Anguttara Nikaya IX.37

Ananda Sutta

Ananda

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Assim ouvi. Em certa ocasio o Ven. Ananda estava em Kosambi no Parque de Ghosita. L ele se dirigiu aos monges desta forma: Amigos, bhikkhus.

Sim amigo, os bhikkhus responderam.

O Ven. Ananda disse: maravilhoso, amigos, admirvel, como o Abenoado que sabe e v, um arahant, perfeitamente iluminado, realizou e identificou que h a possibilidade de purificao dos seres, para superar a tristeza e a lamentao, para o desaparecimento da dor e da angstia, para alcanar o caminho verdadeiro, para a realizao de Nibbana, onde o olho e as formas esto presentes, no entanto no h a experincia dessas bases, onde o ouvido e os sons onde o nariz e os aromas onde a lngua e os sabores onde o corpo e os tangveis esto presentes, no entanto no h a experincia dessas bases.

Quando isso foi dito o Ven. Udayin disse para o Ven. Ananda: Quando no h a experincia dessas bases, algum est perceptivo ou no perceptivo?

Ananda: Quando algum est perceptivo no h a experincia dessas bases.

Udayin: Mas algum est perceptivo do que, quando no h a experincia dessas bases?

Ananda: H o caso em que com a completa superao das percepes da forma, com o desaparecimento das percepes do contato sensorial, sem dar ateno s percepes da diversidade, consciente de que o espao infinito, ele entra e permanece na base do espao infinito. Quando algum est assim perceptivo no h a experincia dessa base.

Alm disso, com a completa superao da base do espao infinito, consciente de que a conscincia infinita, ele entra e permanece na base da conscincia infinita. Quando algum est assim perceptivo no h a experincia dessa base.

Alm disso, com a completa superao da base da conscincia infinita, consciente de que no h nada, ele entra e permanece na base do nada. Quando algum est assim perceptivo no h a experincia dessa base.

Certa vez, amigo, quando eu estava em Saketa na Reserva do Gamo na Floresta Negra, a bhikkhuni Jatila Bhagika foi at onde eu estava e ao chegar me cumprimentou e ficando em p a um lado ela disse: A concentrao que no se inclina para frente, tampouco se volta para trs, que no refreada ou contida pela supresso [das contaminaes] estvel como resultado da libertao, satisfeita como resultado da estabilidade, sem estar agitada como resultado da satisfao: dito pelo Abenoado ser essa concentrao fruto do qu?

Eu respondi, ... , dito pelo Abenoado ser essa concentrao o fruto do conhecimento [o conhecimento da Iluminao]. Essa outra forma de ser perceptivo sem haver a experincia dessa base.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 22 Novembro 2013

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