Samyutta Nikaya XLVII.5

Akusalarasi Sutta

Um Monto Daquilo que Prejudicial

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Em Savatthi. L o Abenoado disse o seguinte: Bhikkhus, se algum fosse dizer que alguma coisa um monto daquilo que prejudicial, acerca dos cinco obstculos que, falando o que certo, isso deveria ser dito. Pois esse um monto completo daquilo que prejudicial, isto , os cinco obstculos. Quais cinco? O obstculo do desejo sensual, o obstculo da m vontade, o obstculo da preguia e torpor, o obstculo da inquietao e ansiedade, o obstculo da dvida. Se algum fosse dizer que alguma coisa um monto daquilo que prejudicial, acerca dos cinco obstculos que, falando o que certo, isso deveria ser dito. Pois esse um monto completo daquilo que prejudicial, isto , os cinco obstculos.

Bhikkhus, se algum fosse dizer que alguma coisa um monto daquilo que benfico, acerca dos quatro fundamentos da ateno plena que, falando o que certo, isso deveria ser dito. Pois esse um monto completo daquilo que benfico, isto , os quatro fundamentos da ateno plena. Quais quatro? Aqui, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensaes como sensaes ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Se algum fosse dizer que alguma coisa um monto daquilo que benfico, acerca dos quatro fundamentos da ateno plena que, falando o que certo, isso deveria ser dito. Pois esse um monto completo daquilo que benfico, isto , os quatro fundamentos da ateno plena.

 


 

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Revisado: 4 Dezembro 2010

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