Samyutta Nikaya XLVII.15

Bahiya Sutta

Bahiya

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Em Savatthi. Ento, o Venervel Bahiya foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse:

Venervel senhor, seria bom se o Abenoado pudesse me ensinar o Dhamma de maneira resumida, de modo que, tendo ouvido o Dhamma do Abenoado, eu possa permanecer s, isolado, diligente, ardente e decidido.

Bem ento, Bahiya, purifique o ponto exato de incio dos estados benficos. [1] E qual o incio dos estados benficos? A virtude que bem purificada e o entendimento que correto. Ento, Bahiya, quando a sua virtude estiver bem purificada e o seu entendimento correto, baseado na virtude, estabelecido na virtude, voc deve desenvolver os quatro fundamentos da ateno plena de trs modos.

Quais quatro? Neste caso, bhikkhu, permanea contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Permanea contemplando as sensaes como sensaes ... a mente como mente ... os objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo.

Quando, Bahiya, baseado na virtude, estabelecido na virtude, voc desenvolver os quatro fundamentos da ateno plena dessa forma, ento, quer venha a noite ou o dia, voc poder esperar apenas o incremento nos estados benficos, no o seu declnio.

Ento o Venervel Bahiya, tendo ficado satisfeito e contente com as palavras do Abenoado, levantou-se do seu assento e depois de homenage-lo, mantendo-o sua direita, partiu. Permanecendo s, isolado, diligente, ardente e decidido, em pouco tempo, ele alcanou e permaneceu no objetivo supremo da vida santa pelo qual membros de um cl deixam a vida em famlia pela vida santa, tendo conhecido e realizado por si mesmo no aqui e agora. Ele soube: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado. E assim o Venervel Bahiya tornou-se mais um dos Arahants.

 


 

Notas:

[1] Como no SN XLVII.3. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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