Samyutta Nikaya XXII.89

Khemaka Sutta

Sobre Khemaka

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Em certa ocasio, muitos monges sniores estavam em Kosambi no Parque de Ghosita. E naquela ocasio o venervel Khemaka estava no Parque da rvore de Jujuba, enfermo, com dores, gravemente doente. Ento, no final da tarde os monges sniores saram do seu isolamento e se dirigiram ao venervel Dasaka dizendo, Venha, amigo Dasaka. V at o bhikkhu Khemaka e ao chegar diga: Os bhikkhus sniores, amigo Khemaka, lhe dizem: Esperamos que voc esteja melhorando, amigo. Esperamos que voc se sinta confortvel. Esperamos que as suas dores estejam diminuindo e no aumentando. Esperamos que haja sinais da sua diminuio e no do seu aumento.

Respondendo, Assim seja, amigos, para os monges sniores, o venervel Dasaka foi at o venervel Khemaka e ao chegar disse: Os bhikkhus sniores, amigo Khemaka, lhe dizem: Esperamos que voc esteja melhorando, amigo. Esperamos que voc se sinta confortvel. Esperamos que as suas dores estejam diminuindo e no aumentando. Esperamos que haja sinais da sua diminuio e no do seu aumento.

Eu no estou melhorando, meu amigo. Eu no me sinto confortvel. Minhas dores extremas esto aumentando, no diminuindo. Existem sinais do seu aumento e no de diminuio.

Ento o venervel Dasaka foi at os bhikkhus sniores e, ao chegar, disse, O bhikkhu Khemaka disse: Eu no estou melhorando, meu amigo. Eu no me sinto confortvel. Minhas dores extremas esto aumentando, no diminuindo. Existem sinais do seu aumento e no de diminuio.

Venha, amigo Dasaka, v at o bhikkhu Khemaka e ao chegar diga: Os bhikkhus sniores, amigo Khemaka, lhe dizem: Com respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abenoado, isto , a forma como um agregado influenciado pelo apego, a sensao como um agregado influenciado pelo apego, a percepo como um agregado influenciado pelo apego, as formaes volitivas como um agregado influenciado pelo apego, a conscincia como um agregado influenciado pelo apego; voc supe que alguma coisa relacionada com esses cinco agregados influenciado pelo apego sejam o eu, ou pertenam ao eu?

Respondendo, Assim seja, amigos, aos bhikkhus sniores, o venervel Dasaka foi at o venervel Khemaka e ao chegar disse: Os bhikkhus sniores, amigo Khemaka, lhe dizem: Com respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abenoado, isto , a forma como um agregado influenciado pelo apego, a sensao como um agregado influenciado pelo apego, a percepo como um agregado influenciado pelo apego, as formaes volitivas como um agregado influenciado pelo apego, a conscincia como um agregado influenciado pelo apego; voc supe que alguma coisa relacionada com esses cinco agregados influenciado pelo apego sejam o eu, ou pertenam ao eu?

Amigo, com respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abenoado, isto , a forma como um agregado influenciado pelo apego, a sensao como um agregado influenciado pelo apego, a percepo como um agregado influenciado pelo apego, as formaes volitivas como um agregado influenciado pelo apego, a conscincia como um agregado influenciado pelo apego; no h nada que eu suponha ser o eu ou pertencer ao eu.

Ento o venervel Dasaka foi at os bhikkhus sniores e ao chegar disse: O bhikkhu Khemaka me disse: Amigo, com respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abenoado, isto , a forma como um agregado influenciado pelo apego, a sensao como um agregado influenciado pelo apego, a percepo como um agregado influenciado pelo apego, as formaes volitivas como um agregado influenciado pelo apego, a conscincia como um agregado influenciado pelo apego; no h nada que eu suponha ser o eu, ou pertencer ao eu.

Venha, amigo Dasaka, v at o bhikkhu Khemaka e ao chegar diga: Com respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abenoado, isto , a forma como um agregado influenciado pelo apego, a sensao como um agregado influenciado pelo apego, a percepo como um agregado influenciado pelo apego, as formaes volitivas como um agregado influenciado pelo apego, a conscincia como um agregado influenciado pelo apego: se, com respeito a esses cinco agregados do apego, o venervel Khemaka supe que nada seja o eu, ou que pertena ao eu, ento o venervel Khemaka um arahant, desprovido de impurezas.

Amigo, com respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abenoado, isto , a forma como um agregado influenciado pelo apego, a sensao como um agregado influenciado pelo apego, a percepo como um agregado influenciado pelo apego, as formaes volitivas como um agregado influenciado pelo apego, a conscincia como um agregado influenciado pelo apego: com respeito a esses cinco agregados influenciado pelo apego, no h nada que eu suponha ser o eu, ou que pertena ao eu, mas no entanto eu no sou um arahant. Com relao a esses cinco agregados influenciado pelo apego, Eu sou ainda no foi subjugado, embora eu no suponha que eu sou isso.

Ento o venervel Dasaka foi at os bhikkhus sniores e, ao chegar, disse: O bhikkhu Khemaka disse: Amigo, com respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abenoado, isto , a forma como um agregado influenciado pelo apego, a sensao como um agregado influenciado pelo apego, a percepo como um agregado influenciado pelo apego, as formaes volitivas como um agregado influenciado pelo apego, a conscincia como um agregado influenciado pelo apego: com respeito a esses cinco agregados influenciado pelo apego, no h nada que eu suponha ser o eu, ou que pertena ao eu, mas no entanto eu no sou um arahant. Com relao a esses cinco agregados influenciado pelo apego, Eu sou ainda no foi subjugado, embora eu no suponha que eu sou isso.

Venha, amigo Dasaka, v at o bhikkhu Khemaka e ao chegar diga: Os bhikkhus sniores, amigo Khemaka, lhe dizem: Amigo Khemaka, esse eu sou do qual voc fala: o que voc diz que eu sou? Voc diz, Eu sou a forma, ou voc diz, Eu sou outra coisa distinta da forma? Voc diz, Eu sou a sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia, ou voc diz, Eu sou outra coisa distinta da conscincia? Esse Eu sou do qual voc fala: o que voc diz que eu sou?

Respondendo, Assim seja, amigos, aos bhikkhus sniores, o venervel Dasaka foi at o venervel Khemaka e ao chegar disse: Os sniores, amigo Khemaka, lhe dizem: Amigo Khemaka, esse eu sou do qual voc fala: o que voc diz que eu sou? Voc diz, Eu sou a forma, ou voc diz, Eu sou outra coisa distinta da forma? Voc diz, Eu sou a sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia, ou voc diz, Eu sou outra coisa distinta da conscincia? Esse Eu sou do qual voc fala: o que voc diz que eu sou?

J basta, amigo Dasaka. O que que se consegue com esse correr para c e para l? Pegue a minha bengala. Eu mesmo irei at os bhikkhus sniores.

Ento o venervel Khemaka, apoiando-se sobre a bengala, foi at os bhikkhus sniores e ao chegar eles se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado, ele sentou a um lado e os bhikkhus sniores disseram: Amigo Khemaka, esse eu sou do qual voc fala; o que voc diz que eu sou? Voc diz, Eu sou a forma, ou voc diz, Eu sou outra coisa distinta da forma? Voc diz, Eu sou a sensao... percepo... formaes volitivas... conscincia, ou voc diz, Eu sou outra coisa distinta da conscincia? Esse Eu sou do qual voc fala: o que voc diz que eu sou?

Amigos, no que eu diga Eu sou a forma, nem digo Eu sou outra coisa distinta da forma. No que eu diga, Eu sou a sensao... percepo... formaes volitivas... conscincia, nem digo Eu sou outra coisa distinta da conscincia. Com relao a esses cinco agregados influenciados pelo apego, Eu sou ainda no foi subjugado, embora eu no suponha que Eu sou isso.

como o perfume de uma flor de ltus azul, vermelha ou branca: Se algum chamasse isso de o perfume da ptala ou o perfume da cor ou o perfume do pistilo, estaria ele falando da forma correta?

No, amigo.

Ento como ele iria descrev-lo se fosse descrever da forma correta?

Como o perfume da flor: assim como ele o descreveria se fosse descrever da forma correta.

Da mesma forma, amigos, no que eu diga eu sou a forma, nem digo Eu sou outra coisa distinta da forma. No que eu diga, Eu sou a sensao... percepo... formaes volitivas... conscincia, nem digo Eu sou outra coisa distinta da conscincia. Com relao a esses cinco agregados influenciados pelo apego, Eu sou ainda no foi subjugado, embora eu no suponha que Eu sou isso.

Amigos, embora um nobre discpulo tenha abandonado os cinco primeiros grilhes, ele ainda possui em relao aos cinco agregados influenciados pelo apego a presuno residual remanescente Eu sou, o desejo Eu sou, a obsesso Eu sou. Mas em outra ocasio, mais tarde, ele permanece contemplando o fenmeno da origem e da cessao em relao aos cinco agregados: Assim a forma, essa a sua origem, essa a sua cessao. Assim a sensao ... Assim a percepo ... Assim so as formaes volitivas ... Assim a conscincia, essa a sua origem, essa a sua cessao. Ao contemplar a origem e a cessao desses cinco agregados, a presuno residual remanescente Eu sou, o desejo Eu sou, a obsesso Eu sou, totalmente destruda.

Como com um pano sujo e manchado: o seu dono o entrega a uma lavadeira, que o esfrega com o sal da terra, ou alvejante, ou esterco de vaca, e depois o enxgua com gua limpa. Agora, embora o pano esteja limpo e sem manchas, ele ainda possui um odor residual remanescente de sal da terra, ou alvejante, ou esterco de vaca. A lavadeira o retorna ao dono e ele coloca o pano num cesto de vime infundido com aromas, o odor residual remanescente de sal da terra, ou alvejante, ou esterco de vaca totalmente destrudo.

Da mesma forma, amigos, embora um nobre discpulo tenha abandonado os cinco primeiros grilhes, ele ainda possui em relao aos cinco agregados influenciados pelo apego a presuno residual remanescente Eu sou, o desejo Eu sou, a obsesso Eu sou. Mas em outra ocasio, mais tarde, ele permanece contemplando o fenmeno da origem e da cessao em relao aos cinco agregados: Assim a forma, essa a sua origem, essa a sua cessao. Assim a sensao ... Assim a percepo ... Assim so as formaes volitivas ... Assim a conscincia, essa a sua origem, essa a sua cessao. Ao contemplar a origem e a cessao desses cinco agregados, a presuno residual remanescente Eu sou, o desejo Eu sou, a obsesso Eu sou, totalmente destruda.

Quando isso foi dito, os bhikkhus sniores disseram ao venervel Khemaka, Ns no o interrogamos, venervel Khemaka, com o propsito de criar-lhe problemas, apenas pensamos que o venervel Khemaka capaz de declarar a mensagem do Abenoado, ensin-la, descrev-la, exp-la, revel-la, explic-la, torn-la simples tal como ele de fato declarou, ensinou, descreveu, exps, revelou, explicou e tornou-a simples.

Isso foi o que o venervel Khemaka disse. Os bhikkhus sniores ficaram satisfeitos e contentes com as palavras do venervel Khemaka. E enquanto essa explicao estava sendo dada, as mentes de cerca de sessenta bhikkhus, atravs do desapego, libertaram-se totalmente das impurezas bem como a mente do venervel Khemaka.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

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