Samyutta Nikaya XXII.117

Bandhana Sutta

Atado

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Em Savatthi. "Aqui, bhikkhus, a pessoa comum sem instruo considera a forma como o eu; ou o eu como possudo de forma material; ou a forma material como estando no eu; ou o eu como estando na forma material. Isso chamado, bhikkhus, uma pessoa comum sem instruo que est atada pela sujeio forma, que est atada por uma sujeio interior e exterior, que no v a margem mais prxima nem a margem mais distante, que envelhece atada, que morre atada, atada ir deste mundo para um outro mundo.

"Ela considera a sensao como o eu ... a percepo como o eu ... as formaes volitivas como o eu ... a conscincia como o eu, ou o eu como possudo de conscincia; ou a conscincia como estando no eu; ou o eu como estando na conscincia. Isso chamado, bhikkhus, uma pessoa comum sem instruo que est atada pela sujeio conscincia, que est atada por uma sujeio interior e exterior, que no v a margem mais prxima nem a margem mais distante, que envelhece atada, que morre atada, atada ir deste mundo para um outro mundo.

"Mas, bhikkhus, o nobre discpulo bem instrudo no considera a forma como o eu; ou o eu como possudo de forma material; ou a forma material como estando no eu; ou o eu como estando na forma material. Isso chamado, bhikkhus, um nobre discpulo bem instrudo que no est atado pela sujeio forma, que no est atado por uma sujeio interior e exterior, que v a margem mais prxima e a margem mais distante. Que est livre do sofrimento, eu digo.

"Ele no considera a sensao como o eu ... a percepo como o eu ... as formaes volitivas como o eu ... a conscincia como o eu, ou o eu como possudo de conscincia; ou a conscincia como estando no eu; ou o eu como estando na conscincia. Isso chamado, bhikkhus, um nobre discpulo bem instrudo que no est atado pela sujeio conscincia, que no est atado por uma sujeio interior e exterior, que v a margem mais prxima e a margem mais distante. Que est livre do sofrimento, eu digo."

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 26 Abril 2014

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