Samyutta Nikaya XII.59

Viana Sutta

Conscincia

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Em Savatthi. Bhikkhus, quando algum permanece contemplando a gratificao nas coisas que agrilhoam, h o estabelecimento da conscincia.[1] Com a conscincia como condio, a mentalidade-materialidade (nome e forma) [surge]. Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases dos sentidos. Das seis bases dos sentidos como condio, o contato. Do contato como condio, a sensao. Da sensao como condio, o desejo. Do desejo como condio, o apego. Do apego como condio, o ser/existir. Do ser/existir como condio, o nascimento. Do nascimento como condio, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero surgem. Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

Suponham, bhikkhus, que houvesse uma grande rvore e todas as suas razes espalhadas pela terra enviassem a seiva para cima. Sustentada por essa seiva, alimentada por ela, essa grande rvore se manteria em p por muito tempo. Da mesma forma, quando algum permanece contemplando a gratificao nas coisas que agrilhoam, h o estabelecimento da conscincia ... Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

Quando, bhikkhus, algum permanece contemplando o perigo nas coisas que agrilhoam, no h o estabelecimento da conscincia. Da cessao da conscincia, cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma), cessam as seis bases dos sentidos. Da cessao das seis bases dos sentidos, cessa o contato. Da cessao do contato, cessa a sensao. Da cessao da sensao, cessa o desejo. Da cessao do desejo, cessa o apego. Da cessao do apego, cessa o ser/existir. Da cessao do ser/existir, cessa o nascimento. Da cessao do nascimento, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero, tudo cessa. Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento.

Suponham, bhikkhus, que houvesse uma grande rvore. Ento um homem viesse trazendo uma p e um cesto. Ele cortaria a rvore pela raiz, cavaria e arrancaria todas as razes, at mesmo as mais delgadas. Ele cortaria a rvore em pedaos, partiria os pedaos em pedaos menores e os reduziria a lascas. Depois ele secaria as lascas ao vento e ao sol, queimaria essas lascas no fogo e recolheria as cinzas. Tendo feito isso, ele deixaria as cinzas serem levadas pelo vento ou as jogaria na correnteza de um rio. Assim, aquela grande rvore teria sido cortada pela raiz, feita como um tronco de palmeira, eliminada de tal forma que no estar mais sujeita a um a um futuro surgimento.

Da mesma forma, bhikkhus, quando algum permanece contemplando o perigo nas coisas que agrilhoam, no h o estabelecimento da conscincia ... Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento.

 


 

Notas:

[1] No DN 15.21 mencionado que se a conscincia no se estabelecer no ventre da me, a mentalidade-materialidade (nome e forma) no ser formada. [Retorna]

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Revisado: 4 Setembro 2004

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