Samyutta Nikaya XXXV.133

Verahaccani Sutta

Verahaccani

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Em certa ocasio, o venervel Udayi estava em Kamanda no manguezal do brmane Todeyya. Ento um jovem brmane, um aluno da senhora brmane do cl Verahaccani foi at o venervel Udayi e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado ele sentou a um lado e o venervel Udayi o instruiu, motivou, estimulou e encorajou com um discurso do Dhamma. Ento, depois de ter sido instrudo, motivado, estimulado e encorajado pelo discurso do Dhamma, o jovem brmane levantou do seu assento e foi at a senhora brmane do cl Verahaccani e disse:

Senhora, voc deveria saber que o contemplativo Udayi ensina o Dhamma, com o significado e fraseado corretos, que admirvel no incio, admirvel no meio, admirvel no final; e ele revela uma vida santa que completamente perfeita e imaculada."

"Nesse caso, meu jovem, convide o contemplativo Udayi em meu nome para a refeio de amanh."

"Sim senhora", o jovem respondeu e foi at o venervel Udayi e lhe disse: "Que o mestre Udayi concorde em aceitar a refeio de amanh oferecida pelo nosso reverenciado mestre, a senhora brmane do cl Verahaccani."

O venervel Udayi concordou em silncio. Ento, quando a noite havia terminado, ao amanhecer, o venervel Udayi se vestiu e tomando a tigela e o manto externo, foi para a residncia da senhora brmane do cl Verahaccani, sentando num assento que havia sido preparado. Ento, com as prprias mos, a senhora brmane serviu e satisfez o venervel Udayi com os vrios tipos de boa comida. Em seguida, quando o venervel Udayi havia terminado de comer e retirado a mo da sua tigela, a senhora brmane calou as suas sandlias, sentou num assento elevado, cobriu a cabea e disse: "Contemplativo, ensine o Dhamma." Dizendo, "Haver uma outra ocasio para isso, irm," ele levantou do seu assento e partiu. [1]

Uma segunda vez o jovem brmane foi at o venervel Udayi ... (igual ao primeiro pargrafo at:) ... Senhora, voc deveria saber que o contemplativo Udayi ensina o Dhamma, com o significado e fraseado corretos, que admirvel no incio, admirvel no meio, admirvel no final; e ele revela uma vida santa que completamente perfeita e imaculada."

"Meu jovem, voc continua elogiando o contemplativo Udayi, mas quando eu lhe disse: 'Contemplativo, ensine o Dhamma.' Ele disse: 'Haver uma outra ocasio para isso, irm,' e levantou do seu assento e partiu."

"Senhora, isso aconteceu porque voc calou as sandlias, sentou num assento elevado, cobriu a cabea e lhe disse: 'Contemplativo, ensine o Dhamma.' Pois esses nobres respeitam e reverenciam o Dhamma."

"Nesse caso, meu jovem, convide o contemplativo Udayi em meu nome para a refeio de amanh."

"Sim senhora", o jovem respondeu e foi at o venervel Udayi ... (igual acima at:) ... quando o venervel Udayi havia terminado de comer e retirado a mo da sua tigela, a senhora brmane tirou as suas sandlias, sentou num assento mais baixo, descobriu a cabea e disse: "Venervel senhor, o que os arahants afirmam deve existir para que ocorra o prazer e a dor? E o que os arahants afirmam deve no existir para que no ocorra o prazer e a dor?"

"Irm, os arahants afirmam que quando o olho existe ocorre o prazer e a dor, e quando o olho no existe no ocorre o prazer e a dor. Os arahants afirmam que quando o ouvido existe ocorre o prazer e a dor, e quando o ouvido no existe no ocorre o prazer e a dor ... Os arahants afirmam que quando a mente existe ocorre o prazer e a dor, e quando a mente no existe no ocorre o prazer e a dor."

Quando isso foi dito a senhora brmane do cl Verahaccani disse para o venervel Udayi: "Magnfico, Venervel senhor! Magnfico, Venervel senhor! O venervel Udayi esclareceu o Dhamma de vrias formas, como se tivesse colocado em p o que estava de cabea para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para algum que estivesse perdido ou segurasse uma lmpada no escuro para aqueles que possuem viso pudessem ver as formas. Eu busco refgio no Abenoado, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que o Mestre Udayi se lembre de mim como a discpula leiga que buscou refgio para o resto da vida..

 


 

Notas:

[1] Ensinar o Dhamma para algum vestindo sandlias, ou sentado num assento elevado, ou com a cabea coberta so trasngresses do Vinaya. So aes que indicam falta de respeito por parte do ouvinte. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 20 Dezembro 2014

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