Majjhima Nikaya 117

Mahacattarisaka Sutta

Os Quarenta Notveis

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1. Assim ouvi. [A] Em certa ocasio o Abenoado estava em Savathi, no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. L ele se dirigiu aos monges desta forma: Bhikkhus. Venervel Senhor, eles responderam. O Abenoado disse o seguinte:

2. Bhikkhus, eu ensinarei para vocs a nobre concentrao correta com as suas condies e os seus requisitos. [1] Ouam e prestem muita ateno ao que vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

3. O que, bhikkhus, a nobre concentrao correta com as suas condies e os seus requisitos, isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto e ateno plena correta? A unificao da mente equipada com esses sete fatores chamada de nobre concentrao correta com as suas condies e os seus requisitos.

(Entendimento)

4. Aqui, bhikkhus, o entendimento correto vem primeiro. [2] E como que o entendimento correto vem primeiro? A pessoa compreende o entendimento incorreto como entendimento incorreto e entendimento correto como entendimento correto: esse o entendimento correto de uma pessoa. [3]

5. E o que, bhikkhus, entendimento incorreto? 'No existe nada que dado, nada que oferecido, nada que sacrificado; no existe fruto ou resultado de aes boas ou ms; no existe este mundo nem outro mundo; no existe me, nem pai; nenhum ser que renasa espontaneamente; no existem no mundo brmanes nem contemplativos bons e virtuosos que, aps terem conhecido e compreendido diretamente por eles mesmos, proclamam este mundo e o prximo.' Isto entendimento incorreto.

6. E o que, bhikkhus, entendimento correto? Entendimento correto, eu digo, tem duas partes: existe o entendimento correto que est sujeito s impurezas, que participa dos mritos, amadurece onde existe apego; [4] e existe o entendimento correto que nobre, imaculado, supramundano, um elemento do caminho.

7. E o que, bhikkhus, o entendimento correto que est sujeito s impurezas, que participa dos mritos, amadurece onde existe apego? Existe aquilo que dado e o que oferecido e o que sacrificado; existe fruto e resultado de boas e ms aes; existe este mundo e o outro mundo; existe a me e o pai; existem seres que renascem espontaneamente; existem no mundo brmanes e contemplativos bons e virtuosos que, aps terem conhecido e compreendido diretamente por eles mesmos, proclamam este mundo e o prximo. Esse o entendimento correto que est sujeito s impurezas, que participa dos mritos, amadurece onde existe apego.

8. E o que, bhikkhus, o entendimento correto que nobre, imaculado, supramundano, um elemento do caminho? A sabedoria, a faculdade da sabedoria, o poder da sabedoria, o fator da iluminao da investigao dos fenmenos, o entendimento correto como elemento do caminho na mente daquele que nobre, cuja mente imaculada, que possui o nobre caminho e est desenvolvendo o nobre caminho: [5] esse o entendimento correto que nobre, imaculado, supramundano, um elemento do caminho.

9. "A pessoa faz o esforo para abandonar o entendimento incorreto e penetrar o entendimento correto: esse o esforo correto da pessoa. A pessoa com ateno plena abandona o entendimento incorreto e penetra e permanece com o entendimento correto: essa a ateno plena de uma pessoa. Assim essas trs qualidades - entendimento correto, esforo correto e ateno plena correta giram em torno do entendimento correto." [6]

(Pensamento)

10. Aqui, bhikkhus, o entendimento correto vem primeiro. E como que o entendimento correto vem primeiro? A pessoa compreende o pensamento incorreto como pensamento incorreto e pensamento correto como pensamento correto: esse o entendimento correto de uma pessoa. [7]

11. E o que, bhikkhus, pensamento incorreto? O pensamento da sensualidade, o pensamento da m vontade, o pensamento da crueldade: isso pensamento incorreto.

12. E o que, bhikkhus, pensamento correto? Pensamento correto, eu digo, tem duas partes: existe o pensamento correto que est sujeito s impurezas, que participa dos mritos, amadurece onde existe apego; e existe o pensamento correto que nobre, imaculado, supramundano, um elemento do caminho.

13. E o que, bhikkhus, o pensamento correto que est sujeito s impurezas, que participa dos mritos, amadurece onde existe apego? O pensamento da renncia, o pensamento da no m vontade e o pensamento da no crueldade: [8] esse o pensamento correto que est sujeito s impurezas ... amadurece onde existe apego.

14. E o que, bhikkhus, o pensamento correto que nobre, imaculado, supramundano, um elemento do caminho? O pensamento, idia, inteno, absoro mental, fixao mental, direo da mente, formao verbal naquele cuja mente nobre, cuja mente imaculada, que possui o nobre caminho e est desenvolvendo o nobre caminho: [9] esse o pensamento correto que nobre ... um elemento do caminho.

15. "A pessoa faz o esforo para abandonar o pensamento incorreto e penetrar no pensamento correto: esse o esforo correto da pessoa. A pessoa com ateno plena abandona o pensamento incorreto e penetra e permanece no pensamento correto: essa a ateno plena correta da pessoa. Dessa forma essas trs qualidades - entendimento correto, esforo correto e ateno plena correta giram em torno do pensamento correto." [10]

(Linguagem)

16. Aqui, bhikkhus, o entendimento correto vem primeiro. E como que o entendimento correto vem primeiro? A pessoa compreende a linguagem incorreta como linguagem incorreta e linguagem correta como linguagem correta: esse o entendimento correto.

17. E o que, bhikkhus, linguagem incorreta? Linguagem mentirosa, linguagem maliciosa, linguagem grosseira e linguagem frvola: isto linguagem incorreta.

18. E o que, bhikkhus, linguagem correta? Linguagem correta, eu digo, tem duas partes: existe a linguagem correta que est sujeita s impurezas, que participa dos mritos, amadurece onde existe apego; e existe a linguagem correta que nobre, imaculada, supramundana, um elemento do caminho.

19. E o que, bhikkhus, a linguagem correta que est sujeita s impurezas, que participa dos mritos, amadurece onde existe apego? Abstinncia de linguagem mentirosa, abstinncia de linguagem maliciosa, abstinncia de linguagem grosseira, abstinncia de linguagem frvola: essa a linguagem correta que est sujeita s impurezas ... amadurece onde existe apego.

20. E o que, bhikkhus, a linguagem correta que nobre, imaculada, supramundana, um elemento do caminho? A desistncia dos quatro tipos de uso imprprio da linguagem, a privao, a conteno, a abstinncia deles naquele cuja mente nobre, cuja mente imaculada, que possui o nobre caminho e est desenvolvendo o nobre caminho: [11] essa a linguagem correta que nobre ... um elemento do caminho.

21. "A pessoa faz o esforo para abandonar a linguagem incorreta e penetrar a linguagem correta: esse o esforo correto da pessoa. A pessoa com ateno plena abandona a linguagem incorreta e penetra e permanece com a linguagem correta: essa a ateno plena correta da pessoa. Assim essas trs qualidades - entendimento correto, esforo correto e ateno plena correta giram em torno da linguagem correta."

(Ao)

22. Aqui, bhikkhus, o entendimento correto vem primeiro. E como que o entendimento correto vem primeiro? A pessoa compreende a ao incorreta como ao incorreta e ao correta como ao correta: esse o entendimento correto.

23. E o que, bhikkhus, ao incorreta? Matar seres vivos, tomar aquilo que no dado e comportamento imprprio em relao aos prazeres sensuais: essa a ao incorreta.

24. E o que, bhikkhus, ao correta? Ao correta, eu digo, tem duas partes: existe a ao correta que est sujeita s impurezas, que participa dos mritos, amadurece onde existe apego; e existe a ao correta que nobre, imaculada, supramundana, um elemento do caminho.

25. E o que, bhikkhus, a ao correta que est sujeita s impurezas, que participa dos mritos, amadurece onde existe apego? Abster-se de matar seres vivos, abster-se de tomar aquilo que no dado, abster-se de comportamento imprprio em relao aos prazeres sensuais: essa a ao correta que est sujeita s impurezas ... amadurece onde existe apego.

26. E o que, bhikkhus, a ao correta que nobre, imaculada, supramundana, um elemento do caminho? A desistncia dos trs tipos de comportamento imprprio com o corpo, a privao, a conteno, a abstinncia deles naquele cuja mente nobre, cuja mente imaculada, que possui o nobre caminho e est desenvolvendo o nobre caminho: essa a ao correta que nobre ... um elemento do caminho.

27. "A pessoa faz o esforo para abandonar a ao incorreta e penetrar na ao correta: esse o esforo correto da pessoa. A pessoa com ateno plena abandona a ao incorreta e entra e permanece na ao correta: essa a ateno plena correta da pessoa. Assim essas trs qualidades - entendimento correto, esforo correto e ateno plena correta giram em torno da ao correta."

(Modo de Vida)

28. Aqui, bhikkhus, o entendimento correto vem primeiro. E como que o entendimento correto vem primeiro? A pessoa compreende modo de vida incorreto como modo de vida incorreto e modo de vida correto como modo de vida correto: esse o entendimento correto.

29. E o que, bhikkhus, modo de vida incorreto? Maquinar, lisonjear, insinuar, desdenhar e perseguir o ganho com o ganho: isso modo de vida incorreto. [12]

30. E o que, bhikkhus, modo de vida correto? Modo de vida correto, eu digo, tem duas partes: existe o modo de vida que est sujeito s impurezas, que participa dos mritos, amadurece onde existe apego; e existe o modo de vida correto que nobre, imaculado, supramundano, um elemento do caminho.

31. E o que, bhikkhus, o modo de vida correto que est sujeito s impurezas, que participa dos mritos, amadurece onde existe apego? Aqui, bhikkhus, um nobre discpulo abandona o modo de vida incorreto e ganha a vida atravs do modo de vida correto: esse o modo de vida correto que est sujeito s impurezas ... amadurece onde existe apego.

32. E o que, bhikkhus, o modo de vida correto que nobre, imaculado, supramundano, um elemento do caminho? A desistncia do modo de vida incorreto, a privao, a conteno, a abstinncia naquele cuja mente nobre, cuja mente imaculada, que possui o nobre caminho e est desenvolvendo o nobre caminho: esse o modo de vida correto que nobre ... um elemento do caminho.

33. "A pessoa faz esforo para abandonar o modo de vida incorreto e penetrar no modo de vida correto: esse o esforo correto da pessoa. A pessoa com ateno plena abandona o modo de vida incorreto e entra e permanece no modo de vida correto: essa a ateno plena correta da pessoa. Assim essas trs qualidades - entendimento correto, esforo correto e ateno plena correta giram em torno do modo de vida correto."

(Os Quarenta Notveis)

34. Aqui, bhikkhus, o entendimento correto vem primeiro. E como o entendimento correto vem primeiro? Naquele que possui entendimento correto, o pensamento correto surge; [13] naquele que possui pensamento correto, a linguagem correta surge; naquele que possui linguagem correta, a ao correta surge; naquele que possui a ao correta, o modo de vida correto surge; naquele que possui modo de vida correto, o esforo correto surge; naquele que possui o esforo correto, a ateno plena correta surge; naquele que possui ateno plena correta, a concentrao correta surge; naquele que possui a concentrao correta, o conhecimento correto surge; naquele que possui conhecimento correto, a libertao correta surge. Dessa forma bhikkhus, o caminho do discpulo que se encontra no treinamento superior possui oito elementos, o arahant possui dez elementos. [14]

35. Aqui, bhikkhus, o entendimento correto vem primeiro. E como o entendimento correto vem primeiro? Naquele que possui entendimento correto, o entendimento incorreto abolido e os vrios estados ruins e prejudiciais que se originam do entendimento incorreto como condio, tambm so abandonados e os vrios estados benficos que se originam do entendimento correto como condio, so realizados atravs do desenvolvimento.

Naquele que possui pensamento correto, o pensamento incorreto abandonado e os vrios estados ruins e prejudiciais que se originam do pensamento incorreto como condio, tambm so abandonados e os vrios estados benficos que se originam do pensamento correto como condio, so realizados atravs do desenvolvimento.

Naquele que possui linguagem correta, a linguagem incorreta abandonada ... Naquele que possui ao correta, a ao incorreta abandonada ... Naquele que possui modo de vida correto, o modo de vida incorreto abandonado ... Naquele que possui esforo correto, o esforo incorreto abandonado ... Naquele que possui ateno plena correta, a ateno plena incorreta abandonada ... Naquele que possui concentrao correta, a concentrao incorreta abandonada ... Naquele que possui conhecimento correto, o conhecimento incorreto abandonado ... Naquele que possui libertao correta, a libertao incorreta abandonada e os vrios estados ruins e prejudiciais, que se originam da libertao incorreta como condio, tambm so abandonados e os vrios estados benficos que se originam da libertao correta como condio, so realizados atravs do desenvolvimento.

36. Dessa forma, bhikkhus, h vinte fatores benficos e vinte fatores prejudiciais. [15] Este discurso do Dhamma acerca dos Quarenta Notveis foi colocado em movimento e no poder ser detido por nenhum contemplativo ou brmane, divindade ou deus ou Mara ou Brahma ou qualquer um no mundo.

37. Bhikkhus, se algum contemplativo ou brmane pensar que este discurso acerca dos Quarenta Notveis deva ser censurado ou rejeitado, ento existem dez dedues legtimas das suas afirmaes que proporcionam razes para censur-lo no aqui e agora. Se essa pessoa censurar o entendimento correto, ento ela honra e louva aqueles contemplativos e brmanes que possuem entendimento incorreto. Se essa pessoa censurar o pensamento correto, ento ela honra e louva aqueles contemplativos e brmanes que possuem pensamento incorreto. Se essa pessoa censurar a linguagem correta ... a ao correta ... o modo de vida correto ... o esforo correto ... a ateno plena correta ... a concentrao correta ... o conhecimento correto ... a libertao correta, ento ela honra e louva aqueles contemplativos e brmanes que possuem a libertao incorreta. Se algum contemplativo ou brmane pensar que este discurso acerca dos Quarenta Notveis deva ser censurado ou rejeitado, ento estas so dez dedues legtimas das suas afirmaes que proporcionam razes para censur-lo no aqui e agora.

38. Bhikkhus, mesmo os mestres de Okkala, Vassa e Bhaa, [16] que acreditam na doutrina da no causalidade, a doutrina da no ao e a doutrina do niilismo, no pensariam que este discurso do Dhamma acerca dos Quarenta Notveis deva ser censurado ou rejeitado. Por que isso? Pelo medo da crtica, ataque e confrontao.

Isso foi o que disse o Abenoado. Os bhikkhus ficaram satisfeitos e contentes com as palavras do Abenoado.

 


 

Notas:

[A] No estudo The Mahacattarisaka-sutta in the Light of its Parallels - Tracing the Beginnings of Abhidharmic Thought o Bhikkhu Analayo argumenta que todas as referncias neste sutta ao caminho supramundano seriam adies tardias que no traam a sua origem ao Buda mas sim ao desenvolvimento do Abhidhamma. Essas referncias no so encontradas nas verses paralelas preservadas em Chins e Tibetano. [Retorna]

[1] Ariyam samma samadhim sa-upanisam saparikkharam. MA explica que neste caso nobre quer dizer supramundano, e explica que esta a concentrao que faz parte do caminho supramundano. As suas condies e requisitos, como ser mostrado, so os outros sete elementos do caminho. [Retorna]

[2] Pubbangama, literalmente o precursor. MA diz que dois tipos de entendimento correto so precursores: o entendimento correto do insight, que investiga as formaes como impermanentes, insatisfatrias e no-eu; e o entendimento correto do caminho supramundano que surge como uma conseqncia do insight e realiza a radical destruio das impurezas. O entendimento correto do insight como precursor parece estar sendo mostrado nos versos 4, 10, 16, 22 e 28; o entendimento correto do caminho supramundano como precursor nos versos 34 e 35. [Retorna]

[3] Esta frase sugere que, para adquirir o entendimento correto acerca da natureza da realidade, necessrio primeiro ser capaz de distinguir entre os ensinamentos corretos e incorretos sobre a natureza da realidade. MA diz que esse o entendimento correto do insight que percebe o entendimento incorreto como um objeto, atravs da penetrao das suas caractersticas de impermanncia, etc e que percebe o entendimento correto atravs do exerccio da funo de compreenso e assim esclarece a confuso. [Retorna]

[4] Esse o entendimento correto mundano, um elemento que traz mrito e que conduz a um renascimento favorvel, mas que no capaz de por si s realizar a transcendncia da existncia condicionada. [Retorna]

[5] Esta definio explica que o entendimento correto supramundano a sabedoria (paa) que encontrada entre os 37 apoios para a iluminao como: uma faculdade, um poder, fator de iluminao e elemento do caminho. A definio formulada atravs da funo cognitiva ao invs do contedo objetivo do entendimento. Em um outro sutta (MN 141.24) o entendimento correto do caminho definido como a compreenso das Quatro Nobres Verdades. Podemos entender que o entendimento conceitual das quatro verdades se encaixa no entendimento correto mundano, enquanto que a penetrao das verdades com o conhecimento direto, atravs da realizao de Nibbana, constitui o entendimento correto supramundano. [Retorna]

[6] MA: Eles acompanham o entendimento correto como coexistentes e precursores. Esforo correto e ateno plena correta coexistem com o entendimento correto supramundano; o entendimento correto do insight o precursor do entendimento correto supramundano. [Retorna]

[7] MA explica isto como sendo o entendimento correto do insight que entende o pensamento correto por meio da sua funo e assim esclarece a confuso. Parece, no entanto, que a questo aqui uma diferenciao mais elementar dos dois tipos de pensamento. [Retorna]

[8] Esta a definio padro de pensamento correto como um elemento do Nobre Caminho ctuplo; veja o MN 141.25. [Retorna]

[9] Nesta definio, o elemento do pensamento, (sankappa), identificado com o pensamento aplicado, (vitakka), que mais adiante especificado como o fator responsvel pela absoro atravs da fixao e direo da mente sobre o seu objeto. O pensamento aplicado como formao verbal no MN 44.15. [Retorna]

[10] MA: Esta frase se refere exclusivamente aos fatores coexistentes que acompanham o pensamento correto supramundano. Na fase preliminar da prtica, os trs pensamentos corretos mundanos surgem separadamente, mas no momento do caminho supramundano, um nico pensamento correto surge eliminando o trplice pensamento incorreto. Dessa forma o pensamento correto supramundano tambm pode ser descrito como o pensamento da renncia, no m vontade e no crueldade. O mesmo mtodo se aplica linguagem correta, etc. [Retorna]

[11] Enquanto que a linguagem correta mundana exercida de quatro modos diferentes de acordo com o tipo de linguagem incorreta da qual h abstinncia, na ocasio do caminho supramundano, o nico fator de linguagem correta exerce a funo qudrupla de eliminar as tendncias em relao aos quatro tipos de linguagem incorreta. O mesmo princpio se aplica ao correta. [Retorna]

[12] Essas so formas incorretas dos bhikkhus satisfazerem as suas necessidades. MA diz que aquelas mencionadas no sutta no so as nicas formas de modo de vida incorreto, que envolvem qualquer modo de satisfazer as suas necessidades que implique uma transgresso dos preceitos. No AN V.177 o Buda menciona cinco tipos de modo de vida incorreto para pessoas leigas: negociar com armas, seres humanos, carne, embriagantes e venenos. [Retorna]

[13] MA explica que tendo o entendimento correto do caminho supramundano, o pensamento correto do caminho supramundano surge; da mesma forma para ter o entendimento correto do fruto o pensamento correto do fruto surge. Da mesma forma, os elementos seguintes exceto os dois ltimos que se referem ao caminho do arahant. [Retorna]

[14] Os dois elementos adicionais que o arahant possui so o conhecimento correto (samma ana), que pode ser identificado com o conhecimento de que ele destruiu todas as impurezas e a libertao correta (samma vimutti), que pode ser identificada com a sua experincia de libertao completa de todas as impurezas. [Retorna]

[15] Os vinte fatores do lado benfico so os dez elementos corretos e os estados benficos que surgem de cada um; os vinte fatores no lado prejudicial so os dez elementos incorretos e os estados prejudiciais que surgem de cada um. Dessa forma o nome Os Quarenta Notveis. [Retorna]

[16] MA diz que estes dois eram indivduos que viviam na regio de Okkala. A sua identidade desconhecida. [Retorna]

 

 

Revisado: 18 Novembro 2013

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