Majjhima Nikaya 46

Mahadhammasamadana Sutta

O Grande Discurso de Como Fazer as Coisas

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1. Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. L ele se dirigiu aos monges desta forma: Bhikkhus Venervel Senhor, eles responderam. O Abenoado disse o seguinte:

2. Bhikkhus, a maioria dos seres possui este anseio, desejo e aspirao: Se apenas as coisas no desejadas, no cobiadas, desagradveis diminussem e aquelas desejadas, cobiadas e agradveis aumentassem! No entanto, embora os seres tenham esse anseio, desejo e aspirao, as coisas no desejadas, no cobiadas, desagradveis aumentam para eles e as coisas desejadas, cobiadas e agradveis diminuem para eles. Agora, bhikkhus, qual vocs pensam ser a razo disso?

Venervel senhor, os nossos ensinamentos tm o Abenoado como origem, como guia e como refgio. Seria bom se o Abenoado pudesse explicar o significado dessas palavras. Tendo ouvido do Abenoado, os bhikkhus o recordaro.

Ento, bhikkhus, ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

3. Aqui, bhikkhus, uma pessoa comum sem instruo que no respeita os nobres, que no proficiente nem treinada no Dhamma deles, que no respeita os homens verdadeiros, que no proficiente nem treinada no Dhamma deles, no sabe quais coisas devem ser cultivadas e quais coisas no devem ser cultivadas, ela no sabe quais coisas devem ser desenvolvidas e quais coisas no devem ser desenvolvidas. No sabendo isso, ela cultiva as coisas que no devem ser cultivadas e no cultiva as coisas que devem ser cultivadas, ela desenvolve as coisas que no devem ser desenvolvidas e no desenvolve as coisas que devem ser desenvolvidas. [1] porque ela faz isso que as coisas no desejadas, no cobiadas, desagradveis aumentam para ela e as coisas desejadas, cobiadas e agradveis diminuem para ela. Por que isso? Isso o que acontece com aquele que no v.

4. O nobre discpulo bem instrudo, que respeita os nobres, que proficiente e treinado no Dhamma deles, que respeita os homens verdadeiros, que proficiente e treinado no Dhamma deles, sabe quais coisas devem ser cultivadas e quais coisas no devem ser cultivadas, ele sabe quais coisas devem ser desenvolvidas e quais coisas no devem ser desenvolvidas. Sabendo isso, ele cultiva as coisas que devem ser cultivadas e no cultiva as coisas que no devem ser cultivadas, ele desenvolve as coisas que devem ser desenvolvidas e no desenvolve as coisas que no devem ser desenvolvidas. porque ele faz isso que as coisas desejadas, cobiadas, agradveis aumentam para ele e as coisas no desejadas, no cobiadas e desagradveis diminuem para ele. Por que isso? Isso o que acontece com aquele que v.

5. Bhikkhus, existem quatro maneiras de fazer as coisas. Quais quatro? Existe uma maneira de fazer as coisas que dolorosa agora e amadurece no futuro como dolorosa. Existe uma maneira de fazer as coisas que prazerosa agora e amadurece no futuro como dolorosa. Existe uma maneira de fazer as coisas que dolorosa agora e amadurece no futuro como prazerosa. Existe uma maneira de fazer as coisas que prazerosa agora e amadurece no futuro como prazerosa.

(A PESSOA IGNORANTE)

6. (1) Agora, bhikkhus, aquele que ignorante, sem saber esta maneira de fazer as coisas que dolorosa agora e amadurece no futuro como dolorosa, no compreende como na verdade , assim: Esta maneira de fazer as coisas dolorosa agora e amadurece no futuro como dolorosa. No sabendo isso, no compreendendo como na verdade , o ignorante cultiva isso e no evita isso; porque ele assim age, as coisas no desejadas, no cobiadas, desagradveis aumentam para ele e as coisas desejadas, cobiadas e agradveis diminuem para ele. Por que isso? Isso o que acontece com aquele que no v.

7. (2) Agora, bhikkhus, aquele que ignorante, sem saber esta maneira de fazer as coisas que prazerosa agora e amadurece no futuro como dolorosa, no compreende como na verdade , assim: Esta maneira de fazer as coisas prazerosa agora e amadurece no futuro como dolorosa. No sabendo isso, no compreendendo como na verdade , o ignorante cultiva isso e no evita isso; porque ele assim age, as coisas no desejadas ... aumentam para ele e as coisas desejadas ... diminuem para ele. Por que isso? Isso o que acontece com aquele que no v.

8. (3) Agora, bhikkhus, aquele que ignorante, sem saber esta maneira de fazer as coisas que dolorosa agora e amadurece no futuro como prazerosa, no compreende como na verdade , assim: Esta maneira de fazer as coisas dolorosa agora e amadurece no futuro como prazerosa. No sabendo isso, no compreendendo como na verdade , o ignorante no cultiva isso mas evita isso; porque ele assim age, as coisas no desejadas ... aumentam para ele e as coisas desejadas ... diminuem para ele. Por que isso? Isso o que acontece com aquele que no v.

9. (4) Agora, bhikkhus, aquele que ignorante, sem saber esta maneira de fazer as coisas que prazerosa agora e amadurece no futuro como prazerosa, no compreende como na verdade , assim: Esta maneira de fazer as coisas prazerosa agora e amadurece no futuro como prazerosa. No sabendo isso, no compreendendo como na verdade , o ignorante no cultiva isso mas evita isso; porque ele assim age, as coisas no desejadas ... aumentam para ele e as coisas desejadas ... diminuem para ele. Por que isso? Isso o que acontece com aquele que no v.

(A PESSOA SBIA)

10. (1) Agora, bhikkhus, aquele que sbio, sabendo esta maneira de fazer as coisas que dolorosa agora e amadurece no futuro como dolorosa, compreende como na verdade , assim: Esta maneira de fazer as coisas dolorosa agora e amadurece no futuro como dolorosa. Sabendo isso, compreendendo como na verdade , o sbio no cultiva isso mas evita isso; porque ele assim age, as coisas no desejadas, no cobiadas, desagradveis diminuem para ele e as coisas desejadas, cobiadas e agradveis aumentam para ele. Por que isso? Isso o que acontece com aquele que v.

11. (2) Agora, bhikkhus, aquele que sbio, sabendo esta maneira de fazer as coisas que prazerosa agora e amadurece no futuro como dolorosa, compreende como na verdade , assim: Esta maneira de fazer as coisas prazerosa agora e amadurece no futuro como dolorosa. Sabendo isso, compreendendo como na verdade , o sbio no cultiva isso mas evita isso; porque ele assim age, as coisas no desejadas ... diminuem para ele e as coisas desejadas ... aumentam para ele. Por que isso? Isso o que acontece com aquele que v.

12. (3) Agora, bhikkhus, aquele que sbio, sabendo esta maneira de fazer as coisas que dolorosa agora e amadurece no futuro como prazerosa, compreende como na verdade , assim: Esta maneira de fazer as coisas dolorosa agora e amadurece no futuro como prazerosa. Sabendo isso, compreendendo como na verdade , o sbio no evita isso mas cultiva isso; porque ele assim age, as coisas no desejadas ... diminuem para ele e as coisas desejadas ... aumentam para ele. Por que isso? Isso o que acontece com aquele que v.

13. (4) Agora, bhikkhus, aquele que sbio, sabendo esta maneira de fazer as coisas que prazerosa agora e amadurece no futuro como prazerosa, compreende como na verdade , assim: Esta maneira de fazer as coisas prazerosa agora e amadurece no futuro como prazerosa. Sabendo isso, compreendendo como na verdade , o sbio no evita isso mas cultiva isso; porque ele assim age, as coisas no desejadas ... diminuem para ele e as coisas desejadas ... aumentam para ele. Por que isso? Isso o que acontece com aquele que v.

(AS QUATRO MANEIRAS)

14. (1) Qual, bhikkhus, a maneira de fazer as coisas que dolorosa agora e amadurece no futuro como dolorosa? Aqui, bhikkhus, algum com dor e tristeza mata seres vivos, ele experimenta a dor e a tristeza que tm o ato de matar seres vivos como condio. Com dor e tristeza ele toma aquilo que no dado ... se comporta de forma imprpria em relao aos prazeres sensuais ... fala mentiras ... fala com malcia ... fala de forma grosseira ... fala frivolidades ... cobioso ... tem m vontade na mente ... tem o entendimento incorreto, e ele experimenta a dor e a tristeza que tm o entendimento incorreto como condio. Com a dissoluo do corpo, aps a morte, ele renasce num estado de privao, num destino infeliz, nos reinos inferiores e at mesmo no inferno. Essa a maneira de fazer as coisas que dolorosa agora e que amadurece no futuro como dolorosa.

15. (2) Qual, bhikkhus, a maneira de fazer as coisas que prazerosa agora e amadurece no futuro como dolorosa? Aqui, bhikkhus, algum com prazer e alegria mata seres vivos, ele experimenta o prazer e a alegria que tm o ato de matar seres vivos como condio. Com prazer e alegria ele toma aquilo que no dado ... tem o entendimento incorreto, e ele experimenta o prazer e a alegria que tm o entendimento incorreto como condio. Com a dissoluo do corpo, aps a morte, ele renasce num estado de privao, num destino infeliz, nos reinos inferiores, at mesmo no inferno. Essa a maneira de fazer as coisas que prazerosa agora e que amadurece no futuro como dolorosa.

16. (3) Qual, bhikkhus, a maneira de fazer as coisas que dolorosa agora e amadurece no futuro como prazerosa? Aqui, bhikkhus, algum com dor e tristeza se abstm de matar seres vivos, ele experimenta a dor e a tristeza que tm a absteno de matar seres vivos como condio. Com dor e tristeza ele no toma aquilo que no dado ... no se comporta de forma imprpria em relao aos prazeres sensuais ... no fala mentiras ... no fala com malcia ... no fala de forma grosseira ... no fala frivolidades ... no cobioso ... no tem m vontade na mente... tem o entendimento correto, e ele experimenta a dor e a tristeza que tm o entendimento correto como condio. Com a dissoluo do corpo, aps a morte, ele renasce num destino feliz e at mesmo no paraso. Essa a maneira de fazer as coisas que dolorosa agora e que amadurece no futuro como prazerosa.

17. (4) Qual, bhikkhus, a maneira de fazer as coisas que prazerosa agora e amadurece no futuro como prazerosa? Aqui, bhikkhus, algum com prazer e alegria se abstm de matar seres vivos, ele experimenta o prazer e a alegria que tm a absteno de matar seres vivos como condio. Com prazer e alegria ele no toma aquilo que no dado ... tem o entendimento correto, e ele experimenta o prazer e a alegria que tm o entendimento correto como condio. Com a dissoluo do corpo, aps a morte, ele renasce num destino feliz e at mesmo no paraso. Essa a maneira de fazer as coisas que prazerosa agora e que amadurece no futuro como prazerosa.

(OS SMILES)

18. (1) Bhikkhus, suponham que houvesse uma abbora amarga misturada com veneno e viesse um homem que deseja viver no morrer, que deseja o prazer e evita a dor, e dissessem para ele: Bom homem, esta abbora amarga est misturada com veneno. Coma se quiser; ao com-la, a cor, o cheiro e o sabor no lhe cairo bem e depois de com-la voc morrer ou ter um sofrimento igual morte. Ento, ele come sem refletir e no a coloca de lado. Ao com-la, a cor, o cheiro e o sabor dela no lhe caem bem e depois de com-la ele morre ou tem um sofrimento igual morte. Semelhante a isso, eu digo, a maneira de fazer as coisas que dolorosa agora e amadurece no futuro como dolorosa.

19. (2) Suponham que houvesse uma taa de bronze com uma bebida com boa cor, cheiro e sabor, mas estivesse misturada com veneno e viesse um homem que deseja viver no morrer, que deseja o prazer e evita a dor, e dissessem para ele: Bom homem, esta taa de bronze contm uma bebida com boa cor, cheiro e sabor, mas est misturada com veneno. Beba se quiser; ao beb-la, a cor, o cheiro e o sabor lhe cairo bem, mas depois de beb-la voc morrer ou ter um sofrimento igual morte. Ento ele bebe sem refletir e no a coloca de lado. Ao beb-la, a cor, o cheiro e o sabor lhe caem bem, mas depois de beb-la ele morre ou tem um sofrimento igual morte. Semelhante a isso, eu digo, a maneira de fazer as coisas que prazerosa agora e que amadurece no futuro como dolorosa.

20. (3) Suponham que houvesse urina fermentada misturada com vrios medicamentos e viesse um homem enfermo com ictercia e dissessem para ele: Bom homem, esta urina fermentada est misturada com vrios medicamentos. Beba se quiser; ao beb-la, a cor, o cheiro e o sabor no lhe cairo bem, mas depois de beb-la voc ficar melhor. Ento ele bebe depois de refletir e no a coloca de lado. Ao beb-la, a cor, o cheiro e o sabor no lhe caem bem, mas depois de beb-la ele melhora. Semelhante a isso, eu digo, a maneira de fazer as coisas que dolorosa agora e amadurece no futuro como prazerosa.

21. (4) Suponham que houvesse coalhada, mel, manteiga lquida clarificada e melao misturados juntos, e viesse um homem com disenteria e dissessem para ele: Bom homem, isto coalhada, mel, manteiga lquida clarificada e melao misturados juntos. Beba se quiser; ao beb-la, a cor, o cheiro e o sabor lhe cairo bem e depois de beb-la voc ficar melhor. Ento ele bebe depois de refletir e no a coloca de lado. Ao beb-la, a cor, o cheiro, e o sabor lhe caem bem e depois de beb-la ele melhora. Semelhante a isso, eu digo, a maneira de fazer as coisas que prazerosa agora e amadurece no futuro como prazerosa.

22. Tal como no outono, no ltimo ms da estao das chuvas, quando o cu est limpo e sem nuvens, o sol surge na terra dissipando toda a escurido do espao com a sua luminosidade brilhante e radiante, assim tambm, a maneira de fazer as coisas, que prazerosa agora e amadurece no futuro como prazerosa, dissipa com o seu brilho e luminosidade e radincia todas as demais doutrinas de quaisquer contemplativos e brmanes.

Isso foi o que disse o Abenoado. Os bhikkhus ficaram satisfeitos e contentes com as palavras do Abenoado.

 


 

Notas:

[1] Uma anlise completa das coisas que devem e no devem ser cultivadas apresentada no MN 114. [Retorna]

 

 

Revisado: 27 Novembro 2006

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