Samyutta Nikaya XXII.49

Sona (pathama) Sutta

Sona

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Assim ouvi. Certa ocasio o Abenoado estava em Rajagaha no Bambual no Santurio dos Esquilos. Ento Sona, o filho de um chefe de famlia, foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo ele sentou a um lado e o Abenoado disse:

"Sona, quando qualquer contemplativo ou brmane, com base na forma - que impermanente, sofrimento, e sujeita mudana - considera a si mesmo como: 'Eu sou superior,' ou 'Eu sou igual,' ou 'Eu sou inferior,' a que se deve isso exceto por no ver as coisas como elas na verdade so?

"Quando qualquer contemplativo ou brmane, com base na sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia - que impermanente, sofrimento, e sujeita mudana - considera a si mesmo como: 'Eu sou superior,' ou 'Eu sou igual,' ou 'Eu sou inferior,' a que se deve isso exceto por no ver as coisas como elas na verdade so?

"Sona, quando qualquer contemplativo ou brmane, com base na forma - que impermanente, sofrimento, e sujeita mudana - no considera a si mesmo como: 'Eu sou superior,' ou 'Eu sou igual,' ou 'Eu sou inferior,' a que se deve isso exceto por ver as coisas como elas na verdade so?

"Quando qualquer contemplativo ou brmane, com base na sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia - que impermanente, sofrimento, e sujeita mudana - no considera a si mesmo como: 'Eu sou superior,' ou 'Eu sou igual,' ou 'Eu sou inferior,' a que se deve isso exceto por ver as coisas como elas na verdade so?

O que vocs pensa, Sona, a forma permanente ou impermanente?

Impermanente, venervel senhor.

"E aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade?

Sofrimento, venervel senhor.

E adequado considerar o que impermanente, sofrimento, sujeito a mudanas como: Isso meu. Isso sou eu. Isso o meu eu?

No, venervel senhor.

... a sensao permanente ou impermanente?

Impermanente, venervel senhor.

... a percepo permanente ou impermanente?

Impermanente, venervel senhor.

... as formaes volitivas so permanentes ou impermanentes?

Impermanentes, venervel senhor.

O que vocs pensa, Sona, a conscincia permanente ou impermanente?

Impermanente, venervel senhor.

E aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade?

Sofrimento, venervel senhor.

E adequado considerar o que impermanente, sofrimento, sujeito a mudanas como: 'Isso meu. Isso sou eu. Isso o meu eu?

No, venervel senhor.

Portanto, Sona, qualquer forma, quer seja do passado, futuro ou presente, interna ou externa; grosseira ou sutil; inferior ou superior, prxima ou distante: toda forma deve ser vista como na verdade , com correta sabedoria: Isso no meu, isso no sou eu, isso no o meu eu.

Qualquer sensao...

Qualquer percepo...

Quaisquer formaes volitivas...

Qualquer conscincia, quer seja do passado, do futuro ou do presente, interna ou externa; grosseira ou sutil; inferior ou superior; prxima ou distante: toda conscincia deve ser vista como na verdade , com correta sabedoria: Isso no meu, isso no sou eu, isso no o meu eu.

Vendo dessa maneira, Sona, o nobre discpulo bem instrudo se desencanta com a forma, desencanta com a sensao, desencanta com a percepo, desencanta com as formaes volitivas, desencanta com a conscincia. Desencantado ele se torna desapegado. Atravs do desapego a sua mente libertada. Quando ela est libertada surge o conhecimento: Libertada. Ele compreende que: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado.

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 26 Abril 2014

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