Anguttara Nikaya III.30

Avakujja Sutta

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"Bhikkhus, h trs tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo. Quais trs? A pessoa com a sabedoria invertida, a pessoa com a sabedoria como um regao, e a pessoa com ampla sabedoria.

"E como, bhikkhus, a pessoa com a sabedoria invertida? Aqui, uma pessoa visita o monastrio com frequncia para ouvir o Dhamma dos bhikkhus. Os bhikkhus lhe ensinam o Dhamma que admirvel no incio, admirvel no meio, admirvel no final, com o significado e fraseado corretos; e eles revelam uma vida santa que completamente perfeita e imaculada. Enquanto sentada ela no presta ateno ao que est sendo dito no incio, no meio, nem no final. Depois de levantar do seu assento ela ainda no presta ateno ao que foi dito no incio, no meio, nem no final. Igual a um jarro que virado de cabea para baixo, a gua que tenha sido nele colocada escorre e no permanece no jarro, do mesmo modo, uma pessoa visita o monastrio com frequncia para ouvir o Dhamma dos bhikkhus ... Depois de levantar do seu assento ela ainda no presta ateno ao que foi dito no incio, no meio, nem no final. Essa chamada a pessoa com a sabedoria invertida.

"E como, a pessoa com a sabedoria como um regao? Aqui, uma pessoa visita o monastrio com frequncia para ouvir o Dhamma dos bhikkhus. Os bhikkhus lhe ensinam o Dhamma que admirvel no incio, admirvel no meio, admirvel no final, com o significado e fraseado corretos; e eles revelam uma vida santa que completamente perfeita e imaculada. Enquanto sentada ela presta ateno ao que est sendo dito no incio, no meio, nem no final. Mas depois de levantar do seu assento ela no presta ateno ao que foi dito no incio, no meio, nem no final. Igual a uma pessoa que tenha uma certa quantidade de gneros no seu regao - sementes de ssamo, gros de arroz, doces, jujubas - se ela no prestar ateno ao se levantar, ela espalha os gneros por todos os lados, do mesmo modo, uma pessoa visita o monastrio com frequncia para ouvir o Dhamma dos bhikkhus ... Mas depois de levantar do seu assento ela no presta ateno ao que foi dito no incio, no meio, nem no final. Essa chamada a pessoa com a sabedoria como um regao.

"E como, a pessoa com ampla sabedoria? Aqui, uma pessoa visita o monastrio com frequncia para ouvir o Dhamma dos bhikkhus. Os bhikkhus lhe ensinam o Dhamma que admirvel no incio, admirvel no meio, admirvel no final, com o significado e fraseado corretos; e eles revelam uma vida santa que completamente perfeita e imaculada. Enquanto sentada ela presta ateno ao que est sendo dito no incio, no meio, nem no final. Depois de levantar do seu assento novamente ela presta ateno ao que foi dito no incio, no meio, nem no final. Igual a um jarro em p, a gua que tenha sido nele colocada permanece e no escorre, do mesmo modo, uma pessoa visita o monastrio com frequncia para ouvir o Dhamma dos bhikkhus ... Depois de levantar do seu assento novamente ela presta ateno ao que foi dito no incio, no meio, nem no final. Essa chamada a pessoa com a sabedoria invertida.

"Esses, bhikkhus, so os trs tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo."

A pessoa com a sabedoria invertida,
estpida e sem discernimento,
com frequncia visita os bhikkhus
[para ouvir o ensinamento do Dhamma].

Essa pessoa no entanto
no entende nada do que foi dito,
no incio, no meio e no final,
pois est completamente desprovida de sabedoria.

A pessoa com a sabedoria como um regao
se diz ser melhor que a primeira.
Ela tambm com frequncia visita os bhikkhus
[para ouvir o ensinamento do Dhamma]

Sentada no seu assento,
ela compreende o fraseado do discurso,
no incio, no meio e no final.
Mas depois de levantar do seu assento, ela j no mais compreende,
esquece o que aprendeu.

A pessoa com ampla sabedoria
dito ser a melhor de todas.
Ela tambm com frequncia visita os bhikkhus
[para ouvir o ensinamento do Dhamma]

Sentada no seu assento,
ela compreende o fraseado do discurso,
no incio, no meio e no final.

Essa pessoa com a melhor das intenes,
a sua mente purificada, retm aquilo que foi ouvido.
Praticando de acordo com o Dhamma,
ela poder dar um fim ao sofrimento.

 


 

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Revisado: 2 Fevereiro 2013

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