Vipassana Prtico

Por

Bhante Henepola Gunaratana

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Voc deve ter ouvido que uma pessoa deveria estar com a ateno plena o tempo todo, quer esteja em casa ou no escritrio, ou num nibus ou no seu carro ou no carro de um outra pessoa, etc. Esse conselho poderia ser interpretado como voc tendo que manter a mente focada o tempo todo na respirao. Ao dirigir, se voc mantiver a mente s na respirao provavelmente ir enfrentar alguns problemas, tal como no dar ateno ao processo de dirigir e correr o risco de ter um acidente.

Algumas vezes voc poder pensar que estar com ateno plena o tempo todo significa colocar a ateno apenas naquilo que voc estiver fazendo naquele momento em particular. Isso, claro, o que toda pessoa que leva o seu trabalho a srio normalmente faz. Um artista, pintor, escritor, cantor, compositor, pensador, orador, atirador, cozinheiro, etc. precisa prestar ateno quilo que est fazendo durante todo o tempo em que estiver engajado no seu trabalho.

No so s os seres humanos que fazem isso. Voc deve ter notado como os gatos prestam total ateno sua presa para poderem captur-la, sem cometer nenhum erro que possa assust-la. Tigres, lees, crocodilos prestam total ateno quilo que esto fazendo para capturar a sua presa. Pode ser que voc tenha notado que as garas permanecem paradas num nico lugar por um longo tempo para agarrar um peixe. Ces pastores ficam totalmente atentos aos movimentos das ovelhas para que possam correr com rapidez e dirigir o rebanho na direo certa. Infelizmente nem o gato, a gara ou o co pastor so capazes de remover a sua cobia, paixo, etc., ou cultivar um pouquinho que seja de insight prestando total ateno aos seus objetos.

Prestar ateno ao que quer que seja que voc esteja fazendo em todos os momentos no ir eliminar o seu desejo, raiva e ignorncia. Isso, na verdade, exatamente o que voc faz na meditao da tranqilidade ou concentrao. Ao prestar ateno a uma coisa de cada vez no ser possvel eliminar os irritantes psquicos. Voc pode focar a sua mente em apenas um objeto durante cinqenta anos e ainda assim a irritao psquica na sua mente permanecer inalterada. Uma pessoa pode observar todas as regras de comportamento virtuoso. Uma outra pode aprender de memria todas as escrituras. Outra ainda, pode obter a concentrao. Outra pode passar toda a sua vida em solido. Todas elas podem pensar que sero capazes de experimentar a libertao suprema de todos os irritantes psquicos, que no est ao alcance da pessoa comum. Mas nenhuma delas poder ter esse tipo de experincia se no destrurem todos os irritantes psquicos. Ento, em adio a tudo aquilo que elas praticam, elas tambm precisam remover todas as suas impurezas psquicas para que possam experimentar a felicidade da emancipao de todos os tipos de dor.

O que fica faltando ao focar a total ateno num nico objeto durante todo o tempo a sabedoria. A sua ateno plena deve estar combinada com a ateno com sabedoria ou reflexo com sabedoria (yoniso manasikara). O que ateno combinada com a reflexo com sabedoria? a ateno acompanhada pelas trs razes benficas. O que so as trs razes benficas? Elas so a generosidade, o amor bondade e a sabedoria. Isso significa que quando voc prestar ateno em algo tente sempre colocar a sua ateno sem o desejo, raiva ou deluso; com o pensamento de generosidade, amor bondade e sabedoria. Essas trs so chamadas de razes benficas; o desejo, a raiva e a deluso so chamadas de razes prejudiciais. No permita que a sua mente seja influenciada pelas razes prejudiciais ao prestar ateno em algo. Deixe que os pensamentos de generosidade, amor bondade e sabedoria dominem a sua mente enquanto estiver dando ateno a qualquer coisa.

Ao prestar ateno enquanto voc lava as panelas, no necessrio pensar em termos de generosidade, amor bondade e sabedoria em relao a elas. Voc cultiva a ateno plena no pelas panelas mas pelos seres vivos. Voc deve prestar ateno a qualquer pensamento que diga respeito a voc ou a qualquer outro ser vivo. Aplique a reflexo com sabedoria ao vestir a roupa, comer, beber, falar com algum, ouvir um som, ver um objeto, caminhar ou dirigir.

Ao prestar total ateno refletindo com sabedoria, o seu desejo, raiva e deluso se diluem, porque ao refletir com sabedoria a generosidade, amor bondade e sabedoria so ativados. Os seus pensamentos de generosidade, amor bondade e sabedoria tm o poder de minimizar o seu desejo, raiva e deluso em qualquer atividade que voc esteja engajado. Ao prestar ateno em algo, sem refletir com sabedoria, voc poder inadvertidamente desenvolver o desejo, raiva e deluso. Voc pode, por exemplo, ver um objeto. Aos seus olhos aquele objeto pode parecer atraente, belo ou prazeroso ou ele pode no ser atraente. Naquele instante se voc no refletir com sabedoria, poder acabar desenvolvendo o desejo ou averso em relao a ele ou poder ter idias absolutamente confusas a respeito dele. Ou poder pensar que o objeto permanente ao invs de compreender que ele impermanente; que traz a satisfao ao invs da insatisfao; ou que possui um eu ao invs de estar desprovido de um eu.

Voc poder ento perguntar como que os seus pensamentos generosos podem eliminar os seus pensamentos desejosos, visto que estes querem se apegar ao objeto ou agarr-lo. Ao perceber o objeto com desejo, a sua mente se apega a ele e no aceita nenhum pensamento no sentido de abandonar esse desejo. Pode ser que voc no queira nem tirar os olhos do objeto. Na verdade, naquele momento a sua mente fica cega a qualquer pensamento de generosidade. Mesmo que queira soltar-se do apego ao objeto voc assim o far com grande relutncia. Voc pode sentir que generoso. Mas a sua generosidade servir apenas para satisfazer o seu propsito desejoso: como obter algo em troca, ou obter reconhecimento, ou ficar famoso pela generosidade. O desejo possui um adesivo muito forte. Ao primeiro contato com o objeto desejvel a mente cola nele com rapidez. Soltar-se daquele objeto to doloroso quanto cortar fora um membro ou algum pedao do seu corpo, assim voc no consegue soltar o objeto da sua mente.

quando voc realmente precisa da ateno com sabedoria. quando voc precisa aprender a ver a impermanncia, insatisfao e ausncia de um eu no objeto que voc est observando. A sua ateno com sabedoria indica que nem o objeto que voc percebe nem a sua sensao em relao ao objeto permanecem as mesmas, nem mesmo por dois momentos consecutivos. Voc no ter a mesma sensao mais tarde. Voc muda, o objeto que voc percebe muda. Com a ateno com sabedoria voc ir ver que tudo impermanente. Esse entendimento da impermanncia permite que voc se solte do seu ressentimento. Ao ver com sabedoria que tudo aquilo que insatisfatrio impermanente, voc ver a conexo entre o desejo e o insatisfatrio. Como voc est apegado a um objeto impermanente, voc ficar desapontado com as mudanas que ocorrem nele. Ao ver com sabedoria, ver que aquilo que impermanente e insatisfatrio no possui um eu.

Ento voc poder pensar Ah! Como este objeto ir mudar, eu preciso ser rpido e esperto para tirar vantagem deste objeto neste momento e obter minha satisfao to rpido quanto possvel antes que ele desaparea. Amanh ele no estar mais aqui. Nesse caso voc deve se lembrar que a pressa a inimiga da perfeio. Se voc tomar decises apressadas e fizer algo tolo, ir se arrepender mais tarde. Algumas vezes voc se sente atrado por uma pessoa, por exemplo, e se empenha em conquist-la sem dar muita ateno ao fato de que mais tarde ir descobrir muitos defeitos nela. Nas decises apressadas no existe ateno plena. Voc no pode vencer o processo de mudana, nem pode par-lo tomando decises apressadas e tolas.

Quando a sua ateno plena est bem desenvolvida, ento mesmo sob presso voc toma a deciso acertada. A nica coisa sensata a ser feita para vencer a impermanncia dar um passo atrs e investigar a sua mente para ver se a deciso est sendo tomada com base na sabedoria. Com a ateno plena voc saber como se beneficiar do momento presente de forma a no se arrepender mais tarde. Qualquer deciso que voc tome com ateno plena far com que voc fique feliz e pacfico e nunca far com que voc se arrependa mais tarde.

Lembre-se sempre que a ateno plena o estado mental pleno de generosidade, amor bondade e sabedoria juntamente com a compaixo, alegria altrusta e equanimidade. Sempre que voc estiver prestando ateno em algo, voc deve se perguntar se a sua mente contm esses fatores. Se no contiver, voc no est com ateno plena.

Com generosidade na mente voc abandonar qualquer viso, som, aroma, sabor, tangvel e pensamento agradvel sem hesitao. Voc, seguramente, dever reconhec-los como atraentes no sentido convencional. Compreenda que devido sua atratividade que as pessoas se apegam a eles e se envolvem com eles. Quanto mais profundo for o envolvimento, mais profundo ser o sofrimento. Com amor bondade na mente voc no tentar rejeitar nenhuma viso, som, aroma, sabor, tangvel e pensamento se eles no forem atraentes. Com ateno plena compreenda que eles so impermanentes. Quando uma viso, som, aroma, sabor, tangvel ou pensamento parecer identificado com o eu, olhe para isso com sabedoria como um conceito irreal, noes errneas inculcadas na sua mente pelo condicionamento ao longo de muitas geraes.

Ateno plena no ter cuidado. No ser esperto. Qualquer pessoa pode ser cuidadosa e esperta. Um equilibrista sobre o arame cem metros acima do solo cuidadoso. Igual aos acrobatas que realizam todo o tipo de faanhas. Os alpinistas que escalam montanhas altssimas com paredes inclinados, escorregadios, tm que ser muito cuidadosos. Muitos ladres so muito espertos e passam a perna na polcia. Muitos traficantes de drogas, ladres de bancos, criminosos so muito espertos. No se pode considerar que nenhum deles tenha ateno plena.

Ateno plena o estado da mente que reflete sobre si mesma para no ser aprisionada pelo desejo, raiva e ignorncia que causam o sofrimento tanto para a prpria pessoa como para os outros ou ambos.

Quando dizemos para as pessoas que no cultivem o ressentimento, algumas pessoas nos perguntam como podemos viver sem ressentimento? Esse o milagre da ateno plena. Ao praticar a ateno plena voc aprende a fazer as coisas mais difcieis com facilidade. No ficar ressentido, desejoso ou confuso muito dificil. Atravs do treinamento constante da ateno plena voc aprende a viver sem ressentimento, cobia ou confuso. Por outro lado, estar com a ateno plena mais difcil do que estar sem a ateno plena. Mas voc aprende a fazer o que mais difcil com facilidade, ao invs de fazer aquilo que mais fcil. Por essa razo o Buda disse:

Para o bom fazer o bem fcil
Para o mau fazer o mal fcil
Para o mau fazer o bem difcil
Para o nobre fazer o mal difcil

Isso significa que aquilo que muito difcil no comeo fica mais fcil atravs da prtica constante.

 

 

Revisado: 30 Novembro 2002

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