Samyutta Nikaya XXXV.231

Khiraukkhopama Sutta

A rvore Leitosa

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


"Bhikkhus, com relao s formas conscientizadas atravs do olho, se em algum bhikkhu ou bhikkhuni ainda existe cobia que no tenha sido abandonada, se ainda existe raiva que no tenha sido abandonada, se ainda existe deluso que no tenha sido abandonada, ento mesmo formas insignificantes que entrem no campo de viso obcecam a mente, o que dizer ento daquelas formas que so proeminentes. Por qual razo? Porque a cobia ainda est presente e no foi abandonada, a raiva ainda est presente e no foi abandonada, a deluso ainda est presente e no foi abandonada. O mesmo em relao aos sons conscientizados atravs do ouvido ... objetos mentais conscientizados atravs da mente.

"Suponham, bhikkhus, que houvesse uma rvore leiteira - jovem, suculenta. Se um homem a cortasse aqui e ali com um machado, o leite da rvore escorreria?"

"Sim, venervel senhor. Por qual razo? Porque h leite na rvore."

"Do mesmo modo, bhikkhus, com relao a formas conscientizadas atravs do olho ... mesmo formas insignificantes que entrem no campo de viso obcecam a mente, o que dizer ento daquelas formas que so proeminentes. Por qual razo? Porque a cobia ainda est presente e no foi abandonada, a raiva ainda est presente e no foi abandonada, a deluso ainda est presente e no foi abandonada. O mesmo em relao aos sons conscientizados atravs do ouvido ... objetos mentais conscientizados atravs da mente.

"Bhikkhus, com relao s formas conscientizadas atravs do olho, se em algum bhikkhu ou bhikkhuni no existe cobia e esta tenha sido abandonada, se no existe raiva e esta tenha sido abandonada, se no existe deluso e esta tenha sido abandonada, ento mesmo formas proeminentes que entrem no campo de viso no obcecam a mente, o que dizer ento daquelas formas que so insignificantes. Por qual razo? Porque a cobia no est presente e foi abandonada, a raiva no est presente e foi abandonada, a deluso no est presente e foi abandonada. O mesmo em relao aos sons conscientizados atravs do ouvido ... objetos mentais conscientizados atravs da mente.

"Suponham, bhikkhus, que houvesse uma rvore leiteira - velha, ressecada. Se um homem a cortasse aqui e ali com um machado, o leite da rvore escorreria?"

"No, venervel senhor. Por qual razo? Porque no h leite na rvore."

"Do mesmo modo, bhikkhus, com relao a formas conscientizadas atravs do olho ... mesmo formas proeminentes que entrem no campo de viso no obcecam a mente, o que dizer ento daquelas formas que so insignificantes. Por qual razo? Porque a cobia no est presente e foi abandonada, a raiva no est presente e foi abandonada, a deluso no est presente e foi abandonada. O mesmo em relao aos sons conscientizados atravs do ouvido ... objetos mentais conscientizados atravs da mente."

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 20 Dezembro 2014

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.