Anguttara Nikaya VIII.6

Lokavipatti Sutta

Os Defeitos do Mundo

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Bhikkhus, essas oito condies do mundo mantm o mundo girando e o mundo gira ao redor delas. Quais oito? Ganho e perda, elogio e crtica, fama e m reputao, alegria e tristeza.

Essas oito condies do mundo, bhikkhus, so encontradas por uma pessoa comum sem instruo e tambm so encontradas por um nobre discpulo bem instrudo. Ento qual a diferena, qual a distino, qual a disparidade entre o nobre discpulo bem instrudo e a pessoa comum sem instruo?

Venervel senhor, os nossos ensinamentos tm o Abenoado como origem, como guia e como refgio. Seria bom se o Abenoado pudesse explicar o significado dessas palavras. Tendo ouvido do Abenoado, os bhikkhus o recordaro.

Nesse caso, bhikkhus, ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

Quando o ganho surge para uma pessoa comum sem instruo, ela no reflete deste modo: Esse ganho que surgiu para mim impermanente, atado ao sofrimento, sujeito mudana. Ela no compreende isso como na verdade .

Quando a perda elogio crtica ... fama ... m reputao ... alegria ... tristeza surge para uma pessoa comum sem instruo, ela no reflete deste modo: Essa tristeza que surgiu para mim impermanente, atada ao sofrimento, sujeita mudana. Ela no compreende isso como na verdade .

A mente dela permanece consumida pelo ganho e perda ... alegria e tristeza. Ela d as boas-vindas para o ganho que surgiu e se rebela contra a perda que surgiu. Ela d as boas-vindas para o elogio que surgiu e se rebela contra a crtica que surgiu. Ela d as boas-vindas para a fama que surgiu e se rebela contra a m reputao que surgiu. Ela d as boas-vindas para a alegria que surgiu e se rebela contra a tristeza que surgiu. Estando assim envolvida em gostos e desgostos, ela no est livre do nascimento, envelhecimento e morte; da tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero. Ela no est livre, eu lhes digo, do sofrimento.

Mas, bhikkhus, quando o ganho surge para um nobre discpulo bem instrudo, ele reflete deste modo: Esse ganho que surgiu para mim impermanente, atado ao sofrimento, sujeito mudana. Ele compreende isso como na verdade .

Quando a perda elogio crtica ... fama ... m reputao ... alegria ... tristeza surge para um nobre discpulo bem instrudo, ele reflete deste modo: Essa tristeza que surgiu para mim impermanente, atada ao sofrimento, sujeita mudana. Ele compreende isso como na verdade .

A mente dele no permanece consumida pelo ganho e perda ... alegria e tristeza. Ele no d as boas-vindas para o ganho que surgiu e no se rebela contra a perda que surgiu. Ele no d as boas-vindas para o elogio que surgiu e no se rebela contra a crtica que surgiu. Ele no d as boas-vindas para a fama que surgiu e no se rebela contra a m reputao que surgiu. Ele no d as boas-vindas para a alegria que surgiu e no se rebela contra a tristeza que surgiu. Tendo assim abandonado os gostos e desgostos, ele est livre do nascimento, envelhecimento e morte; da tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero. Ele est livre, eu lhes digo, do sofrimento.

Essa a diferena, a distino, a disparidade entre o nobre discpulo bem instrudo e a pessoa comum sem instruo.

Ganho e perda, elogio e crtica,
fama e m reputao, alegria e tristeza:
essas so coisas transitrias na vida humana,
impermanentes e sujeitas mudana.

O sbio, com ateno plena, as compreende bem,
observante dessas condies mutveis.
As coisas desejveis no encantam a sua mente,
as indesejveis no ocasionam nenhuma resistncia.

Todos os gostos e desgostos foram por ele dissipados,
eliminados e abolidos.
Tendo penetrado o estado imaculado, livre da tristeza,
ele compreende completamente, tendo alcanado a outra margem.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 28 Julho 2007

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