Anguttara Nikaya IV 178

Jambali Sutta

A Lagoa de Efluentes

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Bhikkhus, h esses quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo. Quais quatro?

H o caso em que um bhikkhu entra e permanece numa certa libertao pacfica da mente. [1] Ele se ocupa com a cessao da identificao de um eu, mas ocupando-se com a cessao da identificao de um eu a sua mente no salta, no ganha confiana, deciso e firmeza na cessao da identificao de um eu. Nele a cessao da identificao de um eu no pode ser esperada. Tal como se um homem agarrase um galho com a mo besuntada com resina, a mo dele ficaria grudada no galho, presa, aderida; da mesma forma, um bhikkhu entra e permanece numa certa libertao pacfica da mente. Ele se ocupa com a cessao da identificao de um eu, mas ocupando-se com a cessao da identificao de um eu a sua mente no salta, no ganha confiana, deciso e firmeza na cessao da identificao de um eu. Nele a cessao da identificao de um eu no pode ser esperada.

Agora, h o caso em que um bhikkhu entra e permanece numa certa libertao pacfica da mente. Ele se ocupa com a cessao da identificao de um eu, e ocupando-se com a cessao da identificao de um eu a sua mente salta, ganha confiana, deciso e firmeza na cessao da identificao de um eu. Nele a cessao da identificao de um eu pode ser esperada. Tal como se um homem agarrase um galho com a mo limpa, a mo dele no ficaria grudada no galho, presa, aderida; da mesma forma, um bhikkhu entra e permanece numa certa libertao pacfica da mente. Ele se ocupa com a cessao da identificao de um eu, e ocupando-se com a cessao da identificao de um eu a sua mente salta, ganha confiana, deciso e firmeza na cessao da identificao de um eu. Nele a cessao da identificao de um eu pode ser esperada.

Agora, h o caso em que um bhikkhu entra e permanece numa certa libertao pacfica da mente. Ele se ocupa com o rompimento da ignorncia, mas ocupando-se com o rompimento da ignorncia a sua mente no salta, no ganha confiana, deciso e firmeza no rompimento da ignorncia. Nele o rompimento da ignorncia no pode ser esperado. Tal como se houvesse uma lagoa de efluentes, existindo h muito tempo, e um homem bloqueasse todos os drenos de entrada e abrisse todos os drenos de sada e do cu no cassem gotas pesadas de chuva: o rompimento da lagoa de efluentes no poderia ser esperado; da mesma forma, um bhikkhu entra e permanece numa certa libertao pacfica da mente. Ele se ocupa com o rompimento da ignorncia, mas ocupando-se com o rompimento da ignorncia a sua mente no salta, no ganha confiana, deciso e firmeza no rompimento da ignorncia. Nele o rompimento da ignorncia no pode ser esperado.

Agora, h o caso em que um bhikkhu entra e permanece numa certa libertao pacfica da mente. Ele se ocupa com o rompimento da ignorncia, e ocupando-se com o rompimento da ignorncia a sua mente salta, ganha confiana, deciso e firmeza no rompimento da ignorncia. Nele o rompimento da ignorncia pode ser esperado. Tal como se houvesse uma lagoa de efluentes, existindo h muito tempo, e um homem abrisse todos os drenos de entrada e bloqueasse todos os drenos de sada e do cu cassem gotas pesadas de chuva: o rompimento da lagoa de efluentes poderia ser esperado; da mesma forma, um bhikkhu entra e permanece numa certa libertao pacfica da mente. Ele se ocupa com o rompimento da ignorncia, e ocupando-se com o rompimento da ignorncia a sua mente salta, ganha confiana, deciso e firmeza no rompimento da ignorncia. Nele o rompimento da ignorncia pode ser esperado.

Esses so os quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo.

 


Notas:

[1] Qualquer um dos jhanas. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 7 Fevereiro 2009

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