As Tendncias Subjacentes

Por

Bhikkhu Analayo

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Neste artigo ser examinada a relao traada no Cūḷavedalla Sutta (MN 44) entre os trs tipos de sensaes e as tendncias subjacentes.

O termo Pāli para tendncia subjacente anusaya [1] , que transmite a idia de algo que est latente, uma inclinao ou tendncia latente da mente. Tal como usado nos discursos originais, o termo anusaya carrega invariavelmente conotaes negativas. Dada a sua natureza adormecida e repercusses invariavelmente negativas, uma questo central a ser abordada no decorrer desta exposio ser como superar a influncia dessas tendncias prejudiciais.

O termo anusaya ocorre nos discursos com e sem detalhamentos adicionais. Nos versos do Sutta Nipata, por exemplo, o termo ocorre por si mesmo e, portanto, carrega um significado geral, sem se referir a uma impureza especfica. [2]

Outros discursos mencionam tendncias subjacentes mais especficas. Um exemplo o Mahamalunkya Sutta (MN 64), que menciona a tendncia subjacente idia da existncia do eu, sakkayaditthanusaya. Essa a tendncia do mundano no-desperto de fabricar um eu em relao aos cinco agregados do apego.

O mesmo discurso tambm menciona a tendncia subjacente de se apegar dogmaticamente a regras e observncias, silabbataparamasanusaya. Tal apego dogmtico no um problema apenas para aqueles que praticam fora da dispensao do Buda. Um verso no Dhammapada (Dhp 271) ordena que um monge Budista no deveria se contentar com meras regras e observncias (silabbata) e ao invs disso deveria praticar para a destruio das impurezas (asava). Isso mostra que a expresso silabbata tambm pode se referir s regras e observncias Budistas. Segue-se que a tendncia de se agarrar a isso dogmaticamente pode tambm ser um obstculo para os praticantes Budistas.

Tal como com relao tendncia subjacente idia da existncia do eu, o apego dogmtico s regras e observncias s ser extirpado quando o grilho correspondente (samyojana) tiver sido erradicado com a realizao da entrada na correnteza (sotapanna). Dessa forma, embora as tendncias subjacentes sejam de natureza latente e, portanto, paream no ser passveis de contemplao direta, o progresso do insight acaba levando sua erradicao. Tendo realizado a completa iluminao todas as tendncias subjacentes no so mais capazes de influenciar a mente. Em outras palavras, o progresso para se tornar um arahant leva a essa emancipao.

As vrias tendncias subjacentes mencionadas nos discursos acabaram sendo sistematizadas como um conjunto de sete, que so as seguintes:

desejo sensual (kamaraga)
averso (paṭigha)
idias (ditthi)
dvida (vicikiccha)
presuno (mana)
desejo por ser/existir (bhavaraga)
ignorncia (avijja)

Como Operam as Tendncias Subjacentes

O Cetana Sutta (SN 12.38) aponta para a natureza subliminar das tendncias subjacentes. Isso mostra que a operao de um anusaya diferente de intenes e planejamento. O tema principal do discurso a explorao dos meios atravs dos quais a conscincia estabelecida (no contexto do renascimento). A passagem relevante procede da seguinte forma:

Bhikkhus, aquilo que algum intenciona, aquilo que algum planeja e aquilo que algum tenha como tendncia subjacente: isto se torna uma base para a manuteno da conscincia...

Se, bhikkhus, algum no intenciona, algum no planeja, mas ainda tem como tendncia subjacente, isto se torna uma base para a manuteno da conscincia...

Mas, bhikkhus, quando algum no intenciona, algum no planeja e no tem como tendncia subjacente, nenhuma base existe para a manuteno da conscincia..."

De acordo com a segunda dessas trs alternativas, a conscincia pode tomar como objeto aquilo que algum tenha apenas como uma tendncia subjacente. Isso suficiente, sem necessidade de inteno ativa e planejamento. Isso indica que a natureza das tendncias subjacentes algo latente ou subliminar na mente. Mesmo sem a ativao de intenes e planejamento, uma tendncia subjacente pode, no entanto, impactar a conscincia.

De acordo com o Mahamalunkya Sutta (MN 64) j mencionado acima, as tendncias subjacentes esto at presentes em um beb. No caso da tendncia subjacente ao desejo sensual, a passagem relevante diz:

"Um beb recm-nascido no tem nem mesmo a noo de prazeres sensuais, ento como o desejo sensual pode surgir nele? No entanto, a tendncia subjacente ao desejo sensual est nele."

As tradies Budistas posteriores encontraram dificuldades para reconciliar o retrato das tendncias subjacentes, da maneira mencionada nessa passagem, com a noo de que as qualidades benficas e prejudiciais no poderiam coexistir em um nico estado mental. Como algo decididamente prejudicial pode estar presente na mente de alguma forma continua, mesmo quando nenhuma condio mental prejudicial manifestada e a mente est em um estado benfico?

No entanto, o Malunkyaputta Sutta mostra claramente que, baseado na perspectiva Budista original, as tendncias subjacentes j so encontradas em um beb, mesmo que esse ser seja incapaz de entreter os pensamentos e reaes correspondentes.

Do ponto de vista prtico, a apresentao resultante aponta para a natureza entranhada da tendncia subjacente e sua presena contnua, mesmo na ausncia de ativao. Uma vez que o interesse muda das questes pragmticas para a criao de um mapa abrangente dos estados e qualidades mentais, este tipo de situao passa a ser o desafio na construo de tais mapas. Ao mesmo tempo, destacada uma questo de relevncia prtica: se uma tendncia subjacente pode estar presente o tempo todo sem necessariamente ter um impacto perceptvel na condio benfica da mente, como combater e remover essas tendncias prejudiciais?

As Tendncias Subjacentes e as Sensaes

Para explorar essa questo, a seguir, tomaremos trs do conjunto padro de sete tendncias subjacentes, ou seja, aquelas que se relacionam diretamente com os trs tipos de sensaes (vedana).

O Chachakka Sutta (MN 148), descreve o surgimento condicionado dessas trs tendncias subjacentes em relao experincia visual da seguinte forma:

Bhikkhus, na dependncia do olho e das formas, a conscincia no olho surge; o encontro dos trs o contato; com o contato como condio surge uma sensao sentida como prazerosa ou dolorosa ou nem prazerosa, nem dolorosa.

"Quando algum tocado por uma sensao prazerosa, se ele sente prazer com ela, recebe-a e permanece agarrado a ela, ento a tendncia subjacente ao desejo est nele.

"Quando algum tocado por uma sensao dolorosa, se ele fica triste, angustiado e lamenta, chora, bate no peito e fica perturbado, ento a tendncia subjacente averso est nele.

"Quando algum tocado por uma sensao nem prazerosa, nem dolorosa, se ele no compreende como na verdade a origem, a cessao, a gratificao, o perigo e a escapatria em relao quela sensao, ento a tendncia subjacente ignorncia est nele."

O Chachakka Sutta continua destacando que, sem superar essas trs tendncias subjacentes, no ser possvel alcanar a libertao.

Somente quando o despertar tiver sido alcanado e as trs tendncias subjacentes tiverem sido superadas, as reaes descritas no Chachakka Sutta no mais surgiro. Com a ocorrncia de sensaes prazerosas, no haver mais nenhum deleite e apego. Da mesma forma, o surgimento de sensaes dolorosas no mais resultar em sofrimento e tristeza, e qualquer tendncia a ignorar sensaes neutras substituda por compreenso e insight.

Claramente, superar essas tendncias subjacentes uma questo de importncia considervel. No entanto, a questo mencionada acima permanece: como podemos superar algo que no podemos observar diretamente, algo que s podemos conhecer atravs de suas repercusses na experincia desses trs tipos de sensaes?

O problema que as nossas reaes s sensaes prazerosas, dolorosas e neutras por meio do prazer, da dor e da ignorncia no algo que decidimos fazer intencionalmente. Ns apenas reagimos de uma maneira automtica e, muitas vezes, apenas nos damos conta mais tarde, que estivemos sob a influncia de uma dessas trs tendncias subjacentes. Portanto, algum tipo de treinamento meditativo parece ser necessrio para emergir de tais automatismos. Felizmente, discursos no Samyutta Nikaya fornecem informaes sobre o tipo de insight meditativo que precisa ser cultivado para esse propsito.

As Tendncias Subjacentes e o Insight

O Asavapahana Sutta (SN 35.58) conecta a superao das tendncias subjacentes ao cultivo do insight. No caso de experincias visuais, isso assume a seguinte forma:

"Bhikkhu, quando algum compreende e v o olho como impermanente, as tendncias subjacentes so abandonadas. Quando algum compreende as formas como impermanentes, as tendncias subjacentes so abandonadas. Quando algum compreende e v como impermanente qualquer sensao que surja tendo o contato na mente como condio - quer seja prazerosa, dolorosa ou nem prazerosa nem dolorosa - as tendncias subjacentes so abandonadas."

De acordo com esse sutta, a superao das tendncias subjacentes requer o estabelecimento de insight em relao impermanncia. Esse insight envolve compreender a natureza mutvel de cada dimenso do que est sendo experimentado. No caso da experincia visual, isso inclui o meio do sentido, seu objeto, o tipo correspondente de conscincia e outras facetas dessa experincia, em particular sua tonalidade hednica em termos dos trs tipos de sensaes. Parece ser uma compreenso to abrangente da impermanncia que ajuda a impedir uma reao imediata ao tom da sensao dessa experincia visual.

Desta forma, o modo instintivo de reagir sensao, querendo o que prazeroso, afastando o que doloroso e ignorando o que neutro, pode ser combatido. Vistas como impermanentes, as sensaes so despojadas de uma parte considervel de seu potencial reativo. Dado que iro mudar de qualquer maneira, a aparente necessidade de agir se torna diminuda. Essa percepo contesta o impacto das tendncias subjacentes, que de outra forma operam fora do alcance de nosso controle consciente. Ao aprender a resistir ao impulso instintivo de reagir de imediato, a capacidade dessas trs tendncias subjacentes de ativar a reatividade inbil em resposta aos trs tipos de sensaes pode ser gradualmente enfraquecida.

O elemento chave nesse caso parece ser um abrandamento da reatividade mental. Em vez de reagir de imediato, permite-se tempo suficiente para que surja o quadro completo da situao, em especial para que a percepo crucial da natureza impermanente de todos os aspectos da experincia atual tenha seu impacto total. A partir deste ponto de observao mais informado, torna-se possvel diminuir e, eventualmente, superar a reatividade desencadeada pelas tendncias subjacentes em relao aos trs tipos de sensaes.

O prximo discurso no Samyutta Nikaya (SN 35.59) oferece basicamente a mesma perspectiva sobre a superao das tendncias subjacentes, com a diferena de que, em vez da impermanncia, traz o tpico de no-eu.

Assim como toda dimenso daquilo que experienciado impermanente, tambm vazia de um eu. De fato, precisamente porque impermanente que nenhuma essncia permanente pode ser encontrada, que possa ser tomada como um eu.

Isso completa o cultivo do insight descrito acima, pois enfraquecendo e, eventualmente, erodindo nossa identificao com as sensaes experimentadas, a reatividade instintiva pode ser erradicada. Dessa maneira, a impermanncia e o no-eu podem fazer sua contribuio combinada para extinguir os modos prejudiciais de reagir s sensaes - modos que geralmente ocorrem em um nvel da mente que no diretamente passvel de controle consciente.

As Tendncias Subjacentes e a Ateno Plena (Mindfulness)

Nesse aspecto, a prtica da meditao satipatthana parece ser de particular relevncia. De acordo com as instrues dadas no Satipatthana Sutta (MN 10), a tarefa da ateno plena em relao s sensaes , em primeiro lugar, um claro reconhecimento de sua qualidade afetiva. Quando experimentamos uma sensao prazerosa, por exemplo, devemos reconhecer isso claramente como se estivssemos dizendo para ns mesmos: "Estou sentindo uma sensao prazerosa". O mesmo vale para os outros dois tipos de sensaes.

Alm da distino entre sensaes prazerosas, dolorosas e neutras, o Satipatthana Sutta diferencia cada uma em situaes mundanas e no-mundanas. No caso de sensaes prazerosas, um discurso no Samyutta Nikaya explica que sensaes prazerosas mundanas so aquelas relacionadas sensualidade (SN 36.29). Tais sensaes prazerosas esto naturalmente relacionados tendncia subjacente ao desejo sensual, conforme estipulado no Culavedalla Sutta (MN 44). Um exemplo de sensaes prazerosas no-mundanas dado no discurso do Samyutta Nikaya a felicidade dos jhanas. De acordo com o Culavedalla Sutta (MN 44), essa felicidade no est ligada tendncia subjacente ao desejo sensual.

Desse modo, as instrues dadas no Satipatthana Sutta para contemplar sensaes como mundanas ou no-mundanas podem ser entendidas como apontando para a necessidade de reconhecer no apenas o tom afetivo de uma sensao em particular, mas tambm seu potencial relacionamento com uma tendncia subjacente.

Com base nessa compreenso, h uma instruo encontrada na seo do Satipatthana Sutta que pode ser chamada de "refro". De acordo com essa instruo, qualquer sensao deve ser contemplada de acordo com a sua natureza de surgir e cessar. Isso aponta para a impermanncia, a percepo que, de acordo com o discurso do Samyutta Nikaya mencionado acima, pode levar a uma superao das tendncias subjacentes.

Dessa forma, o cultivo da ateno plena pode servir como uma ferramenta para superar o funcionamento das tendncias subjacentes que desencadeiam reaes impulsivas aos trs tipos de sensaes.



Notas:

(1) O termo em pali - anusaya em geral traduzido como tendncia subjacente ou tendncia latente. A etimologia do termo tem o sentido literal de deitar-se com. No entanto, no uso corrente, o verbo relacionado (anuseti) significa estar obcecado com algo, os pensamentos da pessoa regressam e deitam com aquilo repetidamente.[Retorna]

(2) Aquele que no abriga nenhuma obsesso, cujas razes prejudiciais foram obliteradas (Snp I.1). [Retorna]

(3) Leia tambm sobre os estudos de (Benjamin Libet sobre o cronmetro do crebro que reforam esta concluso.

 

 

Revisado: 12 Agosto 2018

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