Samyutta Nikaya XXII.157

Abhinivesa (pathama) Sutta

Aderncia

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Em Savatthi. Bhikkhus, quando existe o qu, atravs do apego a qu, devido adeso a qu, os grilhes, aderncias e as prises surgem?[1]

Venervel senhor, os nossos ensinamentos tm o Abenoado como origem, como guia e como refgio. Seria bom se o Abenoado pudesse explicar o significado dessas palavras. Tendo ouvido do Abenoado, os bhikkhus o recordaro.

Quando existe a forma, bhikkhus, atravs do apego forma, devido adeso forma, surgem os os grilhes, aderncias e as prises. Quando existe a sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia, atravs do apego conscincia, devido adeso conscincia, surgem os grilhes, aderncias e as prises.

O que vocs pensam, bhikkhus, a forma permanente ou impermanente?

Impermanente, senhor.

E aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade?

Sofrimento, senhor.

Mas sem o apego quilo que impermanente, sofrimento e sujeito a mudanas, os grilhes, aderncias e as prises poderiam surgir?

No, venervel senhor.

A sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia permanente ou impermanente?

Impermanente, senhor.

E aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade?

Sofrimento, senhor.

Mas sem o apego quilo que impermanente, sofrimento e sujeito a mudanas, os grilhes, aderncias e as prises poderiam surgir?

No, venervel senhor.

Vendo dessa maneira, o nobre discpulo bem instrudo se desencanta com a forma, desencanta com a sensao, desencanta com a percepo, desencanta com as formaes volitivas, desencanta com a conscincia. Desencantado ele se torna desapegado. Atravs do desapego a sua mente libertada. Quando ela est libertada surge o conhecimento: Libertada. Ele compreende que: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado.

 


 

Notas:

[1] Aderncias, (abhinivesa), so a cobia, presuno e idias; prises, (vinibandha), a sujeio por no estar desprovido de cobia pela forma, etc. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

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