Anguttara Nikaya IV.123

Jhana Sutta

Jhana

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Bhikkhus, h esses quatro tipos de indivduos que podem ser encontrados no mundo. Quais quatro?

H o caso em que um indivduo, afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, entra e permanece no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento. Ele desfruta disso, deseja isso, encontra satisfao atravs disso. Permanecendo nisso fixado nisso, permanecendo nisso freqentemente, no abandonando isso ento, ao morrer ele renasce no mundo dos devas do cortejo de Brahma. Os devas do cortejo de Brahma, bhikkhus, tm um tempo de vida de um on. Uma pessoa comum tendo estado ali, tendo usado o seu tempo de vida, vai para o inferno, o ventre animal ou para o mundo dos fantasmas famintos. Mas um discpulo do Abenoado, tendo estado ali, tendo usado o seu tempo de vida, estar libertado naquela mesma existncia. Essa, bhikkhus, a diferena, a distino, o fator que distingue, um nobre discpulo instrudo de uma pessoa comum sem instruo - o seu destino, o seu renascimento.

Novamente, h o caso em que um indivduo, abandonando o pensamento aplicado e sustentado, entra e permanece no segundo jhana, que caracterizado pela segurana interna e perfeita unicidade da mente, sem o pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos da concentrao. Ele desfruta disso, deseja isso, encontra satisfao atravs disso. Permanecendo nisso fixado nisso, permanecendo nisso freqentemente, no abandonando isso ento, ao morrer ele renasce no mundo dos devas do Abhassara. Os devas do Abhasara, bhikkhus, tm um tempo de vida de dois ons. Uma pessoa comum tendo estado ali, tendo usado o seu tempo de vida, vai para o inferno, o ventre animal ou para o mundo dos fantasmas famintos. Mas um discpulo do Abenoado, tendo estado ali, tendo usado o seu tempo de vida, estar libertado naquela mesma existncia. Essa, bhikkhus, a diferena, a distino, o fator que distingue, um nobre discpulo instrudo de uma pessoa comum sem instruo - o seu destino, o seu renascimento.

Novamente, h o caso em que um indivduo, abandonando o xtase, entra e permanece no terceiro jhana que caracterizado pela felicidade sem o xtase, acompanhada pela ateno plena, plena conscincia e equanimidade, acerca do qual os nobres declaram: Ele permanece numa estada feliz, equnime e plenamente atento. Ele desfruta disso, deseja isso, encontra satisfao atravs disso. Permanecendo nisso fixado nisso, permanecendo nisso freqentemente, no abandonando isso ento, ao morrer ele renasce no mundo dos devas do Subhakinha. Os devas do Subhakinha, bhikkhus, tm um tempo de vida de quatro ons. Uma pessoa comum tendo estado ali, tendo usado o seu tempo de vida, vai para o inferno, o ventre animal ou para o mundo dos fantasmas famintos. Mas um discpulo do Abenoado, tendo estado ali, tendo usado o seu tempo de vida, estar libertado naquela mesma existncia. Essa, bhikkhus, a diferena, a distino, o fator que distingue, um nobre discpulo instrudo de uma pessoa comum sem instruo - o seu destino, o seu renascimento.

Novamente, h o caso em que um indivduo, com o completo desaparecimento da felicidade, entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade, nem sofrimento, com a ateno plena e a equanimidade purificadas. Ele desfruta disso, deseja isso, encontra satisfao atravs disso. Permanecendo nisso fixado nisso, permanecendo nisso freqentemente, no abandonando isso ento, ao morrer ele renasce no mundo dos devas do Vehapphala. Os devas do Vehapphala, bhikkhus, tm um tempo de vida de 500 ons. Uma pessoa comum tendo estado ali, tendo usado o seu tempo de vida, vai para o inferno, o ventre animal ou para o mundo dos fantasmas famintos. Mas um discpulo do Abenoado, tendo estado ali, tendo usado o seu tempo de vida, estar libertado naquela mesma existncia. Essa, bhikkhus, a diferena, a distino, o fator que distingue, um nobre discpulo instrudo de uma pessoa comum sem instruo - o seu destino, o seu renascimento.

Esses so os quatro tipos de indivduos que podem ser encontrados no mundo.

 


 

Veja tambm: Os Trinta e um Mundos de Existncia na cosmologia Budista.

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Revisado: 25 Novembro 2006

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