Samyutta Nikaya XII.58

Namarupa Sutta

Mentalidade-materialidade (nome e forma)

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Em Savatthi. "Bhikkhus, quando algum permanece contemplando a gratificao nas coisas que agrilhoam, a mentalidade-materialidade (nome e forma) estabelecida. [1] Com a mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases dos sentidos surgem ... Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

"Suponham, bhikkhus, que houvesse uma grande rvore e todas as suas razes espalhadas pela terra enviassem a seiva para cima. Sustentada por essa seiva, alimentada por ela, essa grande rvore se manteria em p por muito tempo. Do mesmo modo, quando algum permanece contemplando a gratificao nas coisas que agrilhoam, a mentalidade-materialidade (nome e forma) estabelecida. Com a mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases dos sentidos surgem ... Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

"Bhikkhus, quando algum permanece contemplando o perigo nas coisas que agrilhoam, a mentalidade-materialidade (nome e forma) no estabelecida. Com a cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma), as seis bases dos sentidos cessam; com a cessao das seis bases dos sentidos ... Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento.

"Suponham, bhikkhus, que houvesse uma grande rvore. Ento um homem viesse trazendo uma p e um cesto. Ele cortaria a rvore pela raiz, cavaria e arrancaria todas as razes, at mesmo as mais delgadas. Ele cortaria a rvore em pedaos, partiria os pedaos em pedaos menores e os reduziria a lascas. Depois ele secaria as lascas ao vento e ao sol, queimaria essas lascas no fogo e recolheria as cinzas. Tendo feito isso, ele deixaria as cinzas serem levadas pelo vento ou as jogaria na correnteza de um rio. Assim, aquela grande rvore teria sido cortada pela raiz, feita como um tronco de palmeira, eliminada de tal forma que no estar mais sujeita a um a um futuro surgimento. Do mesmo modo, quando algum permanece contemplando o perigo nas coisas que agrilhoam, a mentalidade-materialidade (nome e forma) no estabelecida. Com a cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma), as seis bases dos sentidos cessam; com a cessao das seis bases dos sentidos ... Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento."

 


Notas:

[1] Os comentrios no oferecem detalhes sobre este enunciado mas possvel deduzir que o desejo que d suporte "contemplao da gratificao nas coisas que agrilhoam" a causa principal que sustenta o processo de renascimento, que tem incio com o estabelecimento da mentalidade-materialidade (nome e forma). [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 27 Julho 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.