Itivuttaka 90

Aggappasada Sutta

Objetos de Pasada

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Isto foi dito pelo Abençoado, dito pelo Arahant, assim ouvi: “Há esses três objetos supremos para a perfeita claridade, serenidade e confiança. Quais três?

“Entre todos os seres que possam existir – sem patas, com duas patas, quatro patas, muitas patas; com forma ou sem forma; perceptivos, não perceptivos, nem perceptivos nem não perceptivos – o Tathagata, um arahant, perfeitamente iluminado, é considerado supremo. Aqueles que confiam no Iluminado confiam naquilo que é supremo; e para aqueles que confiam no que é supremo, supremo será o resultado. [1]

“Entre todos os fenômenos que são condicionados ou incondicionados, o desapego é declarado como supremo dentre todos, isto é, subjugar a presunção, remover as impurezas, remover a permanência, [2] interromper o ciclo, destruir o desejo, desapego, cessação, nibbana. Aqueles que confiam no Dhamma confiam naquilo que é supremo e para aqueles que confiam no que é supremo, supremo será o resultado.

“Entre todas as comunidades ou grupos que possam haver, a Sangha dos discípulos do Tathagata é considerada suprema – isto é, os quatro [grupos dos nobres discípulos] quando tomados como pares, os oito quando tomados como indivíduos. Aqueles que confiam na Sangha confiam naquilo que é supremo; e para aqueles que confiam no que é supremo, supremo será o resultado.

“Esses, bhikkhus, são os três objetos supremos para a perfeita claridade, serenidade e confiança.”

Com perfeita claridade, serenidade e confiança,
compreendendo que o Dhamma supremo
é supremo;
perfeita claridade, serenidade e confiança no supremo Buda,
insuperável
merecedor de oferendas;
perfeita claridade, serenidade e confiança no supremo Dhamma,
a calma do desapego,
bem-aventurança;
perfeita claridade, serenidade e confiança na suprema Sangha,
insuperável
como um campo de mérito;
tendo dado oferendas para o que é supremo,
ele desenvolve mérito supremo,
vida longa e beleza,
fama, honra,
felicidade e poder.

Tendo dado para aquilo que é supremo,
a pessoa sábia, centrada
no supremo Dhamma,
quer seja tornando-se um ser divino ou humano,
se alegra,
tendo realizado aquilo que é supremo.

 


 

Notas:

[1] Possibilitando que alguém siga o nobre caminho e assim alcance a libertação. [Retorna]

[2] Alayasamugghato: alaya pode ser interpretado como: moradia, residência, permanência, lugar para pousar (como no caso de aves), ou também pode ser interpretado como: sede, desejo, apego. Samugghata significa remoção, erradicação.

No Dhammacakkapavattana Sutta a nobre verdade da cessação do sofrimento é descrita como caga, patinissagga, mutti, analaya, em que analaya foi interpretado por Ajaan Brahm como "nada gruda ou se estabelece na mente".

Na tradução para o inglês a interpretação para alayasamugghato foi "remoção da sede". [Retorna]

 

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Revisado: 3 Novembro 2012

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