Anguttara Nikaya V.71

Cetovimuttiphala (pathama) Sutta

Fruto da Libertao da Mente

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Bhikkhus, essas cinco coisas quando desenvolvidas e cultivadas tm a libertao da mente como seu fruto, a libertao da mente como seu fruto e benefcio; tm a libertao atravs da sabedoria como seu fruto, a libertao atravs da sabedoria como seu fruto e benefcio. Quais cinco? Aqui, um bhikkhu permanece contemplando as coisas repulsivas no corpo, percebendo as coisas repulsivas na comida, percebendo o no-deleite com tudo no mundo, contemplando a impermanncia em todas as formaes condicionadas; e ele tem a percepo da morte bem estabelecida internamente. Essas cinco coisas quando desenvolvidas e cultivadas tm a libertao da mente como seu fruto, a libertao da mente como seu fruto e benefcio; tm a libertao atravs da sabedoria como seu fruto, a libertao atravs da sabedoria como seu fruto e benefcio.

"Quando um bhikkhu est com a mente libertada e libertado atravs da sabedoria, ele chamado um bhikkhu cuja haste foi levantada, cuja vala foi preenchida, cujo pilar foi desenraizado, aquele que no possui ferrolho, um nobre cuja bandeira est abaixada, cujo fardo foi deposto, aquele que no est aprisionado. [1]

E como o bhikkhu, aquele cuja haste foi levantada? Aqui, o bhikkhu abandonou a ignorncia, cortou-a pela raiz, fez como com um tronco de palmeira eliminando-a de tal forma que no estar mais sujeita a um futuro surgimento. Assim o bhikkhu, aquele cuja haste foi levantada.

E como o bhikkhu, aquele cuja vala foi preenchida? Aqui, o bhikkhu abandonou o ciclo de renascimentos que traz a renovao do ser/existir, cortou-o pela raiz ... no estar mais sujeito a um futuro surgimento. Assim o bhikkhu, aquele cuja vala foi preenchida.

E como o bhikkhu, aquele cujo pilar foi desenraizado? Aqui, o bhikkhu abandonou o desejo, cortou-o pela raiz ... no estar mais sujeito a um futuro surgimento. Assim o bhikkhu, aquele cujo pilar foi desenraizado.

E como o bhikkhu, aquele que no possui ferrolho? Aqui o bhikkhu abandonou os cinco primeiros grilhes, cortou-os pela raiz ... no estaro mais sujeitos a um futuro surgimento. Assim o bhikkhu, aquele que no possui barreiras.

E como o bhikkhu, que um nobre, cuja bandeira est abaixada, cujo fardo foi deposto, que no est aprisionado? Aqui, o bhikkhu abandonou a presuno Eu sou, cortou-a pela raiz ... no estar mais sujeita a um futuro surgimento. Assim o bhikkhu, que um nobre, cuja bandeira est abaixada, cujo fardo foi deposto, que no est aprisionado.

 


Notas:

[1] Igual ao MN 22.30. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 6 Abril 2013

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