Samyutta Nikaya XLVII.40

Vibhanga Sutta

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Bhikkhus, eu ensinarei para vocs os fundamentos da ateno plena, o desenvolvimento dos fundamentos da ateno plena e o caminho da prtica que conduz ao desenvolvimento dos fundamentos da ateno plena. Ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

E quais, bhikkhus, so os fundamentos da ateno plena? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensaes como sensaes ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Iisso chamado os fundamentos da ateno plena.

E como, bhikkhus, o desenvolvimento dos fundamentos da ateno plena? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando fenmenos que surgem no corpo, ou ele permanece contemplando fenmenos que desaparecem no corpo, ou ele permanece contemplando ambos, fenmenos que surgem e fenmenos que desaparecem no corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando fenmenos que surgem nas sensaes ... Ele permanece contemplando fenmenos que surgem na mente ... Ele permanece contemplando fenmenos que surgem nos objetos mentais, ou ele permanece contemplando fenmenos que desaparecem nos objetos mentais, ou ele permanece contemplando ambos, fenmenos que surgem e fenmenos que desaparecem nos objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Isso chamado o desenvolvimento dos fundamentos da ateno plena.

E qual, bhikkhus, o caminho da prtica para o desenvolvimento dos fundamentos da ateno plena? Exatamente este nobre caminho ctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta. Isso chamado o caminho da prtica para o desenvolvimento dos fundamentos da ateno plena.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 14 Junho 2012

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