Anguttara Nikaya III.34

Nidana Sutta

Origem Dependente

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"Bhikkhus, h trs causas para a origem de kamma. Quais trs? A cobia uma causa para a origem de kamma; a raiva uma causa para a origem de kamma; a deluso uma causa para a origem de kamma.

(1) "Qualquer kamma, bhikkhus, criado atravs da cobia, nascido da cobia, causado pela cobia, originado da cobia, amadurece onde quer que renasa o ser/existir. Onde quer que o kamma amadurea, ali que o resultado ser experimentado, quer seja nesta vida, ou no prximo renascimento, ou em alguma ocasio subsequente. [1]

(2) "Qualquer kamma, bhikkhus, criado atravs da raiva, nascido da raiva, causado pela raiva, originado da raiva, amadurece onde quer que renasa o ser/existir. Onde quer que o kamma amadurea, ali que o resultado ser experimentado, quer seja nesta vida, ou no prximo renascimento, ou em alguma ocasio subsequente.

(3) "Qualquer kamma, bhikkhus, criado atravs da deluso, nascido da deluso, causado pela deluso, originado da deluso, amadurece onde quer que renasa o ser/existir. Onde quer que o kamma amadurea, ali que o resultado ser experimentado, quer seja nesta vida, ou no prximo renascimento, ou em alguma ocasio subsequente.

"Suponham, bhikkhus, sementes que estejam intactas, no estejam estragadas, no tenham sido danificadas pelo vento e pelo calor do sol, frteis, bem preservadas e bem plantadas em um solo bem preparado num bom campo que tenha recebido chuva adequada: dessa forma, essas sementes germinariam, cresceriam e amadureceriam. Do mesmo modo, qualquer kamma criado atravs da cobia ... raiva ... deluso, nascido da deluso, causado pela deluso, originado da deluso, amadurece onde quer que renasa o ser/existir. Onde quer que o kamma amadurea, ali que o resultado ser experimentado, quer seja nesta vida, ou no prximo renascimento, ou em alguma ocasio subsequente.

"Essas so as trs causas para a origem de kamma.

"Bhikkhus, h essas outras trs causas para a origem de kamma. Quais trs? A no-cobia uma causa para a origem de kamma; a no-raiva uma causa para a origem de kamma; a no-deluso uma causa para a origem de kamma.

(1) "Qualquer kamma, bhikkhus, criado atravs da no-cobia, nascido da no-cobia, causado pela no-cobia, originado da no-cobia, abandonado quando a cobia desaparece; cortado pela raiz, feito como com um tronco de palmeira, eliminado de tal forma que no mais estar sujeito a um futuro surgimento. [2]

(2) "Qualquer kamma, bhikkhus, criado atravs da no-raiva, nascido da no-raiva, causado pela no-raiva, originado da no-raiva, abandonado quando a raiva desaparece; cortado pela raiz, feito como com um tronco de palmeira, eliminado de tal forma que no mais estar sujeito a um futuro surgimento.

(3) "Qualquer kamma, bhikkhus, criado atravs da no-deluso, nascido da no-deluso, causado pela no-deluso, originado da no-deluso, abandonado quando a deluso desaparece; cortado pela raiz, feito como com um tronco de palmeira, eliminado de tal forma que no mais estar sujeito a um futuro surgimento.

"Suponham, bhikkhus, sementes que estejam intactas, no estejam estragadas, no tenham sido danificadas pelo vento e pelo calor do sol, frteis, bem preservadas. Ento um homem as queimaria no fogo, as reduziria a cinzas e espalharia as cinzas num vento forte ou deixaria que elas fossem levadas pela forte correnteza de um rio. Dessa forma, essas sementes estariam cortadas pela raiz, feitas como com um tronco de palmeira, eliminadas de tal forma que no mais estariam sujeitas a um futuro surgimento. Do mesmo modo, qualquer kamma criado atravs da no-cobia ... no-raiva ... no-deluso, nascido da no-deluso, causado pela no-deluso, originado da no-deluso, abandonado quando a deluso desaparece; cortado pela raiz, feito como com um tronco de palmeira, eliminado de tal forma que no mais estar sujeito a um futuro surgimento.

"Essas, bhikkhus, so as trs causas para a origem de kamma."

Qualquer kamma que uma pessoa ignorante tenha criado,
nascido da cobia, raiva e deluso,
seja aquilo que foi criado, pouco ou muito,
para ser experimentado aqui mesmo:
no h nenhum outro lugar. [3]

Uma pessoa sbia deve portanto abandonar
qualquer ao nascida da cobia, raiva e deluso.
Um bhikkhu que faa nascer o conhecimento,
deixa para trs todas destinaes miserveis.

 


Notas:

[1] No h concordncia nas verses em pali preservadas no Sri Lanka, Birmnia e da PTS. Alguns estudiosos argumentam que levando em conta essas discordncias o sutta na verdade apenas apresenta duas possibilidades: que o kamma pode frutificar "nesta vida ou na prxima". Bhikkhu Bodhi optou por adotar a explicao dada nos comentrios que os frutos de kamma so para serem experimentados "nesta vida, no prximo renascimento ou numa existncia subsequente." Essa foi tambm a traduo para o portugus. [Retorna]

[2] Bhikkhu Bodhi explica que um arahant no cria mais kamma visto que a cobia, raiva e deluso foram extintas. No entanto ele pode experimentar os frutos de kamma passados. Mas como no haver o renascimento, todos os frutos de kamma que no tenham dado resultados sero eliminados.

Ajaan Brahmali comenta: "Tem que haver uma distino entre 'no-cobia' (alobha) e a situao em que a cobia desapareceu (lobhe vigata). O primeiro caso deve se referir motivao por trs de uma determinada ao, o segundo ao completo desenraizamento da cobia alcanado apenas por aquele que no retorna e pelo arahant. Apenas levando em conta essa distino que o enunciado do sutta faz sentido." [Retorna]

[3] "Experimentado aqui mesmo: no h nenhum outro lugar", significa que o fruto do kamma ser experimentado nesta mesma vida pela prpria pessoa e no por alguma outra pessoa.

Nota do tradutor: Estes versos indicam que o fruto do kamma ser experimentado nesta mesma vida o que contradiz a nota 1 acima.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

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