Samyutta Nikaya XVI.8

Ovada (tatiya) Sutta

Exortação

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Rajagaha no Bambual. Então o Venerável Mahakassapa se aproximou do Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado. O Abençoado disse: ‘Exorte os bhikkhus, Kassapa, faça um discurso do Dhamma. Um dos dois, ou eu devo exortar os bhikkhus, Kassapa, ou você. Um dos dois, ou eu devo fazer um discurso do Dhamma, ou você.”

“Venerável senhor, os bhikkhus agora são difíceis de serem exortados, e eles possuem qualidades que fazem com que seja difícil exortá-los. Eles são impacientes e não aceitam as instruções com respeito.”

“Exatamente assim, Kassapa, no passado os bhikkhus seniores viviam nas florestas e falavam enaltecendo a vida nas florestas; se alimentavam de comida esmolada e falavam enaltecendo o alimentar-se de comida esmolada; vestiam mantos feitos de trapos e falavam enaltecendo o vestir- se com mantos feitos de trapos; vestiam três mantos e e falavam enaltecendo o vestir-se com três mantos; possuíam poucos desejos e falavam enaltecendo a escassez de desejos; estavam satisfeitos e falavam enaltecendo a satisfação; viviam isolados e falavam enaltecendo o isolamento; permaneciam afastados da sociedade e falavam enaltecendo o afastamento da sociedade; eram energéticos e falavam enaltecendo a estimulação da energia.

“Então, quando um bhikkhu vivia nas florestas e falava enaltecendo a vida nas florestas ... quando ele era energético e falava enaltecendo a estimulação da energia, os bhikkhus seniores o convidavam a sentar, dizendo: ‘Venha, bhikkhu. Qual é o seu nome? Esse bhikkhu é excelente. Esse bhikkhu tem interesse no treinamento. Venha, bhikkhu, aqui está um assento, sente-se.’ Então os bhikkhus recém-ordenados pensavam: ‘Parece que quando um bhikkhu vive nas florestas e fala enaltecendo o viver nas florestas ... quando ele é energético e fala enaltecendo a estimulação da energia, os bhikkhus seniores o convidam a sentar.’ Eles praticavam dessa forma e isso conduzia ao bem-estar e felicidade deles por muito tempo.

“Mas agora, Kassapa, os bhikkhus seniores não vivem mais nas florestas e não falam enaltecendo a vida nas florestas ... eles não são energéticos e não falam enaltecendo a estimulação da energia. Agora são os bhikkhus conhecidos e famosos, aqueles que ganham mantos, comida, moradia e medicamentos, que os bhikkhu seniores convidam a sentar, dizendo: Venha, bhikkhu. Qual é o seu nome? Esse bhikkhu é excelente. Esse bhikkhu tem interesse em estar na companhia dos seus irmãos na vida santa. Venha, bhikkhu, aqui está um assento, sente-se.’ Então os bhikkhus recém-ordenados pensam: ‘Parece que quando um bhikkhu é bem conhecido e famoso, alguém que ganha mantos, comida, moradia e medicamentos, os bhikkhus seniores o convidam a sentar.’ Eles praticam dessa forma e isso será para o dano e sofrimento deles por muito tempo.

“Kassapa, alguém falando corretamente poderia dizer: ‘Aqueles que vivem a vida santa foram arruinados pela ruína daqueles que lideram a vida santa; aqueles que vivem a vida santa foram derrotados pela derrota daqueles que lideram a vida santa,’ é unicamente desse modo que alguém poderia corretamente dizer isso.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Setembro 2004

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.