Samyutta Nikaya XLVIII.52

Mallika Sutta

Mallika

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Assim ouvi. Em certa ocasio, o Abenoado estava entre os Mallikas, numa cidade denominada Uruvelakappa. L o Abenoado se dirigiu aos bhikkhus desta forma:

Bhikkhus, enquanto o nobre conhecimento no tiver surgido no nobre discpulo, ainda no haver estabilidade nas [outras] quatro faculdades, no haver firmeza nas [outras] quatro faculdades.[1] Mas quando o nobre conhecimento surgiu no nobre discpulo, ento haver estabilidade nas [outras] quatro faculdades, haver firmeza nas [outras] quatro faculdades.

Bhikkhus, como uma casa com um telhado com cumeeira: enquanto a cumeeira no for colocada no seu lugar, no haver estabilidade nos caibros, no haver firmeza nos caibros; mas quando a cumeeira tiver sido colocada no seu lugar, ento haver estabilidade nos caibros, ento haver firmeza nos caibros. Da mesma forma, bhikkhus, enquanto o nobre conhecimento no tiver surgido no nobre discpulo, ainda no haver estabilidade nas [outras] quatro faculdades, no haver firmeza nas [outras] quatro faculdades. Mas quando o nobre conhecimento surgir no nobre discpulo, ento haver estabilidade nas [outras] quatro faculdades, haver firmeza nas [outras] quatro faculdades.

Quais quatro? A faculdade da convico, a faculdade da energia, a faculdade da ateno plena, a faculdade da concentrao. No caso de um nobre discpulo que possui sabedoria, a convico que resulta dela se torna estvel; a energia que resulta dela se torna estvel; a ateno plena que dela resulta se torna estvel; a concentrao que dela resulta se torna estvel.

 


 

Notas:

[1] O nobre conhecimento representa a faculdade da sabedoria. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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