Samyutta Nikaya XLVI.56

Abhaya Sutta

Abhaya

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Assim ouvi. Em certa ocasio, o Abenoado estava em Rajagaha na Montanha do Pico do Abutre. Ento, o Prncipe Abhaya foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse: [1]

Venervel senhor, Purana Kassapa diz: No h causa e condio para a falta de conhecimento e viso; a falta de conhecimento e viso ocorrem sem causa e condio. No h causa e condio para conhecimento e viso; conhecimento e viso ocorrem sem causa e condio. O que o Abenoado diz disso?

Prncipe, h causa e condio para a falta de conhecimento e viso; a falta de conhecimento e viso ocorre com causa e condio. H causa e condio para conhecimento e viso; conhecimento e viso ocorrem com causa e condio.

(I. A causa para falta de conhecimento e viso)

Mas, venervel senhor, qual a causa e condio para a falta de conhecimento e viso? De que modo a falta de conhecimento e viso tem causa e condio?

Numa ocasio, prncipe, em que algum permanece com a mente obcecada pelo desejo sensual, subjugada pelo desejo sensual, e ele nem sabe e tampouco v como na verdade a escapatria do desejo sensual que j surgiu: essa a causa e condio para a falta de conhecimento e viso; desse modo que a falta de conhecimento e viso tem causa e condio.

Novamente, prncipe, numa ocasio em que algum permanece com a mente obcecada pela m vontade ... obcecada pela preguia e torpor ... obcecada pela inquietao e ansiedade ... obcecada pela dvida, subjugada pela dvida, e ele nem sabe e tampouco v como na verdade a escapatria da dvida que j surgiu: essa a causa e condio para a falta de conhecimento e viso; desse modo que a falta de conhecimento e viso tem causa e condio.

Como chamada essa explicao do Dhamma, venervel senhor?

Estes so chamados de obstculos, prncipe.

Com certeza esses so obstculos, Abenoado! Com certeza esses so obstculos, Iluminado! Algum subjugado apenas por um nico obstculo seria incapaz de saber e ver as coisas como elas na verdade so, sem falar daquele subjugado pelos cinco obstculos.

(II. A causa do conhecimento e da viso)

Mas, venervel senhor, qual a causa e condio para conhecimento e viso? De que modo conhecimento e viso tm causa e condio?

Neste caso, prncipe, um bhikkhu desenvolve o fator da iluminao da ateno plena, que tem como base o afastamento, desapego e cessao, que amadurece no abandono. Com uma mente que tenha desenvolvido o fator da iluminao da ateno plena ele sabe e v as coisas como elas na verdade so. Essa uma causa para conhecimento e viso; desse modo que conhecimento e viso tm causa e condio.

...

Novamente, prncipe, um bhikkhu desenvolve o fator da iluminao da equanimidade, que tem como base o afastamento, desapego e cessao, que amadurece no abandono. Com uma mente que tenha desenvolvido o fator da iluminao da equanimidade ele sabe e v as coisas como elas na verdade so. Essa uma causa para o conhecimento e viso; desse modo que conhecimento e viso tm causa e condio.

Como chamada essa explicao do Dhamma, venervel senhor?

Estes so chamados de fatores da iluminao, prncipe.

Com certeza esses so fatores da iluminao, Abenoado! Com certeza esses so fatores da iluminao, Iluminado! Algum que possusse apenas um nico fator da iluminao saberia e veria as coisas como elas na verdade so, sem falar daquele que possui os sete fatores da iluminao. A fadiga corporal e a fatiga mental que experimentei ao subir a Montanha do Pico do Abutre foram apaziguadas. Eu penetrei o Dhamma. [2]

 


 

Notas:

[1] O Prncipe Abhaya era um dos filhos do Rei Bimbisara, mas ele no era o prncipe herdeiro. [Retorna]

[2] Essa declarao significa que ele realizou o caminho daquele que entra na correnteza. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2013

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