Anguttara Nikaya IV.22

Uruvela Sutta (2)

Uruvela (2)

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"Bhikkhus, certa ocasio, eu estava em Uruvela s margens do rio Neranjara ao p da figueira-dos-pagodes, pouco tempo depois de ter alcanado a perfeita iluminao. Ento, um nmero de brmanes velhos, com a idade avanada, atribulados pelos anos, avanados na vida, tendo chegado ao ltimo estgio, vieram at mim e depois da troca de saudaes corteses e amveis, sentaram a um lado e disseram:

"Ns ouvimos mestre Gotama: 'O contemplativo Gotama no presta homenagem aos brmanes que so velhos, com a idade avanada, atribulados pelos anos, avanados na vida, j no ltimo estgio, nem que ele se levanta ou lhes oferece um assento.' Isto de fato verdade, pois o mestre Gotama no presta homenagem aos brmanes que so velhos, com a idade avanada, atribulados pelos anos, avanados na vida, j no ltimo estgio, nem que ele se levanta ou lhes oferece um assento. Isso no bom, mestre Gotama."

"Ento o pensamento me ocorreu: Esses venerveis no sabem o que um ancio ou quais so as qualidades que caracterizam um ancio. Muito embora algum seja velho - oitenta, noventa, ou cem anos - se ele falar na hora imprpria, disser mentiras, falar o que no traz benefcio, falar em contrrio ao Dhamma e a Disciplina, se no momento inapropriado ele disser palavras que so inteis, irracionais, dispersas, que no trazem benefcio, ento, ele reconhecido como um ancio tolo [infantil].

"Mas mesmo que algum seja jovem, com o cabelo negro, dotado com as bnos da juventude, no primeiro estgio da vida, se ele falar na hora apropriada, disser a verdade, falar o que traz benefcio, falar de acordo com Dhamma e a Disciplina, se no momento apropriado ele disser palavras que so dignas de serem guardadas, racionais, sucintas, que trazem benefcio, ento, ele reconhecido como um ancio sbio.

"Bhikkhus, h essas quatro qualidades que caracterizam um ancio. Quais quatro?

(1) "Aqui, um bhikkhu virtuoso. Ele permanece contido de acordo com o Patimokkha, perfeito na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele treina adotando os preceitos de virtude.

(2) "Ele aprendeu muito, se recorda daquilo que aprendeu e consolida aquilo que aprendeu. Aqueles ensinamentos que so admirveis no incio, admirveis no meio, admirveis no final, com o correto significado e fraseado e que revelam uma vida santa que completamente perfeita e imaculada ensinamentos como esses ele os aprendeu bem, se recorda, domina com a linguagem, investigou com a mente e penetrou corretamente com o entendimento.

(3) "Ele obtm de acordo com a sua vontade, sem problemas ou dificuldades, os quatro jhanas que constituem a mente superior e que proporcionam uma estada prazerosa aqui e agora.

(4) "Com a eliminao das impurezas mentais, ele permanece em um estado livre de impurezas com a libertao da mente e a libertao atravs da sabedoria, tendo conhecido e manifestado isso para si mesmo no aqui e agora.

"Essas so as quatro qualidades que caracterizam um ancio."

O tolo com a mente inquieta
que tagarela muito,
os pensamentos inconstantes,
que se delicia com os ensinamentos ruins,
com idias ruins, desrespeitoso,
est longe da estatura de um ancio.

Mas aquele consumado em virtude,
com aprendizado e discernimento,
com autocontrole nos fatores que do estabilidade, [1]
que v o significado com clareza por meio da sabedoria;
tendo superado todos os fenmenos,
no estril, com discernimento,
tendo abandonado o nascimento e morte,
perfeito na vida espiritual,
nele no h impurezas -
ele quem chamo ancio.
Com a destruio das impurezas
um bhikkhu chamado ancio.

 


Notas:

[1] Os comentrios explicam que os fatores que do estabilidade samadhi.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Maro 2013

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