Anguttara Nikaya III.53

Aatarabrahmana Sutta

Um Certo Brmane

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Ento um certo brmane foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse:

"Mestre Gotama, dito: 'Um Dhamma visvel no aqui e agora, um Dhamma visvel no aqui e agora.' De que modo o Dhamma visvel no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sbios por eles mesmos?" [1]

(1) "Brmane, algum excitado pela paixo, subjugado pela paixo, com a mente obcecada pela paixo, intenciona pela prpria aflio, pela aflio dos outros, ou pela aflio de ambos, e ele experimenta sofrimento mental e angstia. Mas quando a paixo abandonada, ele no intenciona pela prpria aflio, pela aflio dos outros, ou pela aflio de ambos, e ele no experimenta sofrimento mental e angstia, desse modo que o Dhamma visvel no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sbios por eles mesmos.

(2) "Algum tomado pela raiva, subjugado pela raiva, com a mente obcecada pela raiva, intenciona pela prpria aflio, pela aflio dos outros, ou pela aflio de ambos, e ele experimenta sofrimento mental e angstia. Mas quando a raiva abandonada, ele no intenciona pela prpria aflio, pela aflio dos outros, ou pela aflio de ambos, e ele no experimenta sofrimento mental e angstia, desse modo que o Dhamma visvel no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sbios por eles mesmos.

(3) "Algum deludido, subjugado pela deluso, com a mente obcecada pela deluso, intenciona pela prpria aflio, pela aflio dos outros, ou pela aflio de ambos, e ele experimenta sofrimento mental e angstia. Mas quando a deluso abandonada, ele no intenciona pela prpria aflio, pela aflio dos outros, ou pela aflio de ambos, e ele no experimenta sofrimento mental e angstia, desse modo que o Dhamma visvel no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sbios por eles mesmos.

"Magnfico, Mestre Gotama! Magnfico, Mestre Gotama! Mestre Gotama esclareceu o Dhamma de vrias formas, como se tivesse colocado em p o que estava de cabea para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para algum que estivesse perdido ou segurasse uma lmpada no escuro para aqueles que possuem viso pudessem ver as formas. Eu busco refgio no Mestre Gotama, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que o Mestre Gotama me aceite como discpulo leigo que buscou refgio para o resto da vida.".

 


Notas:

[1] sanditthiko, akaliko, ehipassiko, opaneyyiko, paccattam veditabbo viuhiti. [Retorna]

Veja tambm o Paribbajaka Sutta (AN III.54), Sanditthika Sutta (AN VI.47) e o Upavana Sutta (SN XXXV.70).

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

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