Samyutta Nikaya XII.60

Nidana Sutta

Origem Dependente

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Certa ocasio o Abenoado estava entre os Kurus em uma cidade denominada Kammasadhamma, ento o Venervel Ananda foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse:

maravilhoso e admirvel, venervel senhor, que essa origem dependente seja to profunda e difcil de ser vista, no entanto para mim ela parece to simples, clara como a luz do dia.

No diga isso, Ananda! No diga isso, Ananda! Esta origem dependente um ensinamento profundo, difcil de ser visto. por no entender, no compreender e no penetrar de forma completa este ensinamento que os seres ficam confusos como um novelo embaraado, como uma corda embolada cheia de ns, como juncos enredados, e no conseguem escapar da transmigrao, dos planos de misria, dos destinos ruins, dos mundos inferiores.

"Ananda, quando algum permanece contemplando a gratificao nas coisas que podem ser apegadas, o desejo aumenta. Com o desejo como condio, o apego surge; com o apego como condio, o ser/existir surge; com o ser/existir como condio, o nascimento surge; com o nascimento como condio, o envelhecimento e morte, lamentao, dor, angstia e desespero surgem. Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

"Suponha, Ananda, que houvesse uma grande rvore e todas as suas razes espalhadas pela terra enviassem a seiva para cima. Sustentada por essa seiva, alimentada por ela, essa grande rvore se manteria em p por muito tempo. Do mesmo modo, quando algum permanece contemplando a gratificao nas coisas que podem ser apegadas, o desejo aumenta ... Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

"Ananda, quando algum permanece contemplando o perigo nas coisas que podem ser apegadas, o desejo cessa. Com a cessao do desejo, o apego cessa; com a cessao do apego, o ser/existir cessa; com a cessao do ser/existir, o nascimento cessa; com a cessao do nascimento, o envelhecimento e morte, lamentao, dor, angstia e desespero cessam. Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento.

"Suponha, Ananda, que houvesse uma grande rvore. Ento um homem viesse trazendo uma p e um cesto. Ele cortaria a rvore pela raiz, cavaria e arrancaria todas as razes, at mesmo as mais delgadas. Ele cortaria a rvore em pedaos, partiria os pedaos em pedaos menores e os reduziria a lascas. Depois ele secaria as lascas ao vento e ao sol, queimaria essas lascas no fogo e recolheria as cinzas. Tendo feito isso, ele deixaria as cinzas serem levadas pelo vento ou as jogaria na correnteza de um rio. Assim, aquela grande rvore teria sido cortada pela raiz, feita como um tronco de palmeira, eliminada de tal forma que no estar mais sujeita a um a um futuro surgimento. Do mesmo modo, quando algum permanece contemplando o perigo nas coisas que podem ser apegadas, o desejo cessa ... Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento."

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 27 Julho 2013

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