Samyutta Nikaya IV.25

Maradhitu Sutta

As Filhas de Mara

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Ento, Mara, o Senhor do Mal, tendo dito aqueles versos de desapontamento na presena do Abenoado, saiu daquele lugar e sentou no cho com as pernas cruzadas, no muito distante do Abenoado, silencioso, desanimado, com os ombros cados, abatido, chocado, incapaz de dizer uma palavra, raspando o cho com uma vara. [1]

Ento, as filhas de Mara - Tanha, Arati e Raga - foram at Mara, o Senhor do Mal, e se dirigiram a ele em versos: [2]

Porque voc est deprimido, pai?
Quem o homem pelo qual voc sofre?
Ns o agarraremos com a armadilha da cobia
tal como se agarra um elefante da floresta.
Ns o ataremos com firmeza e o traremos de volta,
e ele estar sob o seu controle. [3]

[Mara:]

O Arahant, o Abenoado no mundo,
no atrado facilmente atravs da cobia.
Ele foi alm do reino de Mara:
por isso sofro to amargamente.

Ento, as filhas de Mara - Tanha, Arati e Raga - foram at o Abenoado e disseram: Ns o servimos aos seus ps, contemplativo. Mas o Abenoado no lhes deu ateno, visto que ele estava libertado na insupervel extino das aquisies.[4]

Ento, as filhas de Mara - Tanha, Arati e Raga foram para um lado para se aconselharem: Os gostos dos homens so variados. E se cada uma de ns nos manifestssemos sob a forma de cem virgens. Ento as filhas de Mara, cada uma se manifestando sob a forma de cem virgens, foram at o Abenoado e disseram: Ns o servimos aos seus ps, contemplativo. Mas o Abenoado no lhes deu ateno, visto que ele estava libertado na insupervel extino das aquisies.

Ento, as filhas de Mara foram para um lado para novamente se aconselharem: Os gostos dos homens so variados. E se cada uma de ns nos manifestssemos sob a forma de cem mulheres que nunca deram luz. Ento as filhas de Mara, cada uma se manifestando sob a forma de cem mulheres que nunca deram luz ... sob a forma de cem mulheres que deram luz uma vez ... sob a forma de cem mulheres que deram luz duas vezes ... sob a forma de cem mulheres maduras .... sob a forma de cem mulheres velhas, foram at o Abenoado e disseram: Ns o servimos aos seus ps, contemplativo. Mas o Abenoado no lhes deu ateno, visto que ele estava libertado na insupervel extino das aquisies.

Ento, as filhas de Mara - Tanha, Arati e Raga foram para um lado e disseram: Aquilo que o nosso pai nos disse verdade:

O Arahant, o Abenoado no mundo,...
por isso sofro to amargamente.

Se, com tais tticas, tivssemos assaltado qualquer contemplativo ou brmane que no estivesse desprovido de cobia, ou o corao dele teria explodido, ou ele teria vomitado sangue quente pela boca, ou teria ficado maluco ou mentalmente perturbado; ou ento, ele teria secado e murchado e teria ficado todo enrugado, tal qual um capim verde que, quando cortado, seca e murcha e fica todo enrugado.

Ento, as filhas de Mara - Tanha, Arati e Raga - foram at o Abenoado e ficaram em p a um lado e se dirigiram ao Abenoado em versos:

por estar afundado na tristeza
que voc medita na floresta?
Porque voc perdeu riqueza ou por ela anseia,
ou cometeu algum crime no vilarejo?
Porque voc no faz amizade com as pessoas?
Porque voc no cria laos ntimos?

[O Abenoado:]

Tendo conquistado a legio do prazeroso e do agradvel,
meditando s, eu descobri a bem-aventurana,
a realizao do objetivo, a paz no corao.
Portanto, eu no fao amizades com as pessoas,
nem crio laos ntimos.

Ento, a filha de Mara, Arati, se dirigiu ao Abenoado em versos:

Como que aqui um bhikkhu permanece frequentemente,
de modo que, cruzadas as cinco torrentes, ele tenha aqui cruzado a sexta?
Como ele medita de modo que as percepes sensuais
sejam mantidas distncia e deixem de aprision-lo?[5]

[O Abenoado:]

Com o corpo tranqilo e com a mente bem libertada,
no gerando, com ateno plena, na vida santa,
conhecendo o Dhamma, meditando livre de pensamentos,
ele no irrompe ou deriva, ou enrijece. [6]

Quando aqui um bhikkhu assim permanece frequentemente,
tendo cruzado as cinco torrentes, ele aqui cruza a sexta.
Quando ele assim medita, as percepes sensuais
so mantidas distncia e deixam de aprision-lo.

Ento, a filha de Mara, Raga, se dirigiu ao Abenoado em versos:

Ele decepou o desejo, com o seu grupo e ordem;
com certeza muitos outros seres iro cruzar.
Ai de mim, esse contemplativo ir arrebatar muitas pessoas
e conduz-las para alm do Rei da Morte.

[O Abenoado:]

Deveras os Tathagatas, os grandes heris,
lideram por meio do verdadeiro Dhamma.
Quando eles lideram por meio do Dhamma,
que inveja pode haver naqueles que compreendem?

Ento, as filhas de Mara - Tanha, Arati e Raga - foram at Mara, o Senhor do Mal. Mara as viu vindo distncia e se dirigiu a elas em versos:

Tolas! Vocs tentaram bater numa montanha
com talos de flores de ltus,
cavar uma montanha com as suas unhas,
mastigar ferro com os seus dentes.

Como se, tendo levantado uma pedra com a cabea,
vocs buscassem por um apoio no abismo;
como se golpeassem um toco com o peito,
vocs, desapontadas, deixaram Gotama.

Elas vieram at ele com a beleza deslumbrante - Tanha, Arati e Raga - mas o Mestre as varreu ali mesmo, tal qual o vento varre um tufo de algodo cado.

 


 

Notas:

[1] Os versos de desapontamento se referem ao encontro de Mara com o Buda no sutta anterior. [Retorna]

[2] Os seus nomes significam Desejo, Descontentamento e Cobia. Elas viram o pai deprimido e se aproximaram para descobrir qual a razo. [Retorna]

[3] A explicao do comentrio: Um elefante capturado e conduzido para fora da floresta usando uma fmea como isca. [Retorna]

[4] O significado queremos estar sob o seu controle como escravas. bvio que essa uma insinuao de carter sexual. [Retorna]

[5] Cinco torrentes: atravessou as torrentes das impurezas nas cinco portas dos sentidos. A sexta: a mente. Ou como alternativa, as cinco torrentes so os cinco primeiros grilhes e a sexta os outros cinco grilhes. [Retorna]

[6] Corpo tranqilo: a tranqilizao da respirao no quarto jhana. Mente bem libertada: com o fruto do estado de arahant. No gerando: no gerando os trs tipos de formaes volitivas (veja o SN XII.51). Meditando livre de pensamentos: no quarto jhana. Ele no irrompe ou deriva, ou enrijece: no irrompe devido raiva, no deriva devido cobia e no enrijece devido deluso. [Retorna]

 

 

Revisado: 5 Fevereiro 2005

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