Sutta Nipata III.8

Salla Sutta

A Flecha

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A vida neste mundo incerta e imprevisvel. A vida aqui difcil, breve, e atada ao sofrimento.

Um ser, uma vez que tenha nascido, ir morrer, no h como escapar disso. Quando a velhice chega, ou alguma outra causa, a morte inevitvel. Esse o curso natural para um ser vivo.

Quando os frutos esto maduros h o constante perigo que eles caiam. Da mesma forma, para aqueles que nasceram e que esto sujeitos morte, sempre h o medo da morte.

Tal como os potes feitos por um oleiro sempre acabam se quebrando, assim tambm a vida dos mortais.

Os jovens e os velhos, quer sejam tolos ou sbios, todos so detidos pelo poder da morte, todos enfim acabam na morte.

Aqueles tomados pela morte e que passam a um outro mundo, um pai no pode proteger o seu filho, nem os parentes a algum prximo.

Veja: enquanto os parentes observam, chorando e gemendo, um a um todos mortais so levados iguais aos bois ao matadouro.

Portanto o envelhecimento e a morte so endmicos ao mundo. Mas os sbios no se angustiam, tendo compreendido a natureza do mundo.

Voc no tem como saber o caminho atravs do qual eles vieram ou para onde iro. Ento no tem sentido lamentar-se em vo.

Se algum benefcio fosse obtido da lamentao, os sbios lamentariam. Apenas um tolo fere a si mesmo.

No entanto por meio do choro e da tristeza a mente no se acalma, apenas mais sofrimento e dor so produzidos.

O luto emagrece e empalidece, apenas h prejuzo para si mesmo. No possvel manter vivos aqueles que morreram. O pesar intil.

Por no abandonar a tristeza um ser simplesmente sofre mais. O pesar faz dele um escravo da tristeza.

Veja os seres enfrentando a morte, experimentando os resultados das suas aes. As pessoas se aterrorizam quando percebem estarem sob o poder da morte.

O que as pessoas esperam acontecer sempre diferente daquilo que realmente acontece. Disso surge um grande desapontamento. Assim como funciona o mundo.

Algum pode viver por cem anos, ou at mais, mas no final, ele separado do seu crculo de entes queridos e abre mo da sua vida.

Portanto podemos ouvir e aprender do nobre, ao v-lo abandonar o pesar. Quando ele v algum que viveu a sua vida e faleceu, ele diz, Ele no mais ser visto por mim.

Quando uma casa est em chamas o fogo extinto com gua. Da mesma forma um sbio, hbil, estudado, com autoconfiana, extingue a tristeza assim que ela surge. Igual ao vento soprando um tufo de algodo.

Aquele que busca a felicidade deve remover a flecha que ele mesmo se meteu: a flecha das angstias, dos desejos, do desespero.

Com a flecha removida, desapegado, com a mente em paz, tendo superado a tristeza, livre da tristeza, ele ter realizado nibbana.

 

 

Revisado: 13 Maio 2006

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