Samyutta Nikaya XII.49

Ariyasavaka (pathama) Sutta

O Nobre Discpulo

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Em Savatthi. Bhikkhus, um nobre discpulo bem instrudo no pensa: Quando existe o qu, o qu vem a ser? Com o surgimento do qu, o qu surge? Quando existe o qu, as formaes volitivas vm a ser? Quando existe o qu, a conscincia vem a ser? Quando existe o qu, a mentalidade-materialidade (nome e forma) vem a ser? ... Quando existe o qu, o envelhecimento e morte vm a ser?

Ao invs disso, bhikkhus, o nobre discpulo bem instrudo tem conhecimento disso que independente dos outros: Quando existe isso, aquilo existe; com o surgimento disso, aquilo surge. Quando h ignorncia, as formaes volitivas surgem. Quando h formaes volitivas, a conscincia surge. Quando h conscincia, a mentalidade-materialidade (nome e forma) surge. Quando h nascimento, o envelhecimento e morte surgem. Ele compreende assim : Desse modo o mundo tem origem.

Bhikkhus, um nobre discpulo bem instrudo no pensa: Quando no existe o qu, o qu no vem a ser? Com a cessao do qu, o qu cessa? Quando no existe o qu, as formaes volitivas no vm a ser? Quando no existe o qu, a conscincia no vem a ser? Quando no existe o qu, a mentalidade-materialidade (nome e forma) no vem a ser? ... Quando no existe o qu, o envelhecimento e morte no vm a ser?

Ao invs disso, bhikkhus, o nobre discpulo bem instrudo tem conhecimento disso que independente dos outros: Quando no existe isso, aquilo no existe; com a cessao disso, aquilo cessa. Quando no h ignorncia, as formaes volitivas no surgem. Quando no h formaes volitivas, a conscincia no surge. Quando no h conscincia, a mentalidade-materialidade (nome e forma) no surge. Quando no h nascimento, o envelhecimento e morte no surgem. Ele compreende assim : Desse modo o mundo cessa.

Bhikkhus, quando um nobre discpulo assim compreende como na verdade a origem e a cessao do mundo, ele chamado um nobre discpulo com o entendimento perfeito, com a viso perfeita; ele realizou o verdadeiro Dhamma, ele v esse verdadeiro Dhamma, ele possui o conhecimento de um treinando, que entrou na correnteza do Dhamma, um nobre com a sabedoria penetrante que est s portas do Imortal.

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 6 Abril 2013

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