ele patrulha seguindo o caminho que circunda a cidade ele no v uma fissura ou abertura nas muralhas grande o suficiente mesmo para permitir que um gato passe. Ele poderia pensar: Quaisquer criaturas com bom tamanho que entrem ou saiam desta cidade, todas entram e saem atravs deste porto.

Do mesmo modo, venervel senhor, eu compreendi isso atravs da inferncia do Dhamma: Todos os Arahants, Perfeitamente Iluminados, que surgiram no passado, todos esses Abenoados primeiro abandonaram esses cinco obstculos, corrupes da mente e enfraquecedores da sabedoria; e depois, com as suas mentes bem estabelecidas nos quatro fundamentos da ateno plena, eles desenvolveram corretamente os sete fatores da iluminao; e dessa forma eles despertaram para a insupervel perfeita iluminao. E, venervel senhor, todos os Arahants, Perfeitamente Iluminados, que iro surgir no futuro, todos esses Abenoados primeiro iro abandonar esses cinco obstculos, corrupes da mente e enfraquecedores da sabedoria; e depois, com as suas mentes bem estabelecidas nos quatro fundamentos da ateno plena, eles iro desenvolver corretamente os sete fatores da iluminao; e dessa forma eles iro despertar para a insupervel perfeita iluminao. E, venervel senhor, o Abenoado, que no presente o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, primeiro abandonou esses cinco obstculos, corrupes da mente e enfraquecedores da sabedoria; e depois, com a sua mente bem estabelecida nos quatro fundamentos da ateno plena, desenvolveu corretamente os sete fatores da iluminao; e dessa forma despertou para a insupervel perfeita iluminao."

Muito bem, Sariputta! Portanto, Sariputta, voc deve repetir com freqncia esta explicao do Dhamma para os bhikkhus e bhikkhunis, para os discpulos leigos homens e mulheres. Muito embora algumas pessoas tolas tenham dvidas ou incertezas em relao ao Tathagata, ao ouvirem esta explicao do Dhamma, a dvida e a incerteza delas em relao ao Tathagata sero abandonadas.

 


 

Notas:

[1] Uma afirmao bramada, (asabhi vaca): como o bramir do touro principal, destemido, sem vacilar. Definitivo e categrico, (ekamso gahito): no assim chamado em conformidade com a tradio oral, etc., mas como resultado da penetrao atravs do conhecimento pessoal e da ser definitivo e categrico. Significa que a afirmao uma concluso definitiva. Este sutta tambm faz parte do DN 16.1.16. [Retorna]

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Revisado: 8 Dezembro 2015

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