Samyutta Nikaya XLVII.7

Makkata Sutta

O Macaco

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Bhikkhus, no Himalaia, o rei dentre as montanhas, h regies difceis, irregulares onde nem os macacos nem os seres humanos podem ir. H regies difceis, irregulares onde macacos podem ir mas no os seres humanos. H terras planas, adorveis, onde ambos, os macacos e os seres humanos podem ir. L, ao longo das trilhas dos macacos, caadores colocam armadilhas com piche para capturar os macacos.

Aqueles macacos que no so tolos ou descuidados, ao verem uma armadilha, se mantm distncia. Mas outros macacos que so tolos e descuidados vo at a armadilha e a agarram com a mo; assim ele fica preso. Pensando, eu vou libertar a minha mo, ele agarra a armadilha com a outra mo. Essa tambm fica presa. Pensando, eu vou libertar ambas as mos, ele agarra a armadilha com o p . Este tambm fica preso. Pensando, eu libertarei ambos, as mos e o p, ele agarra a armadilha com o outro p. E este tambm fica preso. Pensando, eu libertarei ambos, as mos e os ps, ele agarra a armadilha com a boca. E esta tambm fica presa.

Assim, bhikkhus, aquele macaco, preso por cinco pontos, fica ali deitado guinchando. Ele deu de encontro com a calamidade e o desastre, e o caador poder fazer o que quiser com ele. O caador espeta-o, prende-o ao mesmo bloco de madeira e parte para onde ele quiser.

Isso o que acontece com qualquer um que vagueie fora do seu domnio, no territrio dos outros.

Portanto, bhikkhus, no vagueiem fora do seu domnio, no territrio dos outros. Mara ganhar acesso queles que vagueiam fora do seu domnio, no territrio dos outros, Mara ir control-los.

E qual no , para um bhikkhu, o seu domnio, mas o territrio dos outros? Os cinco elementos do prazer sensual. Quais cinco? As formas percebidas pelo olho que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobia. Sons percebidos pelo ouvido Aromas percebidos pelo nariz Sabores percebidos pela lngua Tangveis percebidos pelo corpo que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostados, conectados com o desejo sensual e que provocam a cobia. Isso, para um bhikkhu, no o seu domnio, mas o territrio dos outros.

Movam-se, bhikkhus, dentro do seu domnio, do seu territrio ancestral. Mara no ganhar acesso queles que se movem dentro do seu domnio, do seu territrio ancestral, Mara no os controlar. E qual , para um bhikkhu, o seu domnio, o seu territrio ancestral? Os quatro fundamentos da ateno plena. Quais quatro? Aqui, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensaes como sensaes ... a mente como mente ... os objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Isto , para um bhikkhu, o seu domnio, o seu territrio ancestral.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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