Samyutta Nikaya XLVIII.42

Unnabhabrahmana Sutta

O Brmane Unnabha

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Em Savatthi. Ento, o brmane Unnabha foi at o Abenoado e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado, ele sentou a um lado e disse para o Abenoado:

Mestre Gotama, essas cinco faculdades possuem cada uma um campo separado, um domnio separado e no experimentam o campo e o domnio das demais. Quais cinco? A faculdade do olho, a faculdade do ouvido, a faculdade do nariz, a faculdade da lngua, a faculdade do corpo. [1] Agora, Mestre Gotama, essas cinco faculdades, cada uma possuindo um campo separado, um domnio separado e no experimentando o campo e o domnio das demais, a que elas recorrem, o que que experimenta os seus campos e os seus domnios?

Brmane, estas cinco faculdades possuem cada uma um campo separado, um domnio separado e no experimentam o campo e o domnio das demais, isto , a faculdade do olho, a faculdade do ouvido, a faculdade do nariz, a faculdade da lngua e a faculdade do corpo. Agora, essas cinco faculdades, cada uma possuindo um campo separado, um domnio separado e no experimentando o campo e o domnio das demais, recorrem mente e a mente experimenta os seus campos e os seus domnios.

Mas, Mestre Gotama, a que recorre a mente?

A mente, brmane, recorre ateno plena.

Mas, Mestre Gotama, a que recorre a ateno plena?

A ateno plena, brmane, recorre libertao. [2]

Mas, Mestre Gotama, a que recorre a libertao?

A libertao, brmane, recorre a Nibbana.

Mas, Mestre Gotama, a que recorre Nibbana?

Voc levou essa srie de questes longe demais, brmane, voc no foi capaz de compreender o limite para as questes. Pois a vida santa, brmane, se unifica em Nibbana, culmina em Nibbana, termina em Nibbana. [3]

Ento, o brmane Unnabha, estando satisfeito e contente com as palavras do Abenoado, levantou-se do seu assento e depois de homenagear o Abenoado, mantendo-o sua direita, partiu.

Ento, no muito tempo depois do brmane Unnabha haver partido, o Abenoado se dirigiu aos bhikkhus desta forma:

Bhikkhus, suponham que numa casa ou salo com uma cumeeira, em frente a uma janela voltada para o Leste, o sol estivesse nascendo. Quando os seus raios entrassem pela janela, onde eles pousariam?

Na parede do lado Oeste, venervel senhor.

Da mesma forma bhikkhus, o brmane Unnabha ganhou confiana no Tathagata que firme, com razes profundas, estabelecida e estvel. Ela no pode ser removida por qualquer contemplativo ou brmane, ou deva, ou Mara, ou Brahma, ou qualquer outro no mundo. Se, bhikkhus, o brmane Unnabha morresse agora, no haveria nenhum grilho atado pelo qual ele pudesse novamente retornar a este mundo.

 


 

Notas:

[1] Uma conversa semelhante aparece no MN 43.21. Embora as cinco faculdades em geral sejam identificadas com os rgos dos sentidos fsicos, neste caso parece que correspondem aos cinco tipos de conscincia nos sentidos, pois no apropriado afirmar que a faculdade fsica dos sentidos experimenta um determinado domnio, (visaya),ou campo, (gocara). A sua funo de servir apenas como o meio atravs do qual a conscincia reconhece os objetos. [Retorna]

[2] A ateno plena o caminho, a libertao o fruto. [Retorna]

[3] Uma conversa semelhante aparece no MN 44.29. [Retorna]

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Revisado: 16 Abril 2005

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