Samyutta Nikaya XVI.13

Saddhammappatirupaka Sutta

A Falsificao do Verdadeiro Dhamma

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. Ento o Venervel Mahakassapa se aproximou do Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse:

Venervel senhor, qual a razo, qual a causa, porque antes havia menos regras de treinamento e mais bhikkhus realizavam o conhecimento supremo, enquanto que agora h mais regras de treinamento e menos bhikkhus realizam o conhecimento supremo?

Assim como , Kassapa. Quando os seres esto se deteriorando e o verdadeiro Dhamma est desaparecendo, ento existem mais regras de treinamento e menos bhikkhus realizam o conhecimento supremo. Kassapa, o verdadeiro Dhamma no desaparece enquanto no surgir o Dhamma falsificado no mundo, mas quando uma falsificao do verdadeiro Dhamma surgir no mundo, ento o verdadeiro Dhamma desaparecer.

Como, Kassapa, o ouro no desaparece enquanto no surgir o ouro falsificado no mundo, mas quando o ouro falsificado surgir no mundo, ento o ouro verdadeiro desaparecer, assim tambm o verdadeiro Dhamma no desaparece enquanto no surgir o Dhamma falsificado no mundo, mas quando uma falsificao do verdadeiro Dhamma surgir no mundo, ento o verdadeiro Dhamma desaparecer. [1]

No o elemento terra, Kassapa, que a causa do desaparecimento do verdadeiro Dhamma, nem o elemento gua, nem o elemento fogo, nem o elemento ar. So as pessoas insensatas que surgem aqui mesmo que so a causa do desaparecimento do verdadeiro Dhamma.

O verdadeiro Dhamma no desaparece todo de uma vez como um navio que afunda. H, Kassapa, cinco coisas danosas que conduzem ao declnio e desaparecimento do verdadeiro Dhamma. Quais so as cinco? Aqui os bhikkhus, as bhikkhunis, os discpulos leigos e as discpulas leigas permanecem sem reverncia e deferncia para com o Mestre; eles permanecem sem reverncia e deferncia para com o Dhamma; eles permanecem sem reverncia e deferncia para com a Sangha; eles permanecem sem reverncia e deferncia para com o treinamento; eles permanecem sem reverncia e deferncia para com a concentrao. Essas, Kassapa, so as cinco coisas danosas que conduzem ao declnio e desaparecimento do verdadeiro Dhamma.

H cinco coisas, Kassapa, que conduzem longevidade do verdadeiro Dhamma, ao seu no declnio e ao seu no desaparecimento. Quais so as cinco? Aqui os bhikkhus, as bhikkhunis, os discpulos leigos e as discpulas leigas permanecem com reverncia e deferncia para com o Mestre; eles permanecem com reverncia e deferncia para com o Dhamma; eles permanecem com reverncia e deferncia para com a Sangha; eles permanecem com reverncia e deferncia para com o treinamento; eles permanecem com reverncia e deferncia para com a concentrao. Essas, Kassapa, so as cinco coisas que conduzem longevidade do verdadeiro Dhamma, ao seu no declnio e ao seu no desaparecimento.

 


 

Notas:

[1] O desaparecimento do Dhamma compreende o gradual desaparecimento das realizaes, prtica e aprendizado (adhigama, patipatti, pariyatti). [Retorna]

 

 

Revisado: 4 Setembro 2004

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.