As Cinco Faculdades Espirituais

Por

Bhikkhu Bodhi

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A prtica dos ensinamentos do Buda mais comumente descrita pela imagem de uma jornada e os oito fatores do Nobre Caminho ctuplo constituindo a estrada real pela qual o discpulo deve viajar. As escrituras Budistas, no entanto, ilustram a busca pela libertao de vrias outras formas e cada uma delas projetando uma luz distinta sobre a natureza da prtica. Embora as formulaes alternativas inevitavelmente se apiem sobre o mesmo conjunto bsico de fatores mentais como aqueles que compem o caminho ctuplo, elas estruturam esses fatores ao redor de uma "metfora raiz" distinta - uma imagem que evoca um conjunto particular de associaes e que destaca diferentes aspectos do esforo para alcanar a cessao do sofrimento.

Um dos grupos de fatores, que recebe uma proeminncia especial nos Suttas, includo pelo Buda entre os trinta e sete apoios para a iluminao, o das cinco faculdades espirituais: as faculdades da convico, energia, ateno plena, concentrao e sabedoria. O termo indriya, faculdades, aplicado a esse grupo como um todo derivado do nome do antigo deus Indra dos Vedas, soberano dos devas e o termo conseqentemente sugere a qualidade divina de controle e domnio. As cinco faculdades so designadas dessa forma porque elas exercem controle nos seus compartimentos especficos da vida espiritual. Tal como o deus Indra venceu os demnios e obteve a supremacia entre os devas, da mesma forma cada uma das cinco faculdades requisitada para subjugar uma deficincia mental em particular e para dirigir a potncia mental correspondente em direo ao rompimento das barreiras para a alcanar a iluminao.

O conceito das faculdades de certa forma semelhante ao antigo conceito Grego das virtudes. Tal como as virtudes, as faculdades so poderes ativos que coordenam e canalizam as nossas energias naturais, dirigindo-as para alcanar a harmonia e o equilbrio internos essenciais para a nossa verdadeira felicidade e paz. Visto que as faculdades devem servir como agentes de controle interno, isto implica que, exceto por sua influncia de conteno, nossa natureza no se encontra sob nosso controle. Deixada por sua prpria conta, sem o governo de uma fonte superior de orientao, a mente vtima de foras que crescem dentro de si mesma, foras tenebrosas que nos mantm subjugados e que evitam que alcancemos o nosso mais elevado bem estar e verdadeira bondade. Essas foras so as contaminaes (kilesa). Enquanto vivermos e agirmos sob o seu domnio no seremos senhores de ns mesmos, mas apenas pees passivos, compelidos pelos nossos desejos cegos a agir de formas que prometem satisfao mas que no final conduzem apenas misria e escravido. A verdadeira felicidade envolve necessariamente alcanar a autonomia interna, a fora para resistir aos puxes e empurres dos nossos apetites, e isso alcanado precisamente atravs do desenvolvimento das cinco faculdades espirituais.

As qualidades que exercem a funo de faculdades possuem origem humilde, aparecendo inicialmente em papis mundanos ao longo da nossa vida diria. Nessas formas humildes elas se manifestam como a convico honesta em valores superiores, como o vigoroso esforo em direo ao bem, como a conscincia atenta, como a concentrao focada e como a compreenso inteligente. O ensinamento do Buda no implanta essas inclinaes na mente a partir do nada, mas explora essas capacidades preexistentes na nossa natureza dirigindo-as a um objetivo supramundano - na direo da realizao do Incondicionado atribuindo-lhes, dessa forma, um significado transcendente. Ao atribuir-lhes uma tarefa que revela o seu imenso potencial e ao gui-las por um caminho que pode permitir a realizao desse potencial, o Dhamma transforma esses fatores mentais comuns em faculdades espirituais, instrumentos poderosos na busca pela libertao, que so capazes de penetrar as mais profundas leis da existncia e abrir as portas para o Imortal.

Na prtica do Dhamma cada uma dessas faculdades tem que simultaneamente desempenhar a sua prpria funo especfica e se harmonizar com as demais faculdades para estabelecer o equilbrio necessrio para a clara compreenso. As cinco faculdades alcanam a completa maturidade no desenvolvimento do insight atravs da meditao, o caminho direto para o despertar. Nesse processo, a faculdade da convico proporciona o elemento de inspirao e aspirao que dirige a mente para longe do pntano da dvida estabelecendo-a com tranqila convico na Jia Trplice como a base suprema para a libertao. A faculdade da energia acende o fogo do esforo sustentado que queima os obstculos e causa a maturao dos fatores que amadurecem com o despertar. A faculdade da ateno plena contribui com a clara conscincia, o antdoto para o descuido e o pr-requisito para o entendimento. A faculdade da concentrao mantm o foco da ateno, calmo e controlado, firmemente focado na origem e cessao dos eventos corporais e mentais. E a faculdade da sabedoria, que o Buda chama de virtude mxima entre os apoios para a iluminao, remove a penumbra da ignorncia e ilumina as verdadeiras caractersticas dos fenmenos.

Da mesma forma que as cinco faculdades, consideradas individualmente, desempenham, cada uma, as suas tarefas nicas em seus respectivos domnios, como um grupo elas executam a tarefa coletiva de estabelecer o equilbrio interno e a harmonia. Para obter esse esforo equilibrado, as faculdades so divididas em pares nos quais cada membro deve contrapor a inerente tendncia indesejvel do outro, permitindo assim que realizem o seu pleno potencial. As faculdades da convico e da sabedoria formam um par, tendo como objetivo equilibrar a capacidade para a f e a compreenso; as faculdades da energia e da concentrao formam um segundo par tendo como objetivo equilibrar a capacidade para o esforo ativo e a calma contemplao. Acima dos pares complementares encontra-se a faculdade da ateno plena que protege a mente dos extremos e assegura que os membros de cada par mantenham um ao outro em um refreamento mtuo, uma tenso que os enriquece mutuamente.

Nascidas de origens humildes nas funes do dia a dia da mente, atravs do Dhamma as cinco faculdades adquirem um destino transcendente. Quando elas so desenvolvidas e cultivadas com regularidade, diz o Mestre, "elas conduzem ao Imortal, tm como destino o Imortal, culminam no Imortal".

 

 

Revisado: 29 Dezembro 2001

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