Samyutta Nikaya XLVI.54

Mettasahagata Sutta

Acompanhado pelo Amor Bondade

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Em certa ocasio, o Abenoado estava entre os Koliyas numa cidade denominada Haliddavasana. Ento, ao amanhecer, vrios bhikkhus se vestiram e tomando as suas tigelas e os mantos externos foram para Haliddavasana para esmolar alimentos. Ento, eles pensaram: Ainda muito cedo para esmolar alimentos em Haliddavasana. E se ns fossemos at o parque dos errantes de outras seitas, e assim eles foram at o parque dos errantes de outras seitas e ao chegar os cumprimentaram. Quando a conversa amigvel e corts havia terminado, eles sentaram a um lado. Os errantes lhes disseram:

Amigos, o contemplativo Gotama ensina o Dhamma aos seus discpulos deste modo: Venham, bhikkhus, abandonem os cinco obstculos, as corrupes da mente que enfraquecem a sabedoria e permaneam permeando o primeiro quadrante com a mente imbuda de amor bondade, do mesmo modo o segundo, do mesmo modo o terceiro, do mesmo modo o quarto; assim acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmos, permaneam permeando o mundo todo com a mente imbuda de amor bondade, abundante, transcendente, imensurvel, sem hostilidade e sem m vontade. Permaneam permeando o primeiro quadrante com a mente imbuda de compaixo, do mesmo modo o segundo, do mesmo modo o terceiro, do mesmo modo o quarto; assim acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmos, permaneam permeando o mundo todo com a mente imbuda de compaixo, abundante, transcendente, imensurvel, sem hostilidade e sem m vontade. Permaneam permeando o primeiro quadrante com a mente imbuda de alegria altrusta, do mesmo modo o segundo, do mesmo modo o terceiro, do mesmo modo o quarto; assim acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmos, permaneam permeando o mundo todo com a mente imbuda de alegria altrusta, abundante, transcendente, imensurvel, sem hostilidade e sem m vontade. Permaneam permeando o primeiro quadrante com a mente imbuda de equanimidade, do mesmo modo o segundo, do mesmo modo o terceiro, do mesmo modo o quarto; assim acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmos, permaneam permeando o mundo todo com a mente imbuda de equanimidade, abundante, transcendente, imensurvel, sem hostilidade e sem m vontade.

Ns tambm, amigos, ensinamos aos nossos discpulos desta maneira: Venham, amigos, abandonem os cinco obstculos ... (igual acima) ... permaneam permeando o mundo todo com a mente imbuda de amor bondade ... compaixo ... alegria altrusta ... equanimidade ... sem m vontade. Qual ento a distino, amigos, qual a variao, qual a diferena entre o ensinamento do Dhamma do contemplativo Gotama e o nosso, entre as instrues dele e as nossas?

Ento, aqueles bhikkhus nem aprovaram nem desaprovaram as palavras dos errantes. Sem dizer isto ou aquilo eles se levantaram dos seus assentos e foram embora, pensando: Devemos entender o significado dessas palavras na presena do Abenoado.

Depois de terem esmolado alimentos em Haliddavasana e retornado, aps a refeio eles foram at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentaram a um lado e relataram o que havia ocorrido. [O Abenoado disse:]

Bhikkhus, os errantes de outras seitas que assim falam devem ser questionados da seguinte forma: Amigos, como desenvolvida a libertao da mente atravs do amor bondade? Qual o seu destino, o seu clmax, o seu fruto, o seu objetivo ltimo? Como desenvolvida a libertao da mente atravs da compaixo? Qual o seu destino, o seu clmax, o seu fruto, o seu objetivo ltimo? Como desenvolvida a libertao da mente atravs da alegria altrusta? Qual o seu destino, o seu clmax, o seu fruto, o seu objetivo ltimo? Como desenvolvida a libertao da mente atravs da equanimidade? Qual o seu destino, o seu clmax, o seu fruto, o seu objetivo ltimo? Sendo questionados dessa forma, os errantes de outras seitas fracassaro na exposio desse assunto, e mais ainda, eles se metero em dificuldades. Por que isso? Porque no o territrio deles. Bhikkhus, eu no vejo ningum no mundo com os seus devas, Maras e Brahmas, esta populao com os seus contemplativos e brmanes, seus prncipes e povo, que pudesse satisfazer a mente com uma resposta a essas questes, exceto o Tathagata ou os seus discpulos, ou algum que tenha aprendido com eles.

E como, bhikkhus, desenvolvida a libertao da mente atravs do amor bondade? Qual o seu destino, o seu clmax, o seu fruto, o seu objetivo ltimo? Nesse caso, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve o fator da iluminao da ateno plena acompanhado pelo amor bondade ... ele desenvolve o fator da iluminao da equanimidade acompanhado pelo amor bondade, que tem como base o afastamento, desapego e cessao, que amadurece no abandono. [1] Se ele desejar: Que eu permanea percebendo o repulsivo no no repulsivo, ele permanece percebendo o repulsivo naquilo. Se ele desejar: Que eu permanea percebendo o no repulsivo no repulsivo, ele permanece percebendo o no repulsivo naquilo. Se ele desejar: Que eu permanea percebendo o repulsivo no no repulsivo e no repulsivo, ele permanece percebendo o repulsivo naquilo. Se ele desejar: Que eu permanea percebendo o no repulsivo no repulsivo e no no repulsivo, ele permanece percebendo o no repulsivo naquilo. Se ele desejar: Evitando ambos, o no repulsivo e o repulsivo, que eu permanea equnime, com ateno plena e plena conscincia, ento, ele permanece assim equnime, com ateno plena e plena conscincia. [2] Ou ento, ele entra e permanece na libertao do belo. Bhikkhus, a libertao da mente atravs do amor bondade tem o belo como seu clmax, eu digo, para um bhikkhu sbio, aqui, que no tenha penetrado uma libertao superior.

E como, bhikkhus, desenvolvida a libertao da mente atravs da compaixo? Qual o seu destino, o seu clmax, o seu fruto, o seu objetivo ltimo? Nesse caso, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve o fator da iluminao da ateno plena acompanhado pela compaixo ... ele desenvolve o fator da iluminao da equanimidade acompanhado pela compaixo que tem como base o isolamento, desapego e cessao, que amadurece na libertao. Se ele desejar: Que eu permanea percebendo o repulsivo no no repulsivo, ele permanece percebendo o repulsivo naquilo ... Se ele desejar: Evitando ambos, o no repulsivo e o repulsivo, que eu permanea equnime, com ateno plena e plena conscincia, ento, ele permanece assim equnime, com ateno plena e plena conscincia. Ou ento, com a completa superao das percepes da forma, com o desaparecimento das percepes do contato sensorial, sem dar ateno s percepes da diversidade, consciente de que o espao infinito ele entra e permanece na base do espao infinito. Bhikkhus, a libertao da mente atravs da compaixo tem a base do espao infinito como seu clmax, eu digo, para um bhikkhu sbio, aqui, que no tenha penetrado uma libertao superior.

E como, bhikkhus, desenvolvida a libertao da mente atravs da alegria altrusta? Qual o seu destino, o seu clmax, o seu fruto, o seu objetivo ltimo? Nesse caso, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve o fator da iluminao da ateno plena acompanhado pela alegria altrusta ... ele desenvolve o fator da iluminao da equanimidade acompanhado pela alegria altrusta, que tem como base o isolamento, desapego e cessao, que amadurece na libertao. Se ele desejar: Que eu permanea percebendo o repulsivo no no repulsivo, ele permanece percebendo o repulsivo naquilo ... Se ele desejar: Evitando ambos, o no repulsivo e o repulsivo, que eu permanea equnime, com ateno plena e plena conscincia, ento, ele permanece assim equnime, com ateno plena e plena conscincia. Ou ento, com a completa superao da base do espao infinito, consciente de que a conscincia infinita, ele entra e permanece na base da conscincia infinita. Bhikkhus, a libertao da mente atravs da alegria altrusta tem a base da conscincia infinita como seu clmax, eu digo, para um bhikkhu sbio, aqui, que no tenha penetrado uma libertao superior.

E como, bhikkhus, desenvolvida a libertao da mente atravs da equanimidade? Qual o seu destino, o seu clmax, o seu fruto, o seu objetivo ltimo? Nesse caso, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve o fator da iluminao da ateno plena acompanhado pela equanimidade ... ele desenvolve o fator da iluminao da equanimidade acompanhado pela equanimidade, que tem como base o isolamento, desapego e cessao, que amadurece na libertao. Se ele desejar: Que eu permanea percebendo o repulsivo no no repulsivo, ele permanece percebendo o repulsivo naquilo ... Se ele desejar: Evitando ambos, o no repulsivo e o repulsivo, que eu permanea equnime, com ateno plena e plena conscincia, ento, ele permanece assim equnime, com ateno plena e plena conscincia. Ou ento, com a completa superao da base da conscincia infinita, consciente de que no h nada, ele entra e permanece na base do nada. Bhikkhus, a libertao da mente atravs da equanimidade tem a base do nada como seu clmax, eu digo, para um bhikkhu sbio, aqui, que no tenha penetrado uma libertao superior.

 


 

Notas:

[1] Esta combinao dos fatores da iluminao com os brahmaviharas incomum. Por si s os brahmaviharas conduzem ao renascimento nos mundos de Brahma e no a Nibbana. No entanto, quando eles so integrados na estrutura do caminho Budista, podem ser usados para gerar a concentrao que ir servir como base para o insight e que por seu turno resultar na iluminao. [Retorna]

[2] (i) Para perceber o repulsivo no no repulsivo ele permeia um objeto no repulsivo, (por ex. uma pessoa atraente), com a percepo dos muitos tipos de impurezas no corpo ou o trata como impermanente; (ii) para perceber o no repulsivo no repulsivo ele permeia um objeto repulsivo, (ex. uma pessoa enraivecida), com amor bondade ou o trata como elementos; (iii) e (iv) simplesmente estende os dois primeiros modos de percepo a ambos os tipos de objeto conjuntamente; (v) auto-explicativo. [Retorna]

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Revisado: 16 Abril 2005

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