Majjhima Nikaya 120

Sankharupapatti Sutta

Renascimento pela Aspirao

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1. Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. L ele se dirigiu aos monges desta forma: Bhikkhus Venervel Senhor, eles responderam. O Abenoado disse o seguinte:

2. Bhikkhus, eu ensinarei para vocs o renascimento de acordo com as prprias aspiraes, [1] ouam e prestem muita ateno ao que vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

3. Aqui, bhikkhus, um bhikkhu possui f, virtude, aprendizado, generosidade [A] e sabedoria. Ele pensa: Oh! Que com a dissoluo do corpo, depois da morte, eu possa renascer na companhia dos nobres prsperos! Ele fixa a mente nisso, estabelece isso, desenvolve isso. Essa sua aspirao e fixao, assim desenvolvida e cultivada, conduzem ao seu reaparecimento l. Esse, bhikkhus, o caminho, o modo que conduz ao renascimento l. [2]

4-5. Outra vez, um bhikkhu possui f ... e sabedoria. Ele pensa: Oh! Que com a dissoluo do corpo, depois da morte, eu possa renascer na companhia dos brmanes prsperos!... na companhia dos chefes de famlia prsperos! Ele fixa a mente nisso ... Esse, bhikkhus, o caminho, o modo que conduz ao renascimento l.

6. Outra vez, um bhikkhu possui f ... e sabedoria. Ele ouve que os devas dos Quatro Grandes Reis possuem vida longa, so belos e desfrutam de muita felicidade. Ele pensa: Oh! Que com a dissoluo do corpo, depois da morte, eu possa renascer na companhia dos devas dos Quatro Grandes Reis! Ele fixa a mente nisso ... Esse, bhikkhus, o caminho, o modo que conduz ao renascimento l.

7-11. Outra vez, um bhikkhu possui f ... e sabedoria. Ele ouve que os devas do Trinta e Trs ... os devas de Yama ... os devas de Tusita ... os devas que se deliciam com a criao ... os devas que exercem o poder sobre a criao dos outros possuem vida longa, so belos, e desfrutam de muita felicidade. Ele pensa: Oh! Que com a dissoluo do corpo, depois da morte, eu possa renascer na companhia dos devas que exercem o poder sobre a criao dos outros! Ele fixa a mente nisso ... Esse, bhikkhus, o caminho, o modo que conduz ao renascimento l.

12. Outra vez, um bhikkhu possui f ... e sabedoria. Ele ouve que o Brahma de Mil possui vida longa, belo e desfruta de muita felicidade. Agora, o Brahma de Mil permanece determinado a penetrar um sistema csmico com mil mundos e permanece determinado a penetrar os seres que ali renasceram. [3] Tal qual um homem com boa viso pode tomar com a mo uma noz e examin-la, da mesma forma o Brahma de Mil permanece determinado a penetrar um sistema csmico com mil [mundos], e permanece determinado a penetrar os seres que ali renasceram. O bhikkhu pensa: Oh! Que com a dissoluo do corpo, depois da morte, eu possa renascer na companhia do Brahma de Mil! Ele fixa a mente nisso ... Esse, bhikkhus, o caminho, o modo que conduz ao renascimento l.

13-16. Outra vez, um bhikkhu possui f ... e sabedoria. Ele ouve que o Brahma de Dois Mil ... o Brahma de Trs Mil ... o Brahma de Quatro Mil ... o Brahma de Cinco Mil possui vida longa, belo e desfruta de muita felicidade. Agora, o Brahma de Cinco Mil permanece determinado a penetrar um sistema csmico com cinco mil mundos e permanece determinado a penetrar os seres que ali renasceram. Tal qual um homem com boa viso pode tomar com a mo cinco nozes e examin-las, da mesma forma o Brahma de Cinco Mil permanece determinado a penetrar um sistema csmico com cinco mil [mundos] e permanece determinado a penetrar os seres que ali renasceram. O bhikkhu pensa: Oh! Que com a dissoluo do corpo, depois da morte, eu possa renascer na companhia do Brahma de Cinco Mil! Ele fixa a mente nisso ... Esse, bhikkhus, o caminho, o modo que conduz ao renascimento l.

17. Outra vez, um bhikkhu possui f ... e sabedoria. Ele ouve que o Brahma de Dez Mil possui vida longa, belo e desfruta de muita felicidade. Agora, o Brahma de Dez Mil permanece determinado a penetrar um sistema csmico com dez mil mundos e permanece determinado a penetrar os seres que ali renasceram. Tal qual uma bela pedra de berilo da mais pura gua, com oito facetas, bem lapidada, sobre um brocado vermelho, brilha, radia e cintila, da mesma maneira o Brahma de Dez Mil permanece determinado a penetrar um sistema csmico com dez mil [mundos] e permanece determinado a penetrar os seres que ali renasceram. O bhikkhu pensa: Oh! Que com a dissoluo do corpo, depois da morte, eu possa renascer na companhia do Brahma de Dez Mil! Ele fixa a mente nisso ... Esse, bhikkhus, o caminho, o modo que conduz ao renascimento l.

18. Outra vez, um bhikkhu possui f ... e sabedoria. Ele ouve que o Brahma de Cem Mil possui vida longa, belo e desfruta de muita felicidade. Agora, o Brahma de Cem Mil permanece determinado a penetrar um sistema csmico com cem mil mundos e permanece determinado a penetrar os seres que ali renasceram. Tal qual um ornamento feito com ouro puro, trabalhado na fornalha com habilidade por um ourives experto, sobre um brocado vermelho, brilha, radia e cintila, da mesma maneira o Brahma de Cem Mil permanece determinado a penetrar um sistema csmico com cem mil [mundos] e permanece determinado a penetrar os seres que ali renasceram. O bhikkhu pensa: Oh! Que com a dissoluo do corpo, depois da morte, eu possa renascer na companhia do Brahma de Cem Mil! Ele fixa a mente nisso ... Esse, bhikkhus, o caminho, o modo que conduz ao renascimento l.

19-32. Outra vez, um bhikkhu possui f ... e sabedoria. Ele ouve que os devas da Radincia [4] ... os devas da Radincia Limitada .... os devas da Radincia Imensurvel ... os devas que Emanam Radincia ... os devas da Glria ... os devas da Glria Limitada ... os devas da Glria Imensurvel ... os devas da Glria Refulgente ... os devas do Grande Fruto ... os devas de Aviha ... os devas de Atappa ... os devas de Sudassa ... os devas de Sudassi ... os devas de Akanittha possuem vida longa, so belos e desfrutam de muita felicidade. Ele pensa: Oh! Que com a dissoluo do corpo, depois da morte, eu possa renascer na companhia dos devas Akanittha! Ele fixa a mente nisso ... Esse, bhikkhus, o caminho, o modo que conduz ao renascimento l.

33-36. Outra vez, um bhikkhu possui f ... e sabedoria. Ele ouve que os devas da base do espao infinito ... os devas da base da conscincia infinita ... os devas da base do nada ... os devas da base da nem percepo, nem no percepo possuem vida longa, duram muito tempo e desfrutam de muita felicidade. Ele pensa: Oh! Que com a dissoluo do corpo, depois da morte, eu possa renascer na companhia dos devas da base da nem percepo, nem no percepo! Ele fixa a mente nisso ... Esse, bhikkhus, o caminho, o modo que conduz ao renascimento l.

37. Outra vez, bhikkhus, um bhikkhu possui f, virtude, aprendizado, generosidade e sabedoria. Ele pensa: Oh! Que realizando por mim mesmo atravs do conhecimento direto, eu possa aqui e agora entrar e permanecer na libertao da mente e na libertao atravs da sabedoria que so imaculadas com a destruio das impurezas! E por ter realizado por si mesmo atravs do conhecimento direto, ele aqui e agora entra e permanece na libertao da mente e na libertao atravs da sabedoria que so imaculadas com a destruio de todas as impurezas. Bhikkhus, esse bhikkhu no renasce em nenhum lugar de modo nenhum. [5]

Isso foi o que disse o Abenoado. Os bhikkhus ficaram satisfeitos e contentes com as palavras do Abenoado.

 


 

Notas:

[1] Embora sankhara tenha sido regularmente traduzido como formaes, neste caso parece que o contexto requer uma interpretao distinta. MA explica inicialmente o significado de sankharupapatti ou como o reaparecimento, (isto , renascimento), das meras formaes, no de um ser ou pessoa, ou o reaparecimento dos agregados numa nova existncia devido a uma formao meritria de kamma. No entanto, em outros trechos, MA explica sankhara atravs de patthana, uma palavra que claramente significa aspirao. [Retorna]

[A] Caga em Pali que alm de generosidade pode ser interpretado como desapego, renncia, abandono. [Retorna]

[2] MA: O caminho so as cinco qualidades comeando pela f junto com a aspirao. Aquele que tiver as cinco qualidades sem a aspirao, ou a aspirao sem as qualidades, no ter uma destinao determinada. A destinao s pode ser determinada quando ambos os fatores esto presentes. [Retorna]

[3] MA explica que h cinco tipos de penetrao: penetrao da mente, isto , conhecer os pensamentos dos seres por toda a parte em mil mundos; penetrao de uma kasina, isto , estender a imagem de uma kasina em mil mundos; penetrao do olho divino, isto , ver mil mundos atravs do olho divino; penetrao da luz, que o mesmo que a penetrao anterior e penetrao do corpo, isto , estender a prpria aura corporal em mil mundos. [Retorna]

[4] Veja o MN 41 nota 2. [Retorna]

[5] MA: As cinco qualidades mencionadas so suficientes para o renascimento no reino da esfera sensual, mas para os renascimentos superiores e a destruio das impurezas, necessrio mais do que isso. Tomando as cinco qualidades como fundamento, se ele alcanar os jhanas, renascer no mundo de Brahma; se alcanar as realizaes imateriais, renascer no mundo imaterial; se desenvolver o insight e alcanar o fruto do no retorno, renascer nas Moradas Puras, (Aviha, Atappa, Sudassa, Sudassi, Akanittha); e se alcanar o caminho do arahant, realizar a destruio das impurezas. [Retorna]

 

 

Revisado: 2 Setembro 2006

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