Propriedade e Administrao de Monastrios

Por

Ajaan Brahmavamso

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Vinaya o nome para o conjunto de regras e tradies monsticas que so obrigatrias para todos os monges e as monjas Budistas. O Vinaya foi estabelecido pelo prprio Buda e agora est preservado sob a forma escrita, tanto nas lnguas da antiga ndia bem como traduzido para idiomas Ocidentais.

Com tantas pessoas novas tomando contato com o Budismo nos ltimos anos muitas conhecem muito pouco sobre as regras de disciplina da comunidade monstica. importante que a comunidade leiga tenha uma boa compreenso dessas regras de modo a assegurar que no se comportem de alguma forma que possa ser ofensiva Sangha, nem que possa lhes criar dificuldades.

Propriedade e Administrao de Monastrios:

Na poca do Buda, quando um Budista leigo oferecia terras, edifcios, ou dinheiro para estabelecer um monastrio, ele dedicava a doao para a Sangha dos quatro quadrantes no presente e ainda por vir. A Sangha dos quatro quadrantes no presente e ainda por vir significa todos os monges e monjas ordenados da forma correta. Isso inclui todos os monges e monjas Budistas legtimos, de todas as nacionalidades e seitas. Hoje isso provavelmente incluiria a maioria dos monges e monjas chineses Mahayana (bhiksus e bhiksunis), mas excluiria alguns lamas tibetanos e a maioria dos roshis zen, pelo menos os casados! Portanto, os proprietrios dos monastrios so a comunidade mundial e temporal de monges e monjas.

Os administradores do monastrio eram os monges e monjas que l viviam. Eles se reuniam periodicamente para tomar decises relativas ao seu monastrio e todas essas decises tinham que ser unnimes. Mas, a fim de proteger o monastrio de monges corruptos, h muitas regras no Vinaya que restringem o que os monges residentes poderiam fazer. Por exemplo, eles no poderiam decidir doar propriedades da Sangha (a menos que fosse insignificante), nem dividir os bens entre eles mesmos, (depois abandonar os mantos, vender tudo e mudar para a praia!). A comunidade em um monastrio tem a obrigao de preservar e manter em bom estado todos os bens da Sangha, preservando-os em benefcio da comunidade atual e no futuro.

Em grandes monastrios, e alguns tinham milhares de monges e monjas, a comunidade delegava algumas das suas responsabilidades para monges e monjas competentes. Assim, por exemplo havia um monge responsvel pela alocao de alojamentos, e outro responsvel pela construo e manuteno. O Venervel Maha Moggalana, um dos dois principais discpulos do Buda, foi talvez o monge mais eficaz na construo. Certa vez o Buda lhe encomendou, com o auxlio de 500 monges, a construo em Savathi, com recursos doados pela discpula Visakha, de um grandioso edifcio chamada "Migaramatu Pasada". Essa habitao monstica tinha dois andares, cada um com 500 quartos com pinculos de ouro! Devido aos poderes supra-humanos do Venervel Maha Moggalana (na poca eles no dispunham de guindastes e escavadeiras) foram necessrios apenas nove meses para a concluso do edifcio.

Concluindo, na poca de Buda, a comunidade monstica residente administrava o seu monastrio em todos os aspectos, mantendo-o em boas condies para o benefcio de todos os monges e monjas, no presente e no futuro. E os monges participavam, embora s de vez em quando, de projetos de construo. Os famosos monastrios na antiga ndia, como o Jeta Grove em Savathi, onde o Buda passou 19 retiros das chuvas, eram propriedade da Sangha e operados pelos monges.

 


 

Fonte: BSWA Newsletter, October-December 1995.

 

 

Revisado: 29 Maro 2014

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