Samyutta Nikaya XXII.8

Upadaparitassana (dutiya) Sutta

Agitao devido ao Apego

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Em Savatthi. Bhikkhus, eu ensinarei para vocs a agitao devido ao apego e a no agitao devido ao no apego. [1] Ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

Porque, amigos, existe agitao devido ao apego? Neste caso, uma pessoa comum sem instruo que no respeita os nobres, que no proficiente nem treinada no Dhamma deles, que no respeita os homens verdadeiros, que no proficiente nem treinada no Dhamma deles, considera a forma material assim: 'Isso meu, isso sou eu, isso o meu eu'. [2] Essa forma material muda e se altera. Com a forma material mudando e se alterando, a tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero surgem nela.

Ela considera a sensao assim considera a percepo assim ... considera as formaes volitivas assim considera a conscincia assim: 'Isso meu, isso sou eu, isso o meu eu' Essa conscincia muda e se altera. Com a conscincia mudando e se alterando, a tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero surgem nela.

E porque, amigos, existe a no agitao devido ao no apego? Neste caso um nobre discpulo bem instrudo, que respeita os nobres, que proficiente e treinado no Dhamma deles, que respeita os homens verdadeiros, que proficiente e treinado no Dhamma deles, no considera a forma material assim: 'Isso meu, isso sou eu, isso o meu eu' Essa forma material muda e se altera. Com a forma material mudando e se alterando, a tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero no surgem nele.

Ele no considera a sensao assim no considera a percepo assim ... no considera as formaes volitivas assim no considera a conscincia assim: 'Isso meu, isso sou eu, isso o meu eu' Essa conscincia muda e se altera. Com a conscincia mudando e se alterando, a tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero no surgem nele.

 


Notas:

[1] Veja tambm o MN 138. [Retorna]

[2] "Isso meu": produzido pelo desejo; "isso sou eu": produzido pela presuno; "isso o meu eu": produzido pelas idias. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 26 Abril 2014

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