Samyutta Nikaya XXXVI.22

Atthasatapariyaya Sutta

Cento e Oito Sensaes

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Bhikkhus, eu ensinarei para vocs um discurso do Dhamma sobre as cento e oito sensaes.

E qual, bhikkhus, o discurso do Dhamma sobre as cento e oito sensaes? Em uma exposio eu falei sobre dois tipos de sensaes; em outra exposio eu falei sobre trs tipos de sensaes; eu falei de cinco tipos de sensaes ... seis tipos de sensaes ... dezoito tipos de sensaes ... trinta e seis tipos de sensaes ... cento e oito tipos de sensaes.

E quais, bhikkhus, so os dois tipos de sensaes? Sensaes corporais e mentais.

E quais, bhikkhus, so os trs tipos de sensaes? Sensaes prazerosas, sensaes dolorosas e sensaes nem dolorosas, nem prazerosas.

E quais, bhikkhus, so os cinco tipos de sensaes? A faculdade do prazer, a faculdade da dor, a faculdade da alegria, a faculdade da tristeza e a faculdade da equanimidade.

E quais, bhikkhus, so os seis tipos de sensaes? As sensaes que nascem por meio do contato no olho, ouvido, nariz, lngua, corpo e mente.

E quais, bhikkhus, so os dezoito tipos de sensaes? Seis examinaes acompanhadas pela alegria, seis examinaes acompanhadas pela tristeza, seis examinaes acompanhadas pela equanimidade. [1]

E quais, bhikkhus, so os trinta e seis tipos de sensaes? Existem seis sensaes de alegria baseadas na vida em famlia e seis sensaes de alegria baseadas na renncia; seis sensaes de tristeza baseadas na vida em famlia e seis sensaes de tristeza baseadas na renncia; seis sensaes de equanimidade baseadas na vida em famlia e seis sensaes de equanimidade baseadas na renncia.[2]

E quais, bhikkhus, so os cento e oito tipos de sensaes? So as trinta e seis sensaes acima no passado; so as trinta e seis sensaes acima no futuro e so as trinta e seis sensaes acima no presente.

Esse, bhikkhus, o discurso do Dhamma sobre as cento e oito sensaes.

 


 

Nota:

[1] So examinaes mentais que surgem em relao aos seis objetos dos sentidos. Veja tambm o MN 137. [Retorna]

[2] Novamente, cada tipo de sensao se transforma em seis em relao aos seis objetos dos sentidos. [Retorna]

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Revisado: 4 Dezembro 2004

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