Ordenaco de Mulheres

Por

Ajaan Brahmavamso

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A Irm Rocana deixou o Monastrio Bodhinyana recentemente para receber a ordenao 'superior' na Inglaterra. Como parte do roteiro ela visitou a Tailndia e ficou decepcionada com as oportunidades que viu para as mulheres que queiram se ordenar. O lugar das mulheres no monasticismo Theravada um problema no menos espinhoso do que algumas das matas nativas aqui no monastrio! Mas no h como evit-lo. Isso s pode ser entendido no contexto do Vinaya, o corpo de regras e regulamentaes monsticas estabelecidas pelo Buda, que so obrigatrias para todos os monges e monjas Budistas. Assim, neste artigo vou discutir a ordenao de mulheres.

'Bhikkhu' o termo que denota um monge Budista ordenado de modo completo. O termo significa literalmente, 'aquele que depende de esmolas'. Do mesmo modo, uma 'bhikkhuni' uma monja Budista ordenada de modo completo. Durante a sua vida, o Buda estabeleceu prsperas comunidades de ambos bhikkhus e bhikkhunis. No entanto, no s o Buda estabeleceu mais regras de disciplina para a bhikkhunis, 311 contra 227 para os bhikkhus, mas tambm ele tornou a ordenao de mulheres mais difcil.

Para se tornar uma bhikkhuni, uma mulher tinha que comear pedindo a 'ordenao' como sikkhamana (ou seja, uma mulher em treinamento) perante uma assemblia de pelo menos 5 bhikkhunis. Seu treinamento consistia em 6 regras: os cinco preceitos, o terceiro dos quais sendo ampliado para o completo celibato, mais abster-se de comer fora do horrio matinal. S quando ela tivesse observado essas seis regras de modo CONTNUO POR DOIS ANOS, ela poderia, com a permisso de seus pais e do marido, ser ordenada como bhikkhuni. Se ela desobedecesse alguma regra, teria que novamente recomear o seu perodo de treinamento. Tendo concludo o seu treinamento, ela ento poderia procurar uma bhikkhuni com pelo menos 12 anos de experincia para ser sua preceptora. Uma preceptora tem que ter a concordncia como tal por toda a comunidade local de bhikkhunis antes que ela possa ordenar uma outra e, mesmo assim, ela s pode ordenar uma candidata a cada dois anos. A candidata primeiro ordenada em uma reunio formal com pelo menos cinco bhikkhunis e depois essa 'ordenao de um lado' confirmada perante uma reunio formal de pelo menos cinco bhikkhus. S ento ela ser uma bhikkhuni ordenada de modo completo, de acordo com a tradio Theravada.

A Sangha das bhikkhunis floresceu por muitos sculos e se espalhou por todo Sul e Leste da sia. Parece ter morrido no Sri Lanka no sculo 11 EC (segundo o professor Malalasekera), principalmente devido turbulncia civil, proveniente de invaso e guerra. O fato de que a Sangha das bhikkhunis no foi restabelecida nas ltimas dcadas do sculo 11, quando o Sri Lanka foi novamente pacificado, sugere fortemente que havia poucas ou nenhuma bhikkhuni nas terras vizinhas, como a ndia ou a Birmnia, que poderiam ser convidadas ao Sri Lanka para restabelecer a tradio. Pois, tal como foi explicado acima, para ordenar outra bhikkhuni necessrio a presena de um mnimo de cinco bhikkhunis, uma vez que o nmero caia abaixo de cinco, a instituio est condenada.

Durante muitos sculos, os Budistas no Sri Lanka, na Tailndia e na Birmnia assumiram que a ordem das bhikkhunis havia desaparecido h sculos, e que seria impossvel reviv-la. Como compensao, outras tradies monsticas femininas foram criadas pelos monges para dar a oportunidade para mulheres viverem uma vida meditativa simples. Tal ordem so as Irms vestidas de branco na Tailndia, que seguem os oito preceitos, sendo que uma dessas Irms era Rocana. Mas sendo uma adio posterior, essa ordenao no tem o status de ter sido estabelecida pelo Buda e no tem a autoridade de uma tradio antiga e, assim, os preconceitos sociais e culturais acabaram criando razes e prevalecendo. Por esta razo, muitos monges seniores, como por exemplo Ajaan Sumedho na Inglaterra, tentaram reviver e ampliar a ordenao de novias. Embora ainda menos que uma bhikkhuni, uma novia usa mantos de cor ocre, e essencialmente, mantm dez preceitos, o ltimo dos quais a absteno do uso ou posse de dinheiro. Assim, uma novia mais do que uma Irm renunciante Tailandesa vestida de branco, e, vestindo na aparncia roupas semelhantes aos de um monge, ela recebe mais do respeito que ela merece.

Houve muita discusso recentemente, ou seja, na ltima dcada mais ou menos, que poderia ser possvel reviver a ordenao completa das bhikkhunis. H bhiksunis na tradio Mahayana, em Taiwan e Hong Kong. 'Bhiksuni' apenas o snscrito (a lngua do Mahayana), equivalente ao nosso 'bhikkhuni'. Se for confirmado que o procedimento de ordenao das bhiksunis Mahayana tem o ingrediente vital de uma moo e trs proclamaes, apresentada para um grupo de pelo menos 5 bhikkhunis, informando ao grupo reunido que a candidata deseja ser ordenada como bhikkhuni e pedindo a sua aprovao, ento provavelmente a ordenao ser vlida de acordo com as normas do Theravada. Se for assim, e no momento no tenho nenhuma informao adicional sobre isso, ento poderemos ver a contraparte feminina aos monges sendo restaurada na tradio Theravada.

Quaisquer que sejam os detalhes tcnicos, deve-se sempre ter em mente o velho provrbio Ingls: "Onde h vontade, d-se um jeito". Muitas vezes fico surpreso ao ver quanto as regras podem ser dobradas sob o peso da compaixo. Tudo que necessrio o motivo para dobr-las e esse motivo vai aumentar medida que aumentar o nmero de mulheres que mostram com o seu exemplo a vontade de se entregar vida de uma renunciante.

 


 

Notas:

Fonte: BSWA Newsletter, January-March 1990.

Nota do Tradutor:

Este texto de Ajaan Brahm tem uma relevncia e importncia histrica. evidente do texto que j em 1990 Ajaan Brahm expressa claramente uma inclinao favorvel ao restabelecimento da ordem das bhikkhunis. A meno linhagem de ordenao das bhiksuni Mahayana acabou sendo confirmada alguns anos depois e o resultado foi o restabelecimento em 1996 da ordem das bhikkhunis no Theravada com a ordenao completa de 11 dasa sil matas do Sri Lanka em Sarnath, na ndia, de acordo com as regras do Vinaya, com o quorum necessrio de bhiksunis da Coria.

Na seqncia, em 2009, ocorreu a primeira ordenao de bhikkhunis na tradio Theravada na Austrlia, sendo ao mesmo tempo a primeira ordenao de bhikkhunis na tradio das florestas da Tailndia. Esse evento causou uma grande polmica resultando inclusive na excluso do monastrio de Ajaan Brahm da comunidade da Forest Sangha. Mas este ensaio deixa claro que a posio adotada por Ajaan Brahm no deveria ter sido surpresa para ningum e graas sua coragem e determinao a ordem das bhikkhunis no Theravada est firmemente restabelecida.

 

 

Revisado: 9 Agosto 2014

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