Anguttara Nikaya VI.61

Majjhe Sutta

Meio

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Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Benares no Parque do Gamo em Isipatana. Agora naquela ocasio, depois de haver esmolado alimentos e haver retornado, aps a refeio, um grupo de bhikkhus sniores estavam reunidos no pavilho quando surgiu esta conversa: "Foi dito pelo Abenoado, amigos, no Parayana, nas 'Perguntas de Metteya' [1]:

"Tendo compreendido ambos lados,
o sbio no fica preso no meio.
Ele um grande homem:
aquele que superou o pregador?

"O que amigos um lado? O que o segundo lado? O que o meio? O que o pregador?"

(1) Quando isto foi dito, um certo bhikkhu disse para os bhikkhus sniores: "Contato, amigos um lado, o surgimento do contato o outro lado, a cessao do contato o meio, o desejo o pregador. Pois o desejo prega produo deste ou daquele estado de ser/existir. desse modo que um bhikkhu conhece de modo direto aquilo que deve ser conhecido diretamente; compreende por completo aquilo que deve ser compreendido completamente; e fazendo isso, nesta mesma vida, d um fim ao sofrimento." [2]

(2) Quando isto foi dito, um outro bhikkhu disse para os bhikkhus sniores: "O passado, amigos um lado, o futuro o outro lado, o presente o meio, o desejo o pregador. Pois o desejo prega produo deste ou daquele estado de ser/existir. desse modo que um bhikkhu conhece de modo direto aquilo que deve ser conhecido diretamente; compreende por completo aquilo que deve ser compreendido completamente; e fazendo isso, nesta mesma vida, d um fim ao sofrimento."

(3) Quando isto foi dito, um outro bhikkhu disse para os bhikkhus sniores: "As sensaes prazerosas, amigos um lado, as sensaes dolorosas o outro lado, as sensaes nem prazerosas, nem dolorosas o meio, o desejo o pregador. Pois o desejo prega produo deste ou daquele estado de ser/existir. desse modo que um bhikkhu conhece de modo direto aquilo que deve ser conhecido diretamente; compreende por completo aquilo que deve ser compreendido completamente; e fazendo isso, nesta mesma vida, d um fim ao sofrimento."

(4) Quando isto foi dito, um outro bhikkhu disse para os bhikkhus sniores: "A mentalidade (nome), amigos um lado, materialidade (forma) o outro lado, conscincia o meio, o desejo o pregador. Pois o desejo prega produo deste ou daquele estado de ser/existir. desse modo que um bhikkhu conhece de modo direto aquilo que deve ser conhecido diretamente; compreende por completo aquilo que deve ser compreendido completamente; e fazendo isso, nesta mesma vida, d um fim ao sofrimento."

(5) Quando isto foi dito, um outro bhikkhu disse para os bhikkhus sniores: "As seis bases internas, amigos um lado, as seis bases externas o outro lado, conscincia o meio, o desejo o pregador. Pois o desejo prega produo deste ou daquele estado de ser/existir. desse modo que um bhikkhu conhece de modo direto aquilo que deve ser conhecido diretamente; compreende por completo aquilo que deve ser compreendido completamente; e fazendo isso, nesta mesma vida, d um fim ao sofrimento."

(6) Quando isto foi dito, um outro bhikkhu disse para os bhikkhus sniores: "Identidade, amigos um lado, a origem da identidade o outro lado, a cessao da identidade o meio, o desejo o pregador. Pois o desejo prega produo deste ou daquele estado de ser/existir. desse modo que um bhikkhu conhece de modo direto aquilo que deve ser conhecido diretamente; compreende por completo aquilo que deve ser compreendido completamente; e fazendo isso, nesta mesma vida, d um fim ao sofrimento."

Quando isso foi dito, um certo bhikkhu disse para os bhikkhus sniores: Amigos, ns todos falamos de acordo com a nossa prpria inspirao. Vamos at o Abenoado relatar este assunto. Da forma como o Abenoado responder, assim nos recordaremos. Sim, amigos, eles responderam. Ento aqueles venerveis foram at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentaram a um lado e relataram toda a conversa, perguntando: Venervel senhor, qual de ns falou bem?

[O Abenoado respondeu:] Todos vocs falaram bem, cada um a seu modo, mas ouam e prestem bem ateno pois vou relatar minha inteno quando eu disse no Parayana, nas 'Perguntas de Metteya':

"Tendo compreendido ambos lados,
o sbio no fica preso no meio.
Ele um grande homem:
aquele que superou o pregador?'

"Sim, venervel senhor," os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

"Contato, bhikkhus, um lado, o surgimento do contato o outro lado, a cessao do contato o meio, o desejo o pregador. Pois o desejo prega produo deste ou daquele estado de ser/existir. desse modo que um bhikkhu conhece de modo direto aquilo que deve ser conhecido diretamente; compreende por completo aquilo que deve ser compreendido completamente; e fazendo isso, nesta mesma vida, d um fim ao sofrimento."

 


Notas:

[1] Veja o Snp V.2. [Retorna]

[2] Conhecimento direto abhijanati e compreenso completa parijanati. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Maio 2013

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